Dicas de Saúde

Bicarbonato de Sódio – Benefícios, Como Tomar e Efeitos Colaterais

Bicarbonato de sódio e seus benefícios para tratar varias doenças e principalmente nas atividades físicas. Alem disso, entre as ajudas ergogênicas, como creatina ou beta-alanina, para melhorar o desempenho atlético está o bicarbonato de sódio. Embora seu uso não seja muito comum, geralmente oferece resultados muito interessantes.Bicarbonato de Sódio

Atividade Anaeróbica e Lactato:

Quando realizamos uma atividade física ou esporte, que excede um certo limite de intensidade, nosso corpo responde através de uma série de processos fisiológicos. No nível do tecido muscular, há certos produtos residuais, como o lactato.

No entanto, atualmente, o lactato não é considerado somente como tal, mas também pode intervir no desempenho em si…

Quanto maior a intensidade, maior o nível de lactato. Esta substância é derivada como parte do metabolismo glicolítico, de modo que produz sua acumulação nos tecidos e aumenta a acidez dos mesmos (diminuição do pH).

Reguladores de Lactato:

O corpo tem seus próprios mecanismos que atuam como “tampão”, e impedem que esse acúmulo seja mantido e possa causar certos danos.

O que é Bicarbonato de Sódio?

O bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio fórmula NaHCO3) é uma molécula que atua como um amortecedor contra a acidez no corpo humano, e parece melhorar o desempenho físico em atletas de elite e iniciantes.

Bicarbonato de Sódio-2

O bicarbonato é uma substância de origem natural (geralmente produzida pelos rins), que pode aumentar os níveis séricos e, posteriormente, atenuar a produção de ácido no organismo, prevenindo a acidez muscular excessiva.

Como Funciona o Bicarbonato de Sódio?

Quando o bicarbonato de sódio é consumido, ele nunca atingirá o tecido muscular porque não pode passar através das membranas das células musculares, mas entra na corrente sanguínea.

Como o corpo sempre procura alcançar um estado de equilíbrio, quando o bicarbonato é consumido, o pH do sangue diminui. Isso cria um gradiente que ajuda expelir o ácido lático do tecido muscular para a corrente sanguínea e, portanto, reduz a acidose muscular (baixo pH muscular).

Esse ambiente ácido inibe uma enzima, a fosfofructoquina, que é um fator limitante na taxa de glicólise ou produção de glicose a partir do glicogênio, e então ocorre a fadiga.

Benefícios do Bicarbonato de Sódio Nos Esportes:

O bicarbonato de sódio se torna mais importante para os atletas é na capacidade de tamponamento da acidez no sangue. Exercício não só aumenta a acidez nos músculos, mas também acidifica o sangue.

Neste cenário (níveis elevados de lactato no sangue) ocorre fadiga induzida pelo exercício.

Bicarbonato de Sódio-1

Evidência Científica:

Pesquisas sobre os benefícios do bicarbonato de sódio datam da década de 1930. Estudos mais recentes mostraram que os suplementos de bicarbonato de sódio melhoram o desempenho atlético durante atividades de curto prazo.

Como Tomar Bicarbonato de Sódio?

A dose recomendada de bicarbonato de sódio é de 0,2 e 0,3g por kg de peso corporal dividida entre três e quatro doses e tomada 60 a 90 minutos antes do treino.

No entanto, essas doses podem ser relativamente altas e, em alguns casos, podem causar desconforto gastrointestinal leve, variando de náuseas, vômitos, diarreia, flatulência e, em alguns casos, cãibras musculares. Beber muita água pode evitar esses efeitos negativos.

No momento da administração, é importante consumi-lo lentamente e em pequenos goles.

Efeitos Colaterais do Bicarbonato de Sódio:

Altas doses de bicarbonato podem causar desconforto gástrico e intestinal. Portanto, as primeiras doses devem ser tomadas de forma moderada para avaliar a tolerância. Gosto no paladar não é apreciado por muitos atletas.

Teoricamente, é possível induzir um estado de alcalose metabólica com bicarbonato de sódio (tão perigoso quanto a acidose aguda) e, portanto, as doses recomendadas não devem ser excedidas.

Outro efeito colateral é, precisamente, a grande quantidade de sódio que você está tomando, o que pode influenciar a pressão sanguínea.

Conclusões:

O bicarbonato de sódio é um suplemento legal e barato, que tem demonstrado efeitos positivos no desempenho para exercícios intensos e de curta duração, mas tem alguns efeitos colaterais, como problemas estomacais.

Um atleta não deve experimentar tomar bicarbonato de sódio pela primeira vez antes de uma grande competição ou corrida. É necessário testar a tolerância antecipadamente e como parte de sua estratégia de suplementação, em diferentes partes da temporada.

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