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Dieta e Nutrição

Açúcar Demerara: O que é, Para que Serve? e Como usar!

Açúcar Demerara: O que é, Para que Serve? e Como usar! de forma correta. Além disso, o Açúcar Demerara é um ingrediente que pode ser usado na cozinha em substituição ao açúcar refinado, sem causar os mesmos danos à saúde como este último. Mesmo sendo obtido também a partir da cana-de-açúcar, o que o diferencia do açúcar comum é o seu processo de produção.

beneficios do açucar demeraraAo contrário do açúcar refinado, o Açucar Demerara não passa pelo refinamento e nem de clarificação, conservando melhor os nutrientes presentes na cana-de-açúcar através da proteção de uma película de mel em volta dos cristais, como magnésio, cálcio, potássio, fósforo, cobre e vitaminas B1, vitamina B2 e B6. Além disso, não são usados nenhum tipo de aditivos químicos na sua fabricação, o que pode torná-lo ainda mais benéfico à saúde.

Por conta do seu processo de produção diferenciado, os seus grãos são maiores, bem granulados, e a sua coloração varia entre amarela e marrom-claro, sendo esta a razão que leva o ingrediente a ser confundido com o açúcar mascavo.

No entanto, apesar de ter praticamente as mesmas propriedades que este, o Açucar Demerara possui granulados mais claros, que diluem mais facilmente em contato com líquidos, e não deixam tanto gosto de cana-de-açúcar nos alimentos.

Valor Nutricional do Açucar Demerara:

O Açúcar Demerara é rico em vitamina B1, B2, B6, cálcio, magnésio, cobre, fósforo e potássio. Ou seja, muito nutritivo. A diferença mais importante é que o Açúcar Demerara passa por um refinamento leve e deixa de receber aditivos químicos, que são extremamente prejudiciais à saúde.

Assim como qualquer tipo de açúcar, o Açúcar Demerara engorda. Ele tem cerca de 376 calorias a cada 100 gramas – por isso deve ser consumido no dia-a-dia com moderação. O Açúcar Demerara já se tornou bem popular e, por isso, pode ser encontrado facilmente em grandes supermercados e em lojas de produtos naturais.

Conheça os Tipos de Açucar:

1. Açúcar Demerara:

Passa por um leve processo de refinamento não recebe nenhum aditivo químico, por isso apresenta coloração marrom-clara e grãos grandes. Possui valores nutricionais altos, mas infelizmente é um dos mais caros.

2. Açúcar Refinado:

É o mais conhecido entre os açúcares, o mais bonito e certamente o mais vendido, mas está longe de ser saudável. Durante o processo de refinamento, alguns aditivos químicos são adicionados para dar a coloração branca. Nesse processo algumas vitaminas e sais minerais acabam sendo perdidos.

3. Açúcar Mascavo:

É o açúcar em forma bruta, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Sem refinamento, são preservados o cálcio, o ferro e os sais minerais.

4. Açúcar Cristal:

É apresentado na forma de cristais grandes e transparentes, mais difíceis de serem dissolvidos em água. Passa por leve processo de refinamento, mas mesmo assim 90% das vitaminas são retiradas. É mais apropriado para o uso culinário.

5. Açúcar Orgânico:

Não são utilizados ingredientes artificiais em sua composição. Assim como o mascavo, não passa pelo mesmo processo de refinação que o açúcar cristal e refinado, por isso também é mais escuro, mas mantém mais vitaminas.

6. Açúcar Frutose:

É o açúcar extraído de frutas e do milho. Muito mais doce que os anteriores, esse tipo de açúcar, apesar de ser natural, tem menos vitaminas que os outros.

Como Reduzir o Consumo de Açúcar?

Quanto aos doces – tortas, cocadas, bolos, entre outros – a nutricionista Ana Cristina Aguiar, do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), sugere que sejam trocados por aqueles com menor concentração de açúcares e, consequentemente, menor valor calórico, tais como gelatinas, doces de frutas sem calda e salada de frutas. Outra boa dica é não acrescentar açúcar em sucos naturais logo de cara. Primeiro, procure sentir o sabor doce das frutas: muitas vezes elas já são doces e resultam em uma bebida deliciosa.

açucar mascavoE quando bater uma vontade desesperadora de devorar um bombom, a nutricionista recomenda ir atrás de uma barrinha de cereal. “Além de ter menos calorias, ela possui fibras, que tornam a absorção da glicose mais lenta e, por isso, possuem poder de saciedade”, explica. Se o desejo pelo chocolate não passar, sem problemas: só não precisa comer uma barra inteira.

O Açúcar Demerara Engorda?

Trata-se de um açúcar bem próximo de sua versão bruta. Agora que já entendemos o que é o ingrediente, vamos finalmente procurar entender se o Açúcar Demerara engorda ou não.

Açúcar Demerara Para que Serve?

Rico em nutrientes essenciais à saúde, que são encontrados em grandes quantidades nos cristais se comparado ao açúcar refinado, o Açúcar Demerara pode trazer ótimos benefícios ao organismo. Para se ter uma ideia, em 100 gramas do ingrediente, há a presença de 29 miligramas de magnésio, 85 miligramas de cálcio, 346 miligramas de potássio e 22 miligramas de fósforo, além de uma boa quantidade das vitaminas B1, B2 e B6. Enquanto isso, em 100 gramas de açúcar refinado, são encontrados apenas 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

Veja, a seguir, quais são os principais efeitos do Açúcar Demerara no corpo:

  • Ajuda a manter o tônus muscular da parede do trato digestivo;
  • Melhora a saúde do sistema nervoso;
  • Fortalece a pele, unhas e cabelos;
  • Faz bem para a saúde ocular;
  • Previne problemas bucais;
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Faz bem para mulheres grávidas;
  • Acelera a cicatrização de lesões;
  • Previne e trata a anemia;
  • Auxilia na produção de hemoglobina;
  • Engorda menos que os demais açúcares, já que possui apenas 376 calorias em 100 gramas de alimento.

Açúcar Demerara Ajuda a Emagrecer?

Na verdade, não. Apesar de conter mais nutrientes que o açúcar refinado, o Açúcar Demerara não ajuda a emagrecer. Isso porque ele contém uma quantidade de calorias só um pouco menor que a deste último – são 376 calorias em 100 gramas de Açúcar Demerara para 387 calorias para a mesma quantidade de refinado – o que pode não deve ser tão significativamente considerado quando o assunto é perda de peso.

Se estiver de dieta, pode pensar em inseri-lo na sua dieta em vez da versão refinada por seu alto valor nutricional e por não fazer tão mal à saúde quanto ela. Sobre emagrecimento, esta não é bem uma de suas características fortes.

Açúcar Demerara Consumo Recomendado:

O Açúcar Demerara não foge à regra. Segundo a OMS, o consumo recomendado diário permanece na faixa dos 20 aos 25 gramas, assim como o açúcar mascavo. Isso pode variar de acordo com as necessidades diárias de cada um, mas para prevenir o surgimento de doenças graves como o Diabetes, é interessante manter essa quantidade a ser consumida por dia.

Porém, deve-se ficar atento também aos outros alimentos consumidos. Não adianta consumir 25 g de Açúcar Demerara por dia e ingerir uma quantidade acima do recomendado de alimentos industrializados que estão carregados de açúcar refinado branco, principalmente o refrigerante.

Existem algumas alternativas que podem substituir o açúcar, como a Stevia ou o mel (de preferência, já que é 100% natural). O Stevia deve ser consumido de acordo com o que um médico ou nutricionista recomendar. E mesmo esses produtos mais saudáveis devem ser consumidos sem exagero, principalmente o mel, que possui um teor relativamente alto de glicose, frutose e alguns outros tipos de açúcares naturais.

Contraindicações e Alertas Sobre o Consumo:

O Açúcar Demerara, tal o cristal e o refinado não deve ser utilizado por aqueles que possuem restrições a essa substância, principalmente os diabéticos e quem já possua resistência à insulina. Nesse caso deve-se utilizar os adoçantes. Regina recomenda: “Adoçantes ou edulcorantes são opções para quem quer restringir a quantidade diária de açúcar. Opte pelo stévia ou xilitol”.

O consumo exagerado do Açúcar Demerara pode trazer, além do risco de desenvolvimento de diabetes, outros prejuízos, o mais facilmente notado é o ganho de peso. Com os quilos extras os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares aumentam, por exemplo.”

Por isso é importante realizar a substituição sim, mas com cuidado, ok? Assim você conseguirá manter a sua saúde em dia sem perder a chance de continuar comendo seus docinhos. Compartilhe esse post em suas redes sociais e leve esse conteúdo para seus amigos!

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