Início » Nutrição » Pimenta longa: como cultivar, benefícios, e modo de uso e nutrientes

Pimenta longa: como cultivar, benefícios, e modo de uso e nutrientes

A pimenta longa, também conhecida como pimenta-da-índia ou pippali, é uma especiaria originária da Índia e do sudeste asiático.

É amplamente utilizada na culinária indiana e ayurvédica devido ao seu sabor picante e propriedades medicinais. Neste artigo, abordaremos os principais aspectos da pimenta longa, desde sua origem e cultivo até seus benefícios para a saúde e como utilizá-la na cozinha.

pimenta longa
pimenta longa

Cultivo da pimenta longa

A pimenta longa, uma trepadeira da mesma família da pimenta-do-reino, floresce principalmente nos campos da Índia, Indonésia e outras nações do sudeste asiático.

Seus frutos se desenvolvem em longas espigas, que são colhidas quando ainda verdes e deixadas ao sol para secar, adquirindo então sua tonalidade marrom-escura peculiar.

Benefícios da pimenta longa para saúde

Os benefícios da pimenta longa para saúde são diversos, pois, ela possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a pimenta longa vem da mesma família que a pimenta preta e branca.

beneficios da pimenta longa
beneficios da pimenta longa

Então, confira os  principais benefícios da pimenta longa para saúde.

1. Previne doenças do fígado

As doenças do fígado são muito comum entre nós, pois ingerimos um monte de comida oleosa. Todos esses hambúrgueres, batatas fritas e alimentos fritos em óleo levam a problemas hepáticos.

No entanto, a pimenta longa é conhecida por ter um efeito de cura no fígado sobrecarregado. Ele também ajuda na eliminação de toxinas que se acumulam dentro do fígado devido ao metabolismo destes alimentos.

2. Auxilia na perda de peso

A pimenta longa não é simpatia para perda de peso, mas como todas outras pimentas, ajuda na queima de ácidos graxos. Tem muito poucos, ou quase nenhum, efeitos colaterais. Portanto, é uma alternativa muito mais saudável que as soluções de perda de peso sintetizado ou clínico.

3. Previne a diabetes

A diabetes é talvez a pior condição que pode afetar qualquer um, pois ela causa estragos em quase todos os sistemas do corpo. A pimenta longa é benéfica para os diabéticos, pois pode regular a taxa de glicose liberada no sangue. A produção de insulina também é impulsionada pela pimenta longa. Desta forma, o consumo regular de pimenta longa é benéfico para todos os diabéticos.

4. Combate a infecções bacterianas

As infecções bacterianas são abundantes, especialmente nesta época quente. Beber água insegura ou alimentos contaminados pode causar infecções que levam ao mal-estar ou vômitos. Para combater estas infecções, a pimenta longa é perfeita.

Até as infecções bacterianas que levam a sinusite (inflamação da cavidade sinusal entre os olhos) e bloqueio do nariz pode ser combatida com pimenta longa.

5. Diminui a tosse

Se você está sofrendo de tosse, a pimenta longa pode ser a solução. Para fazer um remédio de pimenta longa, pegue cerca de 1 a 2 gramas desta especiaria e frite-a. Uma vez que estiver fresca, engula inteiramente. Você também pode misturar a pimenta longa e mel para aliviar a dor de garganta.

6. Auxilia na indigestão

A pimenta longa contém alguns produtos químicos calmantes para o estômago, que podem tratar a indigestão. Adicione a pimenta em sua comida enquanto cozinha e veja o efeito. Estes benefícios foram observados em consumidores regulares de pimenta longa. No entanto, não há nenhuma prova conclusiva se existe uma conexão direta entre o consumo de pimenta longa e a cura dos seguintes problemas.

7. melhora os sintomas da febre

A pimenta longa é considerada para reduzir a febre. Se você tem febre, faça uma tigela quente de pimenta longa. Isso pode trazer a febre para baixo e se você tem uma dor de garganta, também vai acalmar este problema. Possui excelentes propriedades antissépticas e antibióticas.

8. Diminui dor de dente 

Se você tem uma dor de dente, a pimenta longa é um bom remédio. Em vez de gargarejar água salgada e passar algumas pedras de gelo, faça uma pasta de pimenta longa, sal e água. Esfregue isto sobre a área dolorida da gengiva e mantenha-a por uma hora.

9. Reduz a diarreia

Da mesma forma que a pimenta longa tem inúmeros benefícios à indigestão, também reduz diarreia. Coma uma colher de sopa de pimenta longa para acalmar seu estômago.

10. Auxilia com sintomas da asma

O consumo regular da pimenta longa pode reduzir a intensidade ou frequência de um ataque de asma. No entanto, não é de forma alguma um substituto para a medicina.

Como usar a pimenta longa

A pimenta longa tem várias formas de ser usada na gastronomia, proporcionando um sabor picante e aromático aos pratos. Veja algumas maneiras de incluí-la nas receitas:

  • Moída na hora: basta moer a pimenta longa em um moedor de especiarias e adicioná-la a temperos, molhos e marinadas.
  • Infusão: outra opção é fazer uma infusão com a pimenta longa em água quente para preparar chás e caldos aromáticos.
  • Em conservas: também é possível utilizar a pimenta longa em conserva para dar sabor a vinagres, azeites e condimentos.

Malefícios da pimenta longa

  • irritação na pele se entrar em contato direto com a pele sensível.
  • Pode causar irritação nos olhos se não for manuseado com cuidado.
  • Pode aumentar a acidez do estômago em pessoas com problemas de refluxo ácido.
  • Pode causar desconforto gastrointestinal em pessoas com sensibilidade digestiva.
  • Pode contribuir para o desenvolvimento de úlceras gástricas em casos de consumo excessivo.
  • Pode interagir negativamente com certos medicamentos, diminuindo sua eficácia.
  • Pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis à pimenta.

Nutrientes

A pimenta longa, é uma planta da família Piperaceae que é utilizada tanto como tempero quanto como planta medicinal. Em relação aos seus nutrientes, a pimenta longa é rica em substâncias antioxidantes, como os compostos fenólicos, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no organismo.

Além disso, a pimenta longa contém vitaminas A, C e do complexo B, que são importantes para a saúde da pele, dos cabelos, do sistema imunológico e do metabolismo.

Também é uma fonte de minerais como o ferro, cálcio, potássio e magnésio, essenciais para várias funções do corpo, como a contração muscular, o transporte de oxigênio e a saúde dos ossos.

Outro nutriente importante presente na pimenta longa é a capsaicina, que é responsável pelo sabor picante da planta. A capsaicina tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e termogênicas, sendo utilizada no tratamento de dores musculares, artrite e no auxílio à perda de peso.

 

 

 

Bibliografia

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21704957/

https://www.scielo.br/j/rca/a/4nmh55MnCQMxQdDLQZrDztd/?lang=en

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.