Início » Dicas de Saúde » 2 Ingredientes que Acabam com o Mau Hálito Para Sempre

2 Ingredientes que Acabam com o Mau Hálito Para Sempre

Mau Hálito

2 Ingredientes que Acabam com o Mau Hálito Para Sempre, além disso, o hálito é o cheiro do ar que a pessoa expira pela boca. O hálito indesejável, característico ou repulsivo é chamado de mau hálito ou halitose. O mau hálito não é uma doença, mas sim um sintoma de que algo está errado com seu organismo. Geralmente, as pessoas não conseguem sentir seu próprio mau hálito. Por isso, é legal ter um amigo em quem você confie ou tenha intimidade para lhe avisar do mau cheiro.

O sintoma de boca seca também pode indicar mau hálito, há um mito muito difundido de que o mau hálito vem do estômago, mas na maioria dos casos isso não é verdade, e acontece apenas em raros casos de diverticulose esofágica, uma doença que pode deixar o hálito do paciente com um odor caracteristicamente ácido, mas de forma passageira.

Mau Hálito

O que Causa o Mau Hálito: As causas mais comuns do mau hálito são as de origem bucal (90 a 95% dos casos). Dentre elas, podemos citar a língua saburrosa e as doenças da gengiva quando não tratadas. A saburra lingual é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior (fundo) da língua, que se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva.
As doenças da gengiva, bem como várias outras causas de alteração do hálito podem incluir:

  • Dentes semiinclusos.
  • Excessos de tecido gengival.
  • Feridas cirúrgicas.
  • Cárie aberta e extensa.
  • Próteses mal adaptadas.
  • Abscessos.
  • Estomatites.
  • Miíase.
  • Cistos dentígeros.
  • Câncer de boca.

Sintomas do Mau Hálito: Os sinais do mau hálito são evidentes, sobretudo para o entorno da pessoa que sofre desse mal: ar que sai da boca e do nariz tem um odor ruim, gosto ruim persiste na boca, pessoas com as quais conversa, tendem a se distanciar. As gengivas podem apresentar sangramentos ou não, caso apresente, é sinal de uma gengivite e também gera o mau hálito.

Na maioria das vezes a pessoa não nota o mau hálito, existem alguns aparelhos que são capazes de perceber o mau hálito, como narizes eletrônicos e analisadores de substâncias voláteis, mas nada é comparado ao olfato e a percepção humana.

Como Tratar o Mau Hálito: É importante fazer uma higiene bucal completa, em casa, três vezes por dia, escovando os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, usar o fio dental para remover restos alimentares e a placa bacteriana dos dentes e próteses, escovar a língua para eliminar as bactérias causadoras do mau hálito e finalizar com o uso de um antisséptico bucal com flúor.

Estudos mostram que a escovação dos dentes e da língua, combinada com o uso do fio dental, diminui significativamente o sangramento do tecido gengival em um período de duas semanas, além de reduzir também o mau hálito.

Como Prevenir o Mau Hálito: A halitose tem solução, Conheça 10 dicas para prevenir o mau hálito:

  • Realize diariamente, após as refeições, uma boa higienização dos dentes com o uso do fio-dental e escova macia.
  • Para portadores de doenças da gengiva (doença periodontal e gengivite) ou para quem usa aparelho ortodôntico ou próteses removíveis ou totais recomenda-se a utilização de escovas especiais e técnica de escovação especializada ensinada pelo cirurgião dentista.
  • Fazer a limpeza da língua delicadamente com uma técnica adequada, que deve ser selecionada de acordo com o seu grau de formação de saburra lingual.
  • Fazer refeições regulares, a cada 3 horas, dando preferência a alimentos fibrosos, para estimular uma maior produção de saliva.
  • Tomar no mínimo 2 litros de líquido diariamente, pois isso aumenta a produção de saliva e hidrata o organismo e a boca, prevenindo a formação de placa bacteriana.
  • Não utilizar enxaguatórios bucais com álcool, que ressecam a boca e induzem a formação de placa bacteriana.
  • Controlar seu nível de estresse com alimentação saudável, exercícios físicos regulares e uma rotina de lazer e/ou relaxamento.
  • Evitar o consumo excessivo de alimentos que possam alterar o odor do hálito (alimentos odoríferos).
  • Evitar alimentos com alto teor de proteína e gordura animal (salame, mortadela, etc.).
  • Evitar alimentos com alto teor de enxofre (repolho, couve flor, etc., além de alho e cebola crus ou em excesso).
  • Evitar o consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas, especialmente se estiver estressado ou ansioso.

Remédio Caseiro Para o Mau Hálito: Além dos cuidados diários com a higiene e a busca de possíveis soluções em casos de doenças na gengiva ou outras que possam estar ocasionando o mau hálito, aprenda algumas receitas caseiras que ajudarão a evitar que as pessoas se afastem quando você abrir a boca. Então, agora confira, os 2 Ingredientes que Acabam com o Mau Hálito Para Sempre:

  1. Erva-doce: A erva-doce é uma alternativa para fazer o Remédio caseiro para mau hálito, porque Ela possui propriedades antimicrobianas que ajudam no combate das bactérias na boca. Ela estimula a produção de saliva e também atua como um grande purificador de boca para remover o mau hálito. Para se livrar do mau hálito, você pode simplesmente mastigar uma colher de sopa de erva-doce ou beber chá de erva-doce algumas vezes por dia.
  2. Folhas de menta: A menta é um dos grandes purificadores de boca e assim mastigar folhas de hortelã pode se livrar do mau hálito. Você também pode comer doces de hortelã que estão disponíveis nas lojas locais.

Obs: Apesar de não ser uma causa frequente o mau hálito também pode ser causado por graves problemas de saúde como o câncer e, por isso, se o mau hálito permanecer mesmo seguindo estas dicas é aconselhada uma consulta médica para realizar exames a fim de identificar o que está causando a halitose.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.