Início » Doenças » Concussão – O que é, Causas e Tratamentos!

Concussão – O que é, Causas e Tratamentos!

Concussão –  O que é, Causas e Tratamentos o descanso é a melhor forma de tratar ela. Além disso, a Concussão é uma lesão cerebral traumática leve (TBI). Pode ocorrer depois de um impacto na sua cabeça ou depois de uma lesão do tipo lati-gazo que faz com que sua cabeça e seu cérebro tremem rapidamente e para trás.

Uma Concussão resulta em um estado mental alterado que pode incluir tornar-se inconsciente. Qualquer pessoa pode se ferir durante uma queda, um acidente de carro ou qualquer outra atividade diária. Se você participar de esportes de impacto, como futebol ou boxe, você tem um risco maior de sofrer uma Concussão.

Os concussões geralmente não são fatais, mas podem causar sintomas sérios que requerem tratamento médico. A Concussão é diferente de uma contusão. A Concussão afeta especificamente o seu cérebro, mas as contusões são contusões.

Contusões podem ocorrer na sua cabeça, mas geralmente não são graves e tendem a resolver dentro de vários dias. Então, confira agora Concussão –  O que é, Causas e Tratamentos:

Principais Causas da Concussão: O cérebro tem a consistência de uma gelatina, e fica protegido dentro do crânio envolto em líquido cefalorraquidiano. Um golpe violento na cabeça, pescoço ou parte superior do corpo pode fazer com que o cérebro deslize para trás e para frente contra as paredes internas do crânio. Isso pode causar uma lesão que afeta a função cerebral, geralmente por um breve período, resultando em sinais e sintomas de Concussão.

Uma lesão cerebral causadas pela Concussão desse tipo pode levar a hemorragia em torno do cérebro, causando sintomas como sonolência prolongada e confusão. Tal sangramento pode ser fatal. É por isso que qualquer um que experimenta uma lesão cerebral necessita de acompanhamento nas horas seguinte ao acontecimento e atendimento de emergência se os sintomas piorarem.

Sintomas que Você Pode Experimentar:

  • Problemas de memória.
  • confusão.
  • Sonolência ou sensação lenta.
  • tontura.
  • Visão dupla ou visão turva.
  • dor de cabeça.
  • náusea ou vômito.
  • Sensibilidade à luz ou ao ruído.
  • Problemas de equilíbrio.
  • Reação mais lenta aos estímulos.

Os sintomas podem começar imediatamente, ou podem não se desenvolver por horas, dias, semanas ou mesmo meses após sua lesão. Durante o período de recuperação após uma Concussão, você pode experimentar os seguintes sintomas.

  • irritabilidade.
  • Sensibilidade à luz ou ao ruído.
  • Dificuldade de concentração.
  • Dores de cabeça suaves.

Tratamento de Concussão Cerebral: O descanso é a melhor forma de se recuperar de uma Concussão cerebral. Isso significa evitar esforço físico geral, tanto físico quanto mental, até que os sintomas da Concussão acabem. Pode ser recomendada a redução das horas de trabalho ou estudo até a recuperação total. Para dores de cabeça, tome analgésico como o paracetamol e evite ibuprofeno e ácido acetilsalicílico, como há uma possibilidade de estes medicamentos podem aumentar o risco de hemorragia.

Se você ou seu filho sofreu uma Concussão durante a reprodução de esportes competitivos, pergunte ao médico ou médico quando é seguro voltar a jogar. Retomar os esportes muito cedo aumenta o risco de uma segunda Concussão que pode ser fatal. É consenso que não se deve voltar aos esportes no mesmo dia do ferimento, ainda que a pessoa não apresente sintomas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.