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10 dicas para melhorar seu sistema imunológico!

dicas para melhorar seu sistema imunológico

As dicas para melhorar seu sistema imunológico funcionam, pois, melhorar seu sistema imunológico neste momento de pandemia ao COVID-19 é de extrema importância. Além disso, não é de surpreender que as pessoas estejam começando a se sentir impotentes e ansiosas sobre a melhor maneira de proteger a si e sua família contra esse vírus.

dicas para melhorar seu sistema imunológico
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Seu sistema imunológico é uma matriz complexa de células e sistemas que trabalha de forma coesa para proteger contra doenças. Além disso, se você sucumbe aos vírus, muitas vezes se resume ao estado do seu corpo – com estresse, cansaço e nutrição.

O que é bom para fortalecer o sistema imunológico?

A nutrição é a nossa principal proteção na batalha contra a infecção. Além disso, os principais soldados para dicas para melhorar seu sistema imunológico incluem vitaminas como A , C , E , B6 , D e minerais como zinco , ferro e selênio . Alguns alimentos que são ricos nessas vitaminas incluem cenoura, batata doce, pimentão, morangos, amêndoas, abacate, salmão, ostras, atum, peito de frango magro e carne.

A razão pela qual muitas dessas vitaminas ajudam a manter um forte sistema imunológico é que elas também são antioxidantes. Além disso, os antioxidantes ajudam a amortecer os efeitos dos radicais livres, que são substâncias químicas nocivas que danificam células saudáveis ​​e material genético, dando aos vírus uma chance melhor de invadir, reproduzir e comprometer ainda mais o sistema imunológico.

Os antioxidantes trabalham para amortecer esse efeito, neutralizando os danos causados ​​pelos radicais livres e ajudando nosso sistema imunológico a prevenir, tratar e suprimir a atividade viral.

O que fazer quando a imunidade está baixa?

As vitaminas ajudam dicas para melhorar seu sistema imunológico e tornam o corpo mais forte e saudável. Além disso, a seguir, veja algumas opções nas quais você pode apostar e descubra como usufruir de seus benefícios.

Polivitamínicos:

Os polivitamínicos são uma excelente opção para quem não consegue manter a absorção de alimentos de forma adequada e busca suprir a falta desses nutrientes. Além disso, eles são ideais para fortalecer o sistema imunológico, reduzir sintomas de cansaço e fadiga e diminuir a ação dos radicais livres, graças ao seu potencial antioxidante.

A fórmula dos polivitamínicos apresenta vitaminas ativas e minerais quelados, que são responsáveis por absorver os nutrientes com mais eficiência. Assim, conseguem manter as funções orgânicas do corpo.

Vitamina C:

A vitamina C, também conhecida pelo nome de ácido ascórbico, é excelente para fortificar o sistema imune. Além disso, ela é bastante indicada para dicas para melhorar seu sistema imunológico, prevenir e combater o surgimento de gripes e resfriados. Esse nutriente é encontrado principalmente em frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, manga, abacaxi, entre outros.

Esse componente é essencial para desencadear diversas reações metabólicas e também para fortalecer o sistema imunológico, por meio da síntese de anticorpos, protegendo o organismo contra infecções e inflamações, que são causadas por agentes estranhos e nocivos, como vírus, fungos e bactérias.

Vitamina D:

A vitamina D, também conhecida como colecalciferol, em doses adequadas no organismo, é capaz de fortalecer a imunidade e de evitar o aparecimento de infecções. Isso acontece porque ela tem ação imunomoduladora que atua sobre os linfócitos, células do sistema imunológico. Além disso, a vitamina D estimula a síntese de citocinas.

Assim, ela tem várias funções, além de fortalecer o sistema imune. Também é responsável por atuar diretamente no processo de metabolismo do cálcio e da formação óssea.

Aqui estão dicas para melhorar seu sistema imunológico para o que você pode fazer para apoiar seu sistema imunológico e manter-se saudável.

Quais as dicas para melhorar seu sistema imunológico?

1. Dieta rica em antioxidantes:

Embora a vitamina C esteja no topo da lista no combate a resfriados e vírus, os antioxidantes em geral oferecem grande apoio ao sistema imunológico, reduzindo a morte celular e promovendo o desenvolvimento de glóbulos brancos, essenciais para a destruição de bactérias nocivas.

Os antioxidantes também desempenham um papel fundamental na reparação do DNA danificado e no aumento da capacidade do corpo de se reparar. Os radicais livres essencialmente estimulam uma resposta inflamatória nas células, enquanto os antioxidantes trabalham para neutralizá-los e reduzir essa resposta.

Os alimentos são a melhor fonte possível de antioxidantes. Portanto, adicione alguns dos seguintes itens à sua lista de compras: frutas, chocolate amargo, alcachofra, café, feijão, chá verde, maçãs, tomates, vegetais de folhas verdes e peixes oleosos.

2. Remédio caseiro de alho:

Um remédio antigo para dicas para melhorar seu sistema imunológico e doenças que comprovadamente trazem múltiplos benefícios à saúde, o alho há muito é considerado um superalimento.

O composto ativo encontrado no alho, alicina, possui propriedades antibacterianas que podem ajudar a prevenir doenças e infecções. Além disso, os benefícios estão em suas propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a manter o sistema imunológico funcionando da melhor maneira possível. A melhor maneira de tomar alho é incluí-lo em sua culinária ou em forma suplementar.

3. Fique calmo:

É importante tentar manter a calma. O medo cria ansiedade e estresse, que podem ter um efeito adverso em nossa saúde, particularmente em nosso sistema imunológico. Não alimente esse medo.

4. Lave as mãos regularmente:

Ensine as crianças a lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos aproximadamente o tempo necessário para cantar “Parabéns pra Você” duas vezes. Você também pode apoiar a lavagem das mãos usando um desinfetante para as mãos, principalmente quando estiver fora de casa.

  • Evite tocar seus olhos, nariz ou boca.
  • Além disso, não aperte as mãos.
  • Use as juntas dos dedos, cotovelos ou luvas em áreas públicas.
  • Além disso, sempre lave as mãos quando estiver em um local público.

5. Cuide do seu intestino:

70% do seu sistema imunológico reside no seu intestino. Quando seu microbioma intestinal está desequilibrado, todo o seu sistema pode sofrer. Apoie um intestino saudável, tomando um probiótico de boa qualidade e coma alimentos orgânicos e nutritivos que contêm muita fibra, vitaminas e minerais. Além disso, reduza o álcool, alimentos processados, açúcar e outros alérgenos alimentares.

6. Beba muita água:

Mantenha a família hidratada com 8 a 10 xícaras por dia de água pura e filtrada para Melhorar seu Sistema Imunológico.

7. Durma bem:

Quando você não dorme o suficiente, é mais provável que fique doente depois de ser exposto a um vírus, mostra uma pesquisa. Além disso, ocorre porque seu sistema imunológico trabalha duro enquanto você dorme: libera proteínas necessárias para combater uma infecção ou inflamação da pele.

Privar-se de uma boa noite de sono e seu corpo pode produzir menos dessas proteínas. Então, quanto sono o adulto médio precisa? Sete a oito horas, dizem os especialistas. Além disso, e as pessoas mais jovens precisam ainda mais: os adolescentes devem ter entre 9 e 10 anos, e as crianças na escola primária precisam de mais de 10 horas, idealmente.

Graduada em jornalismo com especialização em Marketing social na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, escreve artigos com conteúdos sobre beleza, saúde e bem estar com noções de SEO e tem a dinâmica e versatilidade na elaboração de artigos.

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