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Chá Dicas de Saúde Dieta e Nutrição

Os 15 Benefícios do Chá de Jiló Para Saúde

Os  Benefícios do Chá de Jiló Para Saúde são diversos, pois, o Chá de Jiló possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o jiló também pode ser consumido na forma de chá, bebida que combate o colesterol e auxilia no emagrecimento. Bastante conhecido da população brasileira, mas nem tão apreciado devido ao seu sabor extremamente amargo, o jiló proporciona diversos benefícios à nossa saúde.

Provavelmente, o fruto tropical é originário da África ou Índia, tendo chegado ao Brasil junto com os escravos que vieram trabalhar na lavoura de cana de açúcar. Além de ser preparado refogado, o jiló também pode ser consumido na forma de chá, resultando em uma bebida que combate o colesterol e auxilia no processo de emagrecimento.

Benefícios do Chá de Jiló Para Saúde:

  • Ajuda a Eliminar o Mau Halíto
  • Ajuda no tratamento de distúrbios hepáticos e dispepsia biliar.
  • Combate a diarreia e anemia.
  • Previne doenças oculares;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Protege as Artérias.

Propriedades Nutricionais do Jiló: Estas são as informações nutricionais do jiló por 100g

  • Energia: 38 calorias;
  • Carboidratos: 7 g;
  • Gorduras: 1 g;
  • Fibras: 2,8 g;
  • Proteínas: 1,37 g;
  • Composto em grande parte por água, o alimento também é fonte de vitamina A, Vitamina C, vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, ferro, fibras e potássio.

O Jiló é um fruto extremamente benéfico para a saúde. Pois, possui um baixo valor calórico é um grande valor nutricional. Então, confira agora Os 15 Benefícios do Chá de Jiló Para Saúde.

Benefício do Chá de Jiló Para Perda de Peso: Se comidas de baixas calorias devem fazer parte da alimentação de quem deseja emagrecer, então o jiló é algo que não pode ficar de fora das refeições. É que o seu teor calórico é bastante baixo: uma unidade traz somente oito calorias. Mas não é só isso, por possuir um alto teor de água o líquido representa 90% de sua composição e uma boa quantidade de fibras o alimento promove a sensação de saciedade ao organismo.

Isso significa que ao incluir o jiló nas refeições, fica mais fácil controlar o apetite, o que é um passo importante para o emagrecimento. No entanto, comer o fruto uma vez ou outra não é suficiente para obter essas vantagens. Para isso, é necessário consumir o alimento com frequência de uma a duas vezes por semana. Obviamente, não é a simples adição do jiló à dieta que trará a perda de peso, além de ingeri-lo, é fundamental seguir uma alimentação saudável e equilibrada e praticar exercícios físicos com frequência.

Benefício do Chá de Jiló Para Visão: Uma pesquisa que buscava determinar os malefícios trazidos pelo consumo excessivo do alimento poderia causar à visão, acabou provando que um dos benefícios do Chá de Jiló jiló é justamente em relação aos olhos. O experimento analisou homens do sexo masculino com glaucoma e descobriu que a ingestão do fruto não causa desconforto para a visão e que ele pode ajudar a diminuir a pressão ocular em pacientes que sofrem com a doença.

Benefício do Chá de Jiló Para Saúde Bucal: Chá de Jiló estimula a salivação e promove uma ação bactericida, o que traz uma limpeza à boca e auxilia a melhorar o hálito.

Benefício do Chá de Jiló Para Prevenção de ataque cardíaco: O Chá de Jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1 ou tiamina um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração. Além disso, o fruto traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.

Benefício do Chá de Jiló Para Proteção das Artérias: Outro dos benefícios do Chá de Jiló  é o de oferecer proteção às artérias. Isso acontece porque ele é fonte de flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes que trazem essa proteção a esses vasos sanguíneos, impedindo que haja o acúmulo de colesterol. Depósitos de colesterol nas artérias podem criar placas de gordura, o que as torna mais estreitas e prejudica a circulação do sangue.

Quando a substância se acumula na região, pode haver um entupimento, o que é fator de risco para um ataque do coração. Esse acúmulo também pode resultar no desenvolvimento da aterosclerose, uma doença que tem como sintomas a dor no peito ou nas pernas, falta de ar, fadiga e sensação de fraqueza e que pode necessitar de um procedimento cirúrgico para ser tratada.

Benefício do Chá de Jiló Para Ajudar no Combate à Anemia: Para quem sofre com a anemia ferropriva, ou seja, a anemia decorrente da deficiência de ferro no organismo pode se beneficiar com o Chá de Jiló. É que o alimento é fonte do mineral e segundo um estudo divulgado na publicação International Journal of Science and Research (Jornal Internacional de Ciência e Pesquisa, tradução livre, IJSR), a ingestão do fruto, acompanhado de alho e amendoim, é capaz de proteger o baço órgão responsável por produzir, controlar e armazenar células sanguíneas , de animais com anemia. Vale ressaltar que a anemia ferropriva traz consigo uma diminuição na produção de glóbulos vermelhos, que atuam no transporte de oxigênio no organismo.

Outro ponto importante é que enquanto quem tem ausência de ferro se beneficia com o alimento, pessoas que já possuem altas doses do nutriente em seu corpo e não o eliminam com facilidade podem sofrer com o excesso do mineral. A condição é chamada de hemocromatose, causa vômitos, diarreia, lesões intestinais, fadiga, sores nas articulações, mudança na libido, alterações na cor da pele e doenças no fígado. Em casos mais graves a doença causa cirrose, insuficiência cardíaca, diabetes e problemas endocrinológicos.

Benefício do Chá de Jiló Para Prisão de Ventre: Suas propriedades anticancerígenas e seu alto teor de fibras combinados com a sua baixa quantidade de gorduras auxiliam na prevenção de problemas de saúde como o câncer colorretal e a prisão de ventre.

Benefício do Chá de Jiló Para Controlar Taxa de Açúcar no Sangue: O Chá de Jiló contribui com o controle da absorção de glicose devido às suas fibras e ao seu baixo número de carboidratos. Isso evita picos e quedas bruscas na taxa de açúcar do sangue, o que é especialmente perigoso para as pessoas que possuem diabetes.

Benefício do Jiló no Emagrecimento: O Chá de Jiló possui um baixo teor calórico, sendo excelente para quem deseja emagrecer. Além disso, ele representa 90% de sua composição de líquidos, e e uma boa quantidade de fibras o alimento promove a sensação de saciedade ao organismo. Isso significa que ao incluir o Jiló nas refeições, fica mais fácil controlar o apetite, o que é um passo importante para o emagrecimento. No entanto, comer o fruto uma vez ou outra não é suficiente para obter essas vantagens. Para isso, é necessário consumir o alimento com frequência de uma a duas vezes por semana.

Benefício do Jiló Para Digestão: O Chá de Jiló provoca uma maior secreção de sucos digestivos, auxiliando a digestão dos demais alimentos. Esse fruto tem também propriedades favoráveis para o fígado, devendo, para surtir o efeito benéfico desejado, ser consumido em refeições sem adição de óleo ou gorduras.

Benefícios do jiló Para press: O jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1 – ou tiamina – um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração. Além disso, o fruto traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.

Receita do chá de Jiló com Abacaxi:  O Chá de Jiló com abacaxi é uma excelente opção natural para quem deseja reduzir as taxas do colesterol “ruim” (LDL) e emagrecer. É rico em vitaminas A, Vitamina B e Vitamina C, além de minerais como o cálcio e magnésio.

INGREDIENTES:

  • 9 jilós;
  • Cascas de 1 abacaxi;
  • 1 litro de água.

MODO DE PREPARO:

  • Descasque o abacaxi, separe as cascas e coloque-as de molho pelo período de 15 minutos.
  • Depois lave bem as cascas da fruta e reserve.
  • Corte os 9 jilós em quatro partes e, posteriormente, junte as cascas do abacaxi com os jilós cortados mais 1 litro de água e deixe ferver por 15 minutos.
  • Coe e guarde o chá na geladeira por até 48 horas.
  • Para dar um gostinho a mais, você pode adoçar a gosto e acrescentar folhas de hortelã.
  • Este chá pode ser consumido quente ou gelado, dependendo da sua preferência.

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