Os 4 Sinais de Intolerância à Lactose que o Corpo Envia

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

Os Sinais de Intolerância à Lactose que o Corpo Envia para indicar que algo não está bem. Além disso, a intolerância à lactose acontece como consequência de um outro problema: a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária de enzima, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.O que é Lactose: A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados. É um carboidrato, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.

Sinais de intolerância à lactose: Esses sintomas se agravam de trinta minutos a duas horas após a ingestão de produtos lácteos e se aliviam se a ingestão de produtos lácteos for suprimida. Então, confira agora Os 4 Sinais de Intolerância à Lactose que o Corpo Envia:

  • Inchaço no abdômen
  • Dores de estômago
  • Náuseas frequentes
  • Diarreia e a presença de gases no estômago.

Se você perde peso sem ter feito dieta, ou se sente mais cansado do que o habitual sem fazer esforço físico aparente, você pode estar sofrendo de intolerância à lactose. É muito comum ir ao banheiro após ter consumido um produto com lactose. As fezes defecadas também são mais escuras do que a cor habitual.

Quando a Intolerância a Lactose se Manifesta: A intolerância à lactose pode manifestar-se no dia do consumo do mesmo. Se você sofre de algum destes sinais e quer saber se a sua rejeição é devido à lactose, você pode parar de usar este produto, e em duas semanas verá o resultado.

Caso os sintomas desapareçam, é altamente provável que você seja intolerante ao produto, embora haja pessoas com intolerância aguda e outros com intolerância moderada para produtos lácteos, portanto, você deve aprender a compensar as vitaminas e minerais que o seu organismo precisa para combater a lactose.

O que Comer Para Alternar o Laticínios: Em primeiro lugar, qualquer produto lácteo que se fermenta (com lactose decomposta) é mais fácil de digerir. Por exemplo, o kefir e o iogurte são bem tolerados pela maioria das pessoas. Também, os queijos duros, vinagre e a manteiga são bem tolerados por algumas pessoas, porque elas têm níveis mais baixos de lactose.

E se alguma vez você ouviu falar de produtos lácteos crus, se trata de produtos que não foram pasteurizados, e por isso contém enzimas que ajuda digerir a lactose. Infelizmente, isso é difícil de encontrar, como todos os produtos lácteos são pasteurizados e homogeneizados, matando todas as bactérias boas e ruins. Se você está curioso sobre os substitutos para os produtos lácteos, aqui está uma lista:

  • Leite de amêndoa
  • Leite de caju
  • Leite de coco
  • Leite de cânhamo
  • Leite ninho
  • Leite de arroz
  • Sorvete
  • Sorvete com leite de coco
  • Queijo
  • Iogurte
  •  Iogurte de coco
  • Amêndoa e caju
  • Iogurte de soja orgânica

Se suspeitar de intolerante à lactose, você deve rapidamente visitar um gastroenterologista que fará um exame para determinar a razão do desconforto e para informar como você deve se alimentar.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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