Os 22 Benefícios do Espinafre Para Saúde

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Formado em Medicina pela USP!

Especialista do Dicas de Saúde

Os 22 Benefícios do Espinafre Para Saúde
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Os Benefícios do Espinafre Para Saúde são diversos, pois, ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, O espinafre é um vegetal de folhas verdes escura que pertence à família Amaranthaceae. Nativo do Central e Sudoeste da Ásia, a planta de espinafre cresce até uma altura de cerca de 30 centímetros. Tem um sabor ligeiramente amargo, mas é considerado um dos alimentos mais funcionais devido a seus componentes nutricionais, antioxidantes e anticancerígenos. Suas folhas verde-escuras são usadas como ingredientes em uma variedade de comidas. Embora esteja disponível durante todo o ano, os espinafres após a estação do inverno são os melhores. Então, confira agora Os 22 Benefícios do Espinafre Para Saúde.

Benefícios do Espinafre Para SaúdeBenefícios do Espinafre Para Ajudar na Perda de Peso: As folhas de espinafre ajudam na redução de peso, pois é baixa em calorias e gordura. É muito nutritivo e tem uma boa qualidade de fibra dietética solúvel em gordura. Esta fibra auxilia na digestão, previne a constipação, mantém uma baixa quantidade de açúcar no sangue e normaliza os excessos. Desta forma, este vegetal é recomendado para dietéticos.

Benefícios do Espinafre Para Combater o Câncer: O espinafre é rico em flavonoides – um fitonutriente com propriedades anticâncer. Deste modo, verificou-se que era eficaz na desaceleração da divisão celular em células do câncer de estômago e de pele. Além disso, o espinafre provou ser eficaz na prestação de proteção contra a ocorrência de câncer da próstata.

Benefícios do Espinafre Para os Olhos: O espinafre contém antioxidantes, chamados luteína e zeaxantina, abundantemente que protegem os olhos da catarata e degeneração macular relacionada à idade. A zeaxantina é um importante carotenoide dietético que é absorvido pela retina da mácula lútea nos olhos, proporcionando funções como a filtração de luz. O espinafre também contém vitamina A, que é necessária para manter as membranas de muco saudável e essencial para uma visão normal.

Benefícios do Espinafre Para os Ossos: O espinafre é rico em vitamina K, que é vital para a manutenção da saúde óssea. Uma xícara de espinafre fervido fornece cerca de 1000% da quantidade diária de vitamina K, que diminui e controla a ativação excessiva de osteoclastos. Estas são as células que ajudam a quebrar a estrutura óssea em um curto período de tempo. A vitamina K também promove a síntese de osteocalcina, uma proteína que é essencial para manter a força e a densidade dos ossos. O espinafre é uma boa alternativa aos produtos lácteos, pois é um substituto adequado para o cálcio, evitando a ocorrência de osteoporose.

Benefícios do Espinafre Para Reduzir a Hipertensão: A hipertensão ou pressão arterial elevada é responsável por acarretar em doença renal, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Consumir espinafre é benéfico na redução da hipertensão pois alguns de seus constituintes ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Os nutrientes desempenham um papel crítico na manutenção do equilíbrio da bomba de Na-K, diminuindo potássio em seu corpo. A vitamina C também desempenha um papel importante na redução da hipertensão.

Benefícios do Espinafre Para Relaxar o Corpo: O espinafre mantém o corpo relaxado e completamente livre de estresse. Ele contém enormes quantidades de zinco e magnésio que permitem um sono melhor à noite. O magnésio ajuda a repor a energia perdida em dentro de segundos. Um sono de boa qualidade descansa os olhos cansados, relaxando o corpo como um todo.

Benefícios do Espinafre Para Saúde Gastrointestinal: Consumir espinafre promove a saúde gastrointestinal. O betacaroteno e a vitamina C presente neste vegetal protegem as células do cólon do corpo contra os efeitos nocivos dos radicais livres. Além disso, o folato impede danos no DNA e mutações em células do cólon.

Benefícios do Espinafre Para Função Cerebral e Nervosa: O espinafre mantém bom funcionamento do cérebro especialmente durante a velhice. O consumo de espinafre em uma base diária proporciona um cérebro jovem e ativo, permitindo-lhe um pensamento com inteligência. O espinafre contém folato, vitamina K e vitamina C, que ajudam na modulação da produção hormonal do nosso sistema nervoso. A vitamina K promove o sistema nervoso saudável e a função cerebral, facilitando a síntese de esfingolípidos, a gordura crucial que compõe a mielina em torno de nossos nervos. Desta forma, o espinafre pode ser benéfico para corrigir problemas comportamentais e cognitivos.

Benefícios do Espinafre Para Prevenção da Aterosclerose e Ataque Cardíaco: A deposição excessiva de gordura pode causar o espessamento da parede da artéria humana resultando em aterosclerose. Os ataques cardíacos são causados devido ao endurecimento das paredes da artéria. O espinafre é rico em luteína, que impede o espessamento das paredes das artérias, reduzindo assim o risco de ataque cardíaco. Além disso, o espinafre contém um nitrito de alta qualidade que não só ajuda na prevenção da ocorrência de ataque cardíaco, mas também cura as doenças cardíacas associadas com a deposição de gordura.

Benefícios do Espinafre Para Reduzir a Pressão Arterial: Os péptidos contidos no espinafre são eficazes na redução da pressão sanguínea, uma vez que inibem a enzima de conversão da angiotensina I.

Benefícios do Espinafre Como anti-inflamatório: O espinafre contém Neoxantina e violaxantina, os dois anti-inflamatórios que regulam a inflamação. Desta forma, é benéfica na prevenção de doenças inflamatórias, tais como artrite, osteoporose, dores de cabeça e asma.

Benefícios do Espinafre Para Auxíliar na Calcificação: Rico em vitamina K, o espinafre auxilia na calcificação. Isto porque esta vitamina é um componente crucial do processo chamado carboxylation, que produz uma proteína. Isto impede diretamente que o cálcio se forme nos tecidos, combatendo a aterosclerose, doença cardiovascular e acidente vascular cerebral.

Benefícios do Espinafre Para Aumentar a Imunidade: A vitamina A no espinafre protege e fortalece os pontos de entrada no corpo humano, como as membranas mucosas, tratos respiratórios, urinários e intestinais, além de ser um componente-chave dos linfócitos (glóbulos brancos) que combatem a infecção. Um copo de espinafre fornece 337% da quantidade diária recomendada de vitamina A.

Benefícios do Espinafre Para Prevenir a Anemia: O consumo de espinafre pode prevenir a anemia, pois é uma excelente fonte de ferro. Este mineral é importante para mulheres menstruadas e crianças e adolescentes em crescimento. Além disso, é muito melhor do que a carne vermelha, pois fornece muito menos calorias e é livre de gordura e colesterol. O ferro também é necessário para uma boa energia, pois é um componente da hemoglobina que transporta oxigênio para todas as células do corpo.

Benefícios do Espinafre Para Curar Acne: O espinafre é eficaz na limpeza da acne, mantendo assim a pele saudável. Para se livrar da acne, você pode fazer uma máscara facial misturando espinafre com um pouco de água e aplicá-lo em seu rosto por 20 minutos. Isto removerá a sujeira, o óleo e a inflamação de sua pele, refrescando e rejuvenescendo a pele interna.

Benefícios do Espinafre Para Proteção Solar: O espinafre é rico em vitamina B, que protege a sua pele dos raios ultravioleta prejudiciais que causam danos causados pelo sol, câncer de pele e envelhecimento prematuro da pele.

Benefícios do Espinafre Como Antienvelhecimento: O espinafre é carregado com toneladas de antioxidantes que destroem os radicais livres em seu corpo. Estes radicais livres danificam sua pele, causando o envelhecimento prematuro. Desta forma, comer espinafre regularmente manterá a juventude de sua pele e retardar a degeneração relacionada à idade, fazendo sua pele parecer mais jovem e rejuvenescida.

Benefícios do Espinafre Para Melhorar a Tonalidade da Pele: Rico em vitamina K e folato, o espinafre proporciona uma pele clara, minimizando a acne, contusões na pele e olheiras. A recompensa de vitaminas e minerais neste vegetal proporciona alívio rápido à pele seca.

Benefícios do Espinafre Para Ajudar na Reparação da Pele: Como mencionado anteriormente, o espinafre é uma fonte rica de vitamina A e vitamina C. A vitamina A melhora o tom da pele, enquanto a vitamina C desempenha um papel importante na reparação, bem como o crescimento das células da pele. Os incríveis antioxidantes e nutrientes no espinafre proporciona uma pele com olhar radiante.

Benefícios do Espinafre Para Promover o Crescimento do Cabelo: O espinafre é um alimento super composto de vitaminas B, C e E, potássio, cálcio, ferro, magnésio e ácidos graxos ômega-3, todos os quais são necessários para o crescimento saudável do cabelo. O ferro ajuda as células vermelhas do sangue a transportar oxigênio para os folículos pilosos, que é essencial para o crescimento do cabelo saudável e forte.

EspinafreBenefícios do Espinafre Para Combater a Perda de Cabelo: A perda de cabelo é, muitas vezes, causada devido à deficiência de ferro. Este mineral fortalece os fios de cabelo, permitindo que as células do sangue transportem o oxigênio para os folículos pilosos. A deficiência de ferro provoca a anemia que resulta em perda de cabelo e outros efeitos adversos. O espinafre é rico em folato e ferro. Enquanto o folato ajuda na criação de glóbulos vermelhos, o ferro auxilia no transporte de oxigênio, combatendo a perda de cabelo.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Osmar da Costa Junior

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista. Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Dicas de Saúde" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

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