As 10 Dicas Para Melhorar seu Sistema Imunológico!

As 10 Dicas Para Melhorar seu Sistema Imunológico e combater várias doenças. Além disso, melhorar seu sistema imunológico neste momento de pandemia ao COVID-19 é de extrema importância

Não é de surpreender que as pessoas estejam começando a se sentir impotentes e ansiosas sobre a melhor maneira de proteger a si e sua família contra esse vírus.

Dicas Para Melhorar seu Sistema Imunológico
Dicas Para Melhorar seu Sistema Imunológico

Seu sistema imunológico é uma matriz complexa de células e sistemas que trabalha de forma coesa para proteger contra doenças. Se você sucumbe aos vírus, muitas vezes se resume ao estado do seu corpo – com estresse, cansaço e nutrição.

O que é bom para Fortalecer o Sistema Imunológico?

A nutrição é a nossa principal proteção na batalha contra a infecção. Os principais soldados para Melhorar seu Sistema Imunológico incluem vitaminas como A , C , E , B6 , D e minerais como zinco , ferro e selênio . Alguns alimentos que são ricos nessas vitaminas incluem cenoura, batata doce, pimentão, morangos, amêndoas, abacate, salmão, ostras, atum, peito de frango magro e carne.

A razão pela qual muitas dessas vitaminas ajudam a manter um forte sistema imunológico é que elas também são antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a amortecer os efeitos dos radicais livres, que são substâncias químicas nocivas que danificam células saudáveis ​​e material genético, dando aos vírus uma chance melhor de invadir, reproduzir e comprometer ainda mais o sistema imunológico.

Os antioxidantes trabalham para amortecer esse efeito, neutralizando os danos causados ​​pelos radicais livres e ajudando nosso sistema imunológico a prevenir, tratar e suprimir a atividade viral.

O que fazer Quando a Imunidade Está Baixa?

As vitaminas ajudam Melhorar seu Sistema Imunológico e tornam o corpo mais forte e saudável. A seguir, veja algumas opções nas quais você pode apostar e descubra como usufruir de seus benefícios.

Polivitamínicos:

Os polivitamínicos são uma excelente opção para quem não consegue manter a absorção de alimentos de forma adequada e busca suprir a falta desses nutrientes. Além disso, eles são ideais para fortalecer o sistema imunológico, reduzir sintomas de cansaço e fadiga e diminuir a ação dos radicais livres, graças ao seu potencial antioxidante.

A fórmula dos polivitamínicos apresenta vitaminas ativas e minerais quelados, que são responsáveis por absorver os nutrientes com mais eficiência. Assim, conseguem manter as funções orgânicas do corpo.

Vitamina C:

A Vitamina C, também conhecida pelo nome de ácido ascórbico, é excelente para fortificar o sistema imune. Ela é bastante indicada para Melhorar seu Sistema Imunológico, prevenir e combater o surgimento de gripes e resfriados. Esse nutriente é encontrado principalmente em frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, manga, abacaxi, entre outros.

Esse componente é essencial para desencadear diversas reações metabólicas e também para fortalecer o sistema imunológico, por meio da síntese de anticorpos, protegendo o organismo contra infecções e inflamações, que são causadas por agentes estranhos e nocivos, como vírus, fungos e bactérias.

Vitamina D:

A vitamina D, também conhecida como colecalciferol, em doses adequadas no organismo, é capaz de fortalecer a imunidade e de evitar o aparecimento de infecções. Isso acontece porque ela tem ação imunomoduladora que atua sobre os linfócitos, células do sistema imunológico. Além disso, a vitamina D estimula a síntese de citocinas.

Assim, ela tem várias funções, além de fortalecer o sistema imune. Também é responsável por atuar diretamente no processo de metabolismo do cálcio e da formação óssea.

Aqui estão Dicas Para Melhorar seu Sistema Imunológico para o que você pode fazer para apoiar seu sistema imunológico e manter-se saudável.

Quais as Dicas Para Melhorar seu Sistema Imunológico?

Manter um Dieta Rica em Antioxidantes:

Embora a vitamina C esteja no topo da lista no combate a resfriados e vírus, os antioxidantes em geral oferecem grande apoio ao sistema imunológico, reduzindo a morte celular e promovendo o desenvolvimento de glóbulos brancos, essenciais para a destruição de bactérias nocivas.

Os antioxidantes também desempenham um papel fundamental na reparação do DNA danificado e no aumento da capacidade do corpo de se reparar. Os radicais livres essencialmente estimulam uma resposta inflamatória nas células, enquanto os antioxidantes trabalham para neutralizá-los e reduzir essa resposta.

Os alimentos são a melhor fonte possível de antioxidantes. Portanto, adicione alguns dos seguintes itens à sua lista de compras: frutas, chocolate amargo, alcachofra, café, feijão, chá verde, maçãs, tomates, vegetais de folhas verdes e peixes oleosos.

Remédio Caseiro de alho:

Um remédio antigo para Melhorar seu Sistema Imunológico e doenças que comprovadamente trazem múltiplos benefícios à saúde, o alho há muito é considerado um superalimento.

como Melhorar seu Sistema Imunológico
como Melhorar seu Sistema Imunológico

O composto ativo encontrado no alho, alicina, possui propriedades antibacterianas que podem ajudar a prevenir doenças e infecções. Os benefícios estão em suas propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a manter o sistema imunológico funcionando da melhor maneira possível. A melhor maneira de tomar alho é incluí-lo em sua culinária ou em forma suplementar.

Fique Calmo:

É importante tentar manter a calma. O medo cria ansiedade e estresse, que podem ter um efeito adverso em nossa saúde, particularmente em nosso sistema imunológico. Não alimente esse medo.

Lave as mãos Regularmente:

Ensine as crianças a lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos – aproximadamente o tempo necessário para cantar “Parabéns pra Você” duas vezes. Você também pode apoiar a lavagem das mãos usando um desinfetante para as mãos, principalmente quando estiver fora de casa.

  • Evite tocar seus olhos, nariz ou boca.
  • Não aperte as mãos.
  • Use as juntas dos dedos, cotovelos ou luvas em áreas públicas.
  • Sempre lave as mãos quando estiver em um local público.

Cuide do seu intestino:

70% do seu sistema imunológico reside no seu intestino. Quando seu microbioma intestinal está desequilibrado, todo o seu sistema pode sofrer. Apoie um intestino saudável, tomando um probiótico de boa qualidade e coma alimentos orgânicos e nutritivos que contêm muita fibra, vitaminas e minerais. Reduza o álcool, alimentos processados, açúcar e outros alérgenos alimentares.

Beba muita Água:

Mantenha a família hidratada com 8 a 10 xícaras por dia de água pura e filtrada para Melhorar seu Sistema Imunológico.

Durma Bem:

Quando você não dorme o suficiente, é mais provável que fique doente depois de ser exposto a um vírus, mostra uma pesquisa . Isso ocorre porque seu sistema imunológico trabalha duro enquanto você dorme: libera proteínas necessárias para combater uma infecção ou inflamação.

Privar-se de uma boa noite de sono e seu corpo pode produzir menos dessas proteínas. Então, quanto sono o adulto médio precisa? Sete a oito horas, dizem os especialistas. E as pessoas mais jovens precisam ainda mais: os adolescentes devem ter entre 9 e 10 anos, e as crianças na escola primária precisam de mais de 10 horas, idealmente.

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valéria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

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