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Os 8 Remédios Naturais Para Aliviar os Sintomas da Menopausa

Os 8 Remédios Naturais Para Aliviar os Sintomas da Menopausa

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Especialista do Dicas de Saúde

Os 8 Remédios Naturais Para Aliviar os Sintomas da Menopausa podem ser muito uteis para quem já está nesse momento da vida que é tão emblemático. Além disso, a menopausa é o fim permanente da menstruação e da fertilidade, definida como ocorrendo 12 meses após o seu último período menstrual. Você pode começar a transição para a menopausa a partir dos 30 anos, com a maioria das mulheres entrando na menopausa aos 40 ou 50 anos. Para alguns, a menopausa vem mais cedo devido a problema de saúde, incluindo um histórico de distúrbios alimentares, tratamento de câncer ou remoção cirúrgica dos ovários.

A menopausa é um processo biológico completamente natural e, portanto, não é um problema a ser resolvido. E embora conclua o tempo da fertilidade na vida de uma mulher, você pode se manter saudável, vital e sexual por volta dos 50 anos e muito além. Dito isto, há geralmente uma mudança hormonal que ocorre em mulheres durante a menopausa que pode provocar alterações de humor, ondas de calor, insônia e outros Sintomas da Menopausa.

Menopausa

Que tipos de Remédios Naturais Para Aliviar os Sintomas da Menopausa podem ser usados? Em primeiro lugar, é importante perceber que, na maioria das mulheres, os sintomas como suores noturnos diminuem com o tempo e, em seguida, desaparecem completamente sem qualquer tratamento, incluindo os medicamentos de reposição hormonal. A menopausa não é uma doença. É normal que os níveis hormonais caiam na meia-idade. Esses hormônios não precisam ser substituídos.

Os Remédios Naturais Para Aliviar os Sintomas da Menopausa – ou seja, aqueles que não envolvem o uso de medicamentos de terapia de reposição hormonal – são seguros e podem ser úteis durante essa fase de transição para diminuir a gravidade e a duração dos sintomas. Isto incluem comer uma dieta saudável, exercitar-se regularmente, tomar certos suplementos benéficos para equilibrar hormônios e usar tratamentos com ervas naturais.

Sintomas da Menopausa mais Comuns

As mulheres podem experimentar uma variedade de sintomas e problemas relacionadas a mudanças nos níveis de hormônios sexuais e envelhecimento. Alguns dos Sintomas da Menopausa incluem os períodos irregulares: à medida que começa a perimenopausa (o período anterior à menopausa começa tecnicamente), os períodos podem ir e vir, além de ficarem mais pesados ou mais leves às vezes. Isso às vezes pode continuar por vários anos durante a menopausa:

  • Ondas de calor e suores noturnos
  • Alterações de humor, irritabilidade, ansiedade ou sintomas depressivos
  • Secura vaginal e diminuição do desejo sexual
  • Aumento da gordura abdominal e ganho de peso
  • Insônia e mudanças na qualidade do sono
  • Desgaste do cabelo e secagem da pele
  • Ir ao banheiro com mais frequência
  • Alterações mamárias (incluindo mamas menores ou perda de volume)
  • Alterações no útero, ovários e colo do útero

Para alguns, um risco maior para certas outras doenças relacionadas à idade (incluindo doenças cardiovasculares, demência e osteoporose)

As Causas da Menopausa

Quer saber o que causa sintomas como ondas de calor, ou como pode interromper a insônia ou suores noturnos? A menopausa é causada por alterações hormonais, incluindo níveis alterados de hormônios reprodutivos, incluindo: hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH), hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), estrogênio (três tipos incluindo estrona, estridiol e estriol), progesterona e testosterona.

A menopausa é um processo biológico complexo, mas as mudanças mais significativas que ocorrem no corpo da mulher durante esse período são devido à uma crescente perda de folículos ovarianos (chamada astresia folicular) e, portanto, uma quantidade decrescente de estrogênio sendo produzida. Os níveis de estrogênio começam cair de 6 a 12 meses antes da menopausa (durante a perimenopausa, geralmente no final dos 30 e 40 anos) e continuam durante todo o processo da menopausa. Então confira a seguir Os 8 Remédios Naturais Para Aliviar os Sintomas da Menopausa:

1. Alimentos que Combatem os Sintomas da Menopausa

Ao tentar equilibrar os hormônios e Aliviar os Sintomas da Menopausa, sua dieta deve incluir muitos minerais essenciais e gorduras saudáveis. A adição dos seguintes alimentos que são “balanceadores de hormônios”, ricos em nutrientes e não processados pode ajudar na eliminação do consumo de calorias vazias e no gerenciamento do ganho de peso.

Sintoma da Menopausa

Tenha em mente que você pode precisar consumir menos calorias para manter seu peso à medida que envelhece. Devido a uma diminuição na massa muscular e ao abrandamento do seu metabolismo, é importante nunca limitar os alimentos processados e concentrar-se em uma dieta limpa. E os alimentos que podem ajudar a Aliviar os Sintomas da Menopausa incluem:

Frutas e Vegetais Orgânicos

Estes contêm fibra dietética para controlar o apetite, antioxidantes para retardar o processo de envelhecimento e fitoesteróis que podem equilibrar os hormônios.

Vegetais Crucíferos

Vegetais da família das crucíferas, como brócolis, repolho e couve, contêm indol-3-carbinol, que naturalmente ajuda no equilíbrio dos níveis de estrogênio. Esses vegetais também são ricos em fibras, vitamina C, vitamina K e eletrólitos que são importantes para a pressão arterial e para a saúde do coração.

Alimentos ricos em Fibras

A fibra é importante para a saúde cardiovascular e digestiva, além de manter um peso saudável. Alguns estudos descobriram que dietas ricas em fibras podem equilibrar a produção de estrogênio. As dietas ricas em fibras estão associadas a menor ganho de peso, níveis mais saudáveis de colesterol e redução da constipação. Algumas das melhores fontes incluem nozes, sementes, leguminosas / feijões, grãos antigos, abacate, legumes e frutas.

Gorduras Saudáveis e Óleos Prensados a Frio

é verdade que as gorduras têm mais calorias do que as proteínas ou os carboidratos, mas também são os alicerces para a produção de hormônios, mantêm baixos os níveis de inflamação, aumentam o metabolismo e promovem saciedade importante para prevenir o ganho de peso. Óleos não refinados fornecem vitamina E essencial que ajuda na regulagem da produção de estrogênio. Procure por óleo de coco virgem, óleo de palma, azeite extra-virgem e óleo de linhaça. Outras fontes de gorduras saudáveis incluem abacate, leite de coco, nozes, sementes e frutos do mar selvagens.

Alimentos Probióticos

Os probióticos são bactérias saudáveis que podem realmente melhorar a produção e a regulação de hormônios-chave, como insulina, grelina e leptina. Eles são capazes de aumentar a função imunológica e proteger o funcionamento cognitivo. As melhores fontes incluem iogurte, kefir, vegetais cultivados, como chucrute ou kimchi, kombucha e outros alimentos fermentados.

Sintomas da Menopausa

Água

Tomar diariamente 8 copos pode ajudar na reposição do líquido perdido pelas ondas de calor e diminuir o inchaço.

2. Evite Alimentos que Pioram a Menopausa

Alimentos Embalados

O alimento n º 1 para evitar durante a menopausa? Alimentos embalados. A maioria dos alimentos processados/embalados contém adição de açúcar, conservantes químicos, altas quantidades de sódio, toxinas e aditivos sintéticos. Muitos destes alimentos são tipicamente ricos em carboidratos que podem causar desequilíbrios hormonais agravados, e podem conter ingredientes geneticamente modificados que são tóxicos para o fígado.

Carne Convencional

As aves domésticas convencionais ou criadas em criações podem conter hormônios adicionados que podem causar problemas, incluindo aumento da inflamação. Escolha proteínas animais livres de hormônios, alimentadas com capim, sem gaiola ou criadas a pasto, sempre que possível. A compra de carne orgânica, ovos, laticínios e aves de capoeira é outra camada de proteção que garante que você não consuma antibióticos e hormônios adicionados.

Açúcar Adicionado

O alto consumo de açúcar pode causar ganho de peso, problemas digestivos, agravamento dos desequilíbrios hormonais e cândida, aumentando as ondas de calor e outros sintomas.

Óleos Refinados e Alimentos Fritos

Alimentos cozidos em óleos vegetais altamente processados (girassol, milho, cártamo, soja ou óleo de canola, por exemplo) são ricos em gorduras ômega-6 que podem contribuir para a inflamação e outros problemas de saúde. Alimentos fritos também estão ligados a problemas cardíacos, ganho de peso, diabetes e deficiências cognitivas.

Sintomas da Menopausa

Bebidas Carbonatadas

O refrigerante carbonatado ou outras bebidas podem ser capazes de esgotar o corpo de cálcio e contribuir para a osteoporose, perda óssea e problemas nos dentes.

Álcool

Muitas mulheres acham que beber mais do que quantidades “moderadas” de álcool pode agravar as ondas de calor e contribuir para o ganho de peso.

3. Tome Estes Suplementos Para Aliviar os Sintomas da Menopausa

Black Cohosh (80 miligramas 1 a 2x por dia)

Pode ajudar na prevenção dos Sintomas da Menopausa, incluindo ondas de calor e suores noturnos. Uma pesquisa mostrou que também pode melhorar a qualidade do sono, reduzir os desequilíbrios hormonais associados ao diabetes ou aos miomas e até mesmo ajudar mulheres com fertilidade antes da menopausa.

Creme Natural de Progesterona (cerca de ¼ colher de chá ou 20 miligramas aplicados na pele e nos antebraços 2-3x por dia)

O creme de progesterona é uma forma natural de Aliviar os Sintomas da Menopausa, como perda de densidade óssea, secura vaginal e miomas. Tem muitos benefícios, mesmo para as mulheres mais jovens (aqueles que passam pela perimenopausa, por exemplo), incluindo proteção contra infertilidade, endometriose e TPM. Usar progesterona na forma de creme tópico permite controlar e variar a quantidade de progesterona aplicada ao seu corpo com cada uso.

Vitex ou Chasteberry (160-240 miligramas por dia)

Vitex foi clinicamente comprovado para aliviar as ondas de calor. Ele também tem muitas das mesmas propriedades de balanceamento de hormônios que o cohosh preto, ajudando na regulagem dos hormônios ligados a problemas de sono, miomas, alterações na pele e períodos irregulares. Uma pesquisa mostrou que o vitex aumenta o hormônio luteinizante, modula a prolactina e ajuda na inibição da liberação do hormônio folículo-estimulante, o que ajuda no equilíbrio da proporção de progesterona em estrogênio, aumentando ligeiramente os níveis de progesterona.

Ginseng Americano (600-1200 miligramas por dia)

Por milhares de anos, o ginseng tem sido usado para aumentar a energia e excitação sexual. Algumas pesquisas sugerem que pode aliviar as ondas de calor, fadiga, depressão e deficiências cognitivas e secura vaginal.

Sinais da Menopausa

Trevo Vermelho

Pode ajudar na prevenção da perda de densidade óssea e menor risco de complicações cardíacas. Trevo vermelho contém isoflavonas que têm efeitos positivos na redução dos sintomas relacionados à perda de estrogênio – tais como ondas de calor, problemas para dormir, ganho de peso, perda óssea, fraturas ósseas ou osteoporose, problemas cardiovasculares e inflamação das articulações.

Erva de São João

Esta erva tem sido utilizada com segurança há mais de 2.000 anos, muitas vezes para diminuir a ansiedade, depressão e problemas relacionados ao sono. Pode ser capaz de estabilizar o seu humor, reduzir a inflamação, melhorar o sono e tornar a transição emocional/mental através da menopausa um pouco mais fácil.

Raiz de Maca (1000-2000 miligramas por dia)

Como uma erva adaptogênica, a maca tem sido usada há milhares de anos para diminuir os efeitos do estresse e do envelhecimento do corpo , diminuindo os níveis de cortisol. Pode reduzir as ondas de calor, a baixa energia/fadiga, a inquietação e o ganho de peso, ao mesmo tempo que melhora a libido e a energia.

Ervas Adaptogênicas

Estas plantas oferecem proteção contra uma variedade de doenças, incluindo aquelas causadas pelo estresse excessivo. Os adaptotógenos incluem ashwagandha, cogumelos medicinais, rhodiola e manjericão sagrado. Pesquisas mostram que podem melhorar a função da tireoide, reduzir o colesterol, diminuir a ansiedade e a depressão, reduzir a degeneração das células cerebrais e estabilizar os níveis de açúcar e insulina no sangue.

Alguns botanicals/ervas Também Podem Ajudar a Aliviar os Sintomas da Menopausa

Como o óleo de prímula, raiz de alcaçuz, inhame selvagem, folhas de framboesa vermelha, casta árvore e salsaparrilha. Cada um deles tem um sintoma específico que eles podem ajudar a tratar, então pode ser muito útil conversar com um médico naturopata treinado para ajudá-lo a usar dosagens e combinações adequadas.

4. Reduzir e Gerenciar o Estresse

Muitas mulheres experimentam aumento da ansiedade, mau humor e até mesmo episódios de depressão durante os anos da menopausa. Gerenciar o estresse em sua vida é uma maneira importante para reduzir comportamentos ou sintomas como comer emocionalmente e ganho de peso, fadiga, dormir mal e baixa libido. Medicamentos alternativos e complementares, que reduzem o estresse, funcionam de formas diferentes em pessoas. Algumas formas eficazes de aliviar o estresse incluem: exercícios, meditação, acupuntura, aromaterapia, passar tempo na natureza, promover relacionamentos íntimos, voluntariar e dedicar tempo às práticas espirituais.

5. Óleos Para Aliviar os Sintomas da Menopausa

O óleo de sálvia é o óleo essencial mais eficaz para o equilíbrio de hormônios. Pode Aliviar os Sintomas da Menopausa, incluindo o aumento da ansiedade e das ondas de calor. Além disso, o óleo de camomila romana reduz o estresse, o óleo de hortelã-pimenta pode resfriar o corpo das ondas de calor e o óleo de tomilho pode ajudar no equilíbrio dos hormônios naturalmente.

Para usar estes óleos essenciais em casa, compre um óleo de grau terapêutico ou puro em lojas ou on-line, depois esfregue 3 gotas do óleo escolhido no topo dos pés e na parte de trás do pescoço 1 a 3 vezes ao dia. Você pode combinar qualquer óleo essencial com um óleo transportador como jojoba ou óleo de coco para diluir sua força e diminuir a sensibilidade da pele.

Sinal da Menopausa

6. Faça Exercícios Regulares

O exercício é importante para o manejo de vários fatores de risco associados às complicações da menopausa, incluindo excesso de peso ou obesidade, altos níveis de inflamação, sono insuficiente, perda óssea ou perda de massa muscular, além de lidar com o estresse crônico. Alguns estudos descobriram que, mesmo que não tenha sido muito ativo no passado, iniciar uma rotina de exercícios consistindo em treinamento físico aeróbico e de treinamento de força pelo menos três vezes por semana durante 12 semanas pode resultar em melhorias na qualidade do sono, insônia e depressão.

Recomendo a realização de dez a trinta minutos de atividade aeróbica na maioria dos dias da semana, inclusive na forma de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT). Isso fortalecerá os ossos, ajudará evitar ganho de peso e preservará a magreza massa muscular, que pode diminuir o risco de osteoporose e obesidade.

7. Durma o Suficiente

Estudos mostram que tanto o estresse excessivo quanto o sono precário estão ligados a níveis mais altos de cortisol matinal, diminuição da imunidade, problemas com o desempenho no trabalho e maior suscetibilidade à ansiedade, ganho de peso e depressão. Para permitir que seu corpo se recupere do estresse, controle seu apetite e melhore a energia, procure dormir de 7 a 9 horas por noite.

8. Volte Para Suporte Social e Relacionamentos

Ensaios clínicos demonstraram que os hábitos de vida, incluindo exercícios regularmente, manejo do sono, nutrientes ideias, relacionamentos saudáveis, apoio social e relaxamento podem ser eficazes como um “tratamento sistêmico completa” para Aliviar os Sintomas da Menopausa e outros efeitos do envelhecimento.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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