Nectarina – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Nectarina – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais! Além disso, a Nectarina possui nutrientes que são importantes para saúde do corpo. Entre tanto, A Nectarina é uma fruta semelhante ao pêssego, mas com a casca lisa, sem pelos. Cultivadas nas mesmas regiões onde crescem os pêssegos, as Nectarina costumam ser menores, mais doces, muito saborosas, de formato oval ou redondo e com polpa suculenta, de cor amarela, branca ou avermelhada.Nectarina - BenefíciosO nome da Nectarina vem do termo “néctar”, devido ao seu delicioso sabor. E além de ser muito saborosa, a Nectarina ainda é uma ótima adição para o cardápio de quem está precisando emagrecer, já que é rica em fibras e quase não contém gorduras.

Valor Nutricional da Nectarina: A Nectarina é uma fruta que possui elevado teor de antioxidantes e vitaminas, como a vitamina A, B3, vitamina C e potássio, além de ser fonte de fibras alimentares. Os antioxidantes presentes na Nectarina são compostos que protegem as células do corpo contra os efeitos prejudiciais da ação dos radicais livres.

Confira, a seguir, alguns dos principais Benefícios do Damasco para a saúde:

  • A Nectarina contém um elevado teor de água e, por isso, é refrescante e ajuda os rins a filtrar e eliminar líquidos;
  • Devido ao seu baixo teor de calorias, é uma fruta ideal para as pessoas que desejam perder ou manter seu peso;
  • A quantidade de fibras presentes na Nectarina ajuda a regular o trânsito intestinal, sendo benéfica para as pessoas que sofrem de prisão de ventre;
  • A Nectarina contém fósforo, mineral que atua no bom funcionamento de células e tecidos, auxiliando na formação de dentes, ossos fortes e no metabolismo de carboidratos e gorduras;
  • Os bioflavonoides presentes na Nectarina contribuem para o cuidado da pele, deixando-a saudável.

Os Benefícios da Nectarina Para Saúde:

Benefícios da Nectarina Para Reduzir o Colesterol: Devido ao seu baixo teor de sódio, uma vez que apenas apresenta em sua composição nutricional 1 mg por cada 100 gramas de Nectarina, esta fruta é recomendada para pessoas que sofrem com hipertensão ou aquelas que querem reduzir os níveis de colesterol.Benefícios da Nectarina Para Controlar a Hipertensão: A Nectarina é uma fruta rica em potássio e possui baixo teor de sódio, sendo excelente para pessoas com pressão arterial elevada a Nectarina ajudar a melhorar a esta condição.

Benefícios da Nectarina Para Melhorar a Saúde Digestiva: A Nectarina é ideal para a sobremesa, porque ela tem a capacidade de melhorar a digestão devido ao seu efeito colerético, que estimula a produção de bile que por sua vez digeri melhor gorduras, evitando problemas digestivos, como digestões lentas e pesadas.

Benefícios da Nectarina Para Prevenir a Constipação: Se você incorporar Nectarina em sua dieta como de costume, você vai ajudar a melhor o trânsito intestinal e pode melhorar os casos de constipação ou preveni-los. A Nectarina é uma boa fonte de fibra dietética e pode toma- la nas duas principais refeições e lanche entre as refeições, como um lanche saudável.

Benefícios da Nectarina para Saúde da  Visão, Pele e Cabelo: A Nectarina tem um excelente nivel de carotenoides, compostos que nos protegem contra doenças e doenças degenerativas, como catarata, glaucoma, problemas no couro cabeludo, dermatite, etc.

Benefícios da Nectarina Por Ser Rica Em Antioxidante: A Nectarina é rica principalmente em carotenos e vitamina C e zinco e selênio que fornecem Nectarina em capacidade antioxidante. Introduzir antioxidantes através de alimentos na nossa dieta é muito importante porque eles protegem contra os radicais livres, retardar o envelhecimento e ajuda a reduzir a incidência de doenças como o câncer.

Benefícios da Nectarina Para o Sistema Nervoso e Muscular: Os minerais presente na Nectarina contribuem tanto para o nosso sistema nervoso e muscular para realizar suas funções normalmente, portanto, Nectarina é uma fruta bastante recomendada durante todas as fases da vida.Benefícios da Nectarina Por Ser Rica Em Ferro: Teor de vitamina C presentes na Nectarina é muito importante para as pessoas que tem a anemia por o problemas como; deficiência de ferro (ferropriva), porque a Vitamina C é muito importante para que ele possa absorver ferro dos alimentos. Por isso é importante incluir a Nectarina na sobremesa fazendo isso aumenta a absorção deste mineral e pode ajudar a prevenir ou melhorar a anemia ferropriva.

Benefícios da Nectarina Para Prevenir o Câncer: A Nectarina contêm ácido clorogênico, um composto natural que tem vários benefícios para a saúde, incluindo na prevenção de vários tumores e câncer de cólon. O ácido clorogénico, tal como sugerido por estudos possui propriedades quimiopreventivas que inibem a proliferação de carcinogénese do cólon.

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Os estudos também têm apresentado evidências qualitativas sobre o papel do betacaroteno presente no grupo botânico Rosaceae, que também inclui a Nectarina na proteção contra o câncer de pulmão.

Como Usar a Nectarina: 

A melhor maneira de consumir a Nectarina é in natura, de preferência orgânica e com a casca. Mas você pode colocá-la em iogurtes, fazer sucos ou smoothies com a Nectarina acrescentá-la em bolos e outras receitas, no musli ou cereal do café da manhã e até mesmo em saladas de folhas, colocar um pedaços de Nectarina vai dar cor, sabor e saúde ao prato.

Contraindicação da Nectarina:

Contudo, apesar de todos estes benefícios, a Nectarina não é adequada para aqueles que sofrem de intestino delicado pois, a ingestão de Nectarina pode provocar irritação da mucosa e diarreias.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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