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Dicas de Saúde

Os 4 Benefícios da Dança Para Saúde

Os 4 Benefícios da Dança Para Saúde vão te surpreender, pois além de ser uma ótima forma de se socializar com outras pessoas a Dança pode trazer inúmeros benefícios para o nosso corpo. Além disso, você tem vergonha ou não sabe Dançar? Pode ser hora de investir em algumas aulas de Dança. De acordo com um estudo recente, não só fará com se divirta mais em festas, como também estará dando um impulso ao seu cérebro. Coloque seus sapatos: os Benefícios da Dança são reais.

O estudo analisou 174 pessoas saudáveis em seus 60 e 70 anos que não mostraram sinais de comprometimento cognitivo. Alguns dos participantes se exercitaram de vez em quando, mas a maioria era sedentária. O grupo, que incluiu homens e mulheres, recebeu testes que examinaram suas capacidades mentais e a aptidão aeróbica. Então, a verdadeira diversão começou.

Benefícios da Dança

Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em diferentes grupos: caminhada rápida; alongamento e balanceamento de treinamento; e danças campestres, com coreografia cada vez mais avançada. Cada grupo se reúne três vezes por semana durante uma hora. Após seis meses, os participantes retornaram ao laboratório e fizeram os mesmos testes que receberam inicialmente, e os resultados foram surpreendentes.

Quando envelhecemos, nossa matéria branca começa a diminuir. A matéria branca é essencialmente conectora de células que transmitem mensagens de neurônios e vão e voltam entre diferentes partes do cérebro. À medida que envelhecemos, a velocidade com que a substância branca se comunica começa a diminuir. As mensagens que antes eram enviadas em velocidade rápida agora são mais lentas e confusas. Embora os cientistas saibam há muito tempo que o envelhecimento contribui para a nossa deterioração da matéria branca, ainda não está claro se há algo que possamos fazer para desacelerar ou até mesmo reverter o declínio da matéria branca, o que torna esse estudo especialmente interessante.

Os participantes mais antigos do estudo e aqueles que eram sedentários antes de iniciar seus regimes continuaram observando um declínio da matéria branca. Mas o grupo que aprendeu a Dançar realmente viu uma melhora na substância branca do cérebro quando comparado a seis meses antes. Nesses indivíduos, a matéria branca na parte do cérebro que estava envolvida com a velocidade de processamento e a memória era mais densa.

Como todos os grupos tiveram um melhor desempenho nos testes após os seis meses, os cientistas acreditam que pode haver um intervalo de tempo entre o início da melhora da substância branca e o desempenho cognitivo de uma pessoa. Mostrou, no entanto, que a Dança pode realmente alterar a bioquímica do cérebro. Aprender e lembrar novos passos, adaptar-se aos estilos de Dança de diferentes parceiros e socializar com os outros é o motivo pelo qual a Dança teve um efeito tão positivo no cérebro dos participantes. Esta não é a primeira vez que os Benefícios da Dança para o cérebro foram exaltados. Caso queira se manter jovem no coração e na mente, a Dança é um caminho que deve ser percorrido. Então confira a seguir os 4 Benefícios da Dança Para Saúde:

Benefícios da Dança

1. Impulsiona a Saúde Física

Dançar regularmente pode melhorar sua atividade física, mesmo quando não estamos numa pista de Dança. Um estudo acompanhou 54 adultos falantes de espanhol com idades entre 65 e 74 anos por quatro meses. O grupo fazia aulas de Dança duas vezes por semana em vários lugares, incluindo parques e centros de idosos. Os pesquisadores construíram passos básicos até coreografia mais complexa, para evitar sobrecarregar os participantes e testaram sua capacidade física antes e depois do estudo.

Os participantes de Dança passaram de uma caminhada de 400 metros em mais de 7 minutos para 6,5 minutos. Ainda mais excitante, a atividade física que fizeram em seu próprio tempo aumentou de 650 minutos, ou 10,8 horas, para quase 818 minutos, ou 13,6 horas. Os participantes não estavam somente dançando, eles estavam fazendo mais atividades físicas. O aumento da atividade física significa grandes ganhos para sua saúde. Os benefícios do exercício variam, desde reduzir o risco de doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas até dormir melhor e ter mais energia.

2. Mais Inteligência e Equilíbrio

Um estudo de uma universidade do Canada descobriu que aprender os passos necessários para o tango na verdade melhorou o poder intelectual e o equilíbrio. Seu estudo seguiu os idosos que haviam sofrido uma queda no último ano e estavam com medo de cair novamente, mas estavam saudáveis. Metade dos 30 idosos foram enviados para um grupo de caminhada, enquanto os outros participaram de aulas de tango.

Depois de se encontrarem por duas horas duas vezes por semana durante 10 semanas, os dançarinos de tango tinham melhor equilíbrio, coordenação motora e postura do que seus colegas de caminhada. Eles também eram mais capazes de processar tarefas mentais complexas enquanto faziam outras coisas, como caminhar ou ficar em pé. Então para você ter os Benefícios da Dança basta praticar.

Benefícios da Dança

3. Melhorar a Doença de Parkinson

Mas isso não é a única coisa boa para o tango. A Dança sensual também ajuda os pacientes de Parkinson com suas habilidades motoras. Indivíduos com Parkinson lutam para andar e se virar quando caminham. Mas um estudo de 2014, um dos exames de duração mais longa dos efeitos do exercício na doença de Parkinson, descobriu que a Dança do tango teve um impacto positivo nos pacientes.

Ao longo de dois anos, aqueles indivíduos que fizeram uma aula de tango duas vezes por semana durante uma hora melhoraram sua “gravidade dos sintomas motores e não motor, desempenho nas atividades da vida diária e equilíbrio”. O grupo controle, que não participou nas aulas de tango, algumas dessas mesmas medidas diminuíram ao longo dos dois anos.

4. Aumenta o Poder Intelectual

Caso esteja sofrendo de síndrome metabólica, colocar seus sapatos de Dança, pois um dos Benefícios da Dança é a sua capacidade de melhorar o cérebro. A síndrome metabólica é um distúrbio que envolve uma combinação de pelo menos três problemas de saúde desagradáveis: obesidade, níveis elevados de triglicérides, açúcar elevado no sangue, pressão alta ou baixa quantidade de HDL, também conhecido como colesterol “bom”. Um dos efeitos colaterais da síndrome é um risco aumentado de comprometimento cognitivo.

Um estudo com 38 idosos coreanos descobriu que, ao longo de seis meses de aprendizado do cha-cha-cha duas vezes por semana, os bailarinos melhoraram sua fluência verbal, reconhecimento de listas de palavras e lista de palavras com lembrança atrasada. Os Benefícios da Dança não só aumentam seu desempenho cognitivo, mas os dançarinos se divertiram em socializar e se empolgaram com as aulas. Embora não tenha mudado os sintomas físicos dos pacientes, a Dança poderia ser usada como um “remédio de entrada” para outras formas de exercícios divertidos com maior intensidade.

Benefícios da Dança

Precauções

Dançar é um exercício bastante seguro, mas caso esteja tomando medicação, é aconselhável consultar seu médico antes de começar um programa de exercícios de Dança. Caso contrário, seu maior problema pode ser tentar decidir em que tipo de Dança se envolver! Escolher um grupo é sua melhor opção; você vai colher os benefícios da socialização enquanto recebe um impulso cerebral. Fazer amigos em sala de aula também pode responsabilizá-lo por participar regularmente das sessões.

Pensamentos Finais

A Dança é uma maneira eficaz de melhorar sua função cognitiva e saúde física com facilidade. Um estudo recente descobriu que Dançar regularmente pode realmente aumentar a matéria branca em nossos cérebros que diminui à medida que envelhecemos. Os Benefícios da Dança também melhoram a inteligência e o equilíbrio. Para os pacientes com doença de Parkinson, a Dança é um meio natural de aumentar os sintomas motores e não motores.

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