Início » Bulas e Remédios » Cloroquina – para que serve, como usar e precauções!

Cloroquina – para que serve, como usar e precauções!

para que serve a cloroquina

A cloroquina pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antimaláricos. Atua prevenindo ou tratando a malária , uma infecção dos glóbulos vermelhos transmitida pela picada de um mosquito. No entanto, este medicamento não é utilizado para tratar a malária grave ou complicada e para prevenir a malária em áreas ou regiões onde se sabe que a cloroquina não funciona (resistência). Por isso, fique atento nas informações e para que serve a cloroquina.

para que serve a cloroquina
para que serve a cloroquina

O que é cloroquina?

A cloroquina está sendo investigada (estudada) para tratar a infecção pelo HIV. Como um medicamento experimental para o HIV, a cloroquina é classificada como um modulador imunológico. Os moduladores imunológicos (também chamados de imunomoduladores) são substâncias que ajudam a ativar, aumentar ou restaurar a função imunológica normal.

Atualmente, a cloroquina é aprovada para o tratamento da malária e de certas infecções por amebas. Os pesquisadores avaliaram se a cloroquina pode reduzir a hiperatividade do sistema imunológico (também chamada de ativação imune) como parte de uma estratégia para tratar ou curar a infecção pelo HIV.

Reduzir a ativação imune pode ajudar a reduzir os reservatórios latentes de HIV e aumentar a contagem de CD4. Mas, a dúvida de muitas pessoas a cerca desse medicamento é para que serve a cloroquina?

Para que serve a cloroquina?

Para que serve a cloroquina é uma dúvida frequente, é usada para prevenir ou tratar a malária causada por picadas de mosquito em países onde a malária é comum. Os parasitas da malária podem entrar no corpo através dessas picadas de mosquito e depois viver em tecidos do corpo, como glóbulos vermelhos ou fígado.

Este medicamento é usado para matar os parasitas da malária que vivem dentro dos glóbulos vermelhos. Em alguns casos, pode ser necessário tomar um medicamento diferente (como primaquina) para matar os parasitas da malária que vivem em outros tecidos do corpo.

Ambos os medicamentos podem ser necessários para uma cura completa e para prevenir o retorno da infecção (recidiva). A cloroquina pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como antimaláricos.

Discuta as informações mais recentes com o seu médico antes de viajar para áreas onde a malária ocorre. A cloroquina também é usada para tratar a infecção causada por um tipo diferente de parasita (ameba), matando a ameba.

Quais são os usos da cloroquina?

Tome este medicamento por via oral, geralmente com alimentos para evitar dores de estômago, exatamente como indicado pelo seu médico. A dose diária ou semanal, a quantidade da dose e a duração do tratamento são baseadas na sua condição médica, na prevenção ou tratamento da doença e na sua resposta ao tratamento. A dosagem em crianças também é baseada no peso.

Mas, para que serve a cloroquina? Para prevenir a malária, tome cloroquina uma vez por semana, no mesmo dia da semana, ou conforme indicado pelo seu médico. Comece este medicamento normalmente 1 a 2 semanas antes de entrar na área de malária, continue a tomá-lo semanalmente enquanto estiver na área e semanalmente por 4 a 8 semanas após sair da área, ou conforme indicado pelo seu médico. Marque seu calendário ou agenda de viagens com um lembrete para ajudá-lo a se lembrar.

Para tratar a infecção da malária ou ameba, siga as instruções do seu médico. Tome este medicamento 4 horas antes ou depois de tomar um determinado medicamento para diarréia (caulino) ou antiácidos (como hidróxido de magnésio/alumínio). Esses produtos podem se ligar para que serve a cloroquina, impedindo que seu corpo absorva totalmente a droga.

É muito importante continuar a tomar este medicamento exatamente como prescrito pelo seu médico. Não tome mais ou menos deste medicamento do que o prescrito. Não pare de tomá-lo antes de concluir o tratamento, mesmo que se sinta melhor, a menos que seja indicado pelo seu médico.

É importante evitar picadas de mosquito (como usar repelentes de insetos apropriados, usar roupas que cobrem a maior parte do corpo, permanecer em áreas com ar condicionado ou com boa triagem, usar redes de mosquito e spray para matar insetos). Compre repelente de insetos antes de viajar. Os repelentes de insetos mais eficazes contêm dietiltoluamida (DEET). Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para recomendar os pontos fortes adequados

Como usar corretamente a cloroquina?

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico . Não tome mais, não o tome com mais frequência e não o tome por mais tempo do que o seu médico ordenou. Fazer isso pode aumentar a chance de efeitos colaterais graves. Para pacientes que tomam cloroquina para prevenir a malária:

O seu médico deseja que você comece a tomar este medicamento 1 a 2 semanas antes de viajar para uma área onde há chance de contrair malária . Isso irá ajudá-lo a ver como você reage ao medicamento. Além disso, permitirá que o seu médico mude para outro medicamento se você tiver uma reação a este medicamento.

Além disso, você deve continuar tomando este medicamento enquanto estiver na área e por 4 semanas após sair da área. Nenhum medicamento o protegerá completamente da malária . Contudo, para o proteger o mais completamente possível, é importante continuar a tomar este medicamento durante todo o tempo que o seu médico encomendou.

Além disso, se a febre se desenvolver durante suas viagens ou dentro de 2 meses após a saída da área, consulte seu médico imediatamente. Se estiver a tomar este medicamento para o ajudar a evitar a malária , continue a tomá-lo durante todo o período de tratamento. Mas, para que serve a cloroquina.

Se já tem malária , deve continuar a tomar este medicamento durante todo o período de tratamento, mesmo que comece a sentir-se melhor após alguns dias. Isso ajudará a esclarecer completamente sua infecção. Se você parar de tomar este medicamento muito cedo, seus sintomas podem retornar.

A cloroquina funciona melhor quando você a toma regularmente. Por exemplo, se você estiver tomando uma vez por semana para prevenir a malária , é melhor tomá-la no mesmo dia de cada semana . Certifique-se de que você não perde nenhuma dose.

Se você também estiver tomando caulino ou antiácidos, tome-os pelo menos 4 horas antes ou depois do uso de cloroquina . Se estiver tomando ampicilina , tome-a pelo menos 2 horas antes ou depois de usar este medicamento .

Precauções com a cloroquina:

Se estiver a tomar este medicamento durante muito tempo, é muito importante que o seu médico verifique o seu progresso em visitas regulares . Isso é para garantir que a infecção seja completamente resolvida e para permitir que seu médico verifique se há efeitos indesejados. E fique ligado para que serve a cloroquina.

O seu médico pode verificar o seu sangue, olhos, ouvidos e reflexos no joelho ou tornozelo durante ou após o uso deste medicamento. Se os seus sintomas não melhorarem dentro de alguns dias ou se piorarem, consulte o seu médico. Este medicamento pode causar problemas cardíacos e alterações no ritmo cardíaco.

Verifique imediatamente com o seu médico se tiver dor ou aperto no peito , diminuição da produção de urina, veias dilatadas do pescoço, fadiga extrema , inchaço da face, dedos, pés ou pernas, respiração problemática ou ganho de peso . Você também pode sentir tonturas ou desmaiar, ou pode ter um batimento cardíaco acelerado, acelerado ou irregular.

Este medicamento pode causar hipoglicemia ( baixo nível de açúcar no sangue ), que pode ser fatal. O baixo nível de açúcar no sangue deve ser tratado antes que você desmaie (inconsciência). As pessoas sentem sintomas diferentes de baixo nível de açúcar no sangue .

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.