Os 7 Principais Alimentos Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

Os Principais Alimentos Para Saúde Ter uma alimentação saudável reflete tanto no bom funcionamento do organismo como também na beleza de cabelos, unhas e pele. Por isso, selecionar bem o que entra no cardápio é fundamental para trazer saúde ao corpo. Segundo pesquisadores, existem certos alimentos considerados extremamente saudáveis e incluí-los ao dia a dia pode ser a saída certa para quem quer ter mais qualidade de vida.

Principais Alimentos Para Saúde!Pimenta Preta: além de fibras, possui ação antioxidante e ajuda quem sofre de excesso de gases. Por potencializar a liberação de ácido clorídrico, acelera a digestão. “A pimenta não possui contraindicação, mas não é recomendado ultrapassar a quantidade diária de duas colheres de sopa. Para consumi-la, adicione algumas pitadinhas na comida”, explica o nutricionista. Então a Pimenta não deixar de der Principais Alimentos Para Saúde.

Manjericão: este tempero é rico em ferro, cálcio, vitamina C e potássio. Possui também flavonoides (orientia e vicetina) capazes de proteger as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e danos relacionados com radicais livres. por isso é um dos Principais Alimentos Para Saúde por conter óleos voláteis (estragol, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno), o manjericão também restringe a formação de bactérias indesejáveis.

“Ele é também uma boa fonte de betacaroteno, um antioxidante que protege as células epiteliais contra danos causados pelos radicais livres. E traz na composição o magnésio, que atua na melhora do fluxo sanguíneo, diminuindo o risco de arritmias cardíacas e de espasmos do músculo cardíaco ou dos vasos sanguíneos”, explica Dr. Gabriel. O tempero não possui contraindicação e pode ser consumido tanto “in natura” como cozido.

Pimenta Chili: para quem não sabe, essa pimenta possui três vezes mais vitamina C do que a laranja. A capsaicina, um dos principais compostos da pimenta e que causa o sabor picante, reduz o apetite e aumenta o gasto calórico. Seis gramas queimam cerca de 45 calorias.

A pimenta também contém vitaminas A, B e C, magnésio, ferro e aminoácido. Sem contar que o ácido fólico e o betacaroteno presentes no alimento têm ação antioxidante. “O consumo favorece quem tem enxaqueca, pois provoca a liberação de endorfina, analgésico natural que provoca sensação de bem-estar. Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida”, diz o nutricionista temos vários motivos para colocamos nos Principais Alimentos Para Saúde.

Arroz Preto: o grão é rico em proteínas, ferro, vitamina E, C e Complexo B, além de possuir antocianina, pigmento antioxidante que causa a coloração escura. Pelo fato de apresentar mais fibras que o integral convencional, melhora o funcionamento intestinal, diminui a absorção de gordura e colesterol e causa maior saciedade que o arroz palpabilizado. Em farelos, esse grão pode ser adicionado a vitaminas ou leite.

Linhaça: A semente da linhaça triturada é rica em ômega 3 e traz enormes benefícios ao corpo humano. “Diversos estudos têm mostrado efeito cardio-protetor da farinha de linhaça, por ser rica em ômega-3, promovendo o aumento do HDL (bom colesterol) e a redução do LDL e triglicérides”, explica Leila Froeder, nutricionista da Clinica Vivid.

Morango: Possuem grande quantidade de flavonoides, antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células. “ o morango é um dos Principais Alimentos Para Saúde e também evita também o aparecimento de câncer e a oxidação do LDL (colesterol considerado ruim. quando em excesso) que pode gerar a ‘placa de ateroma’ ou aterosclerose nas artérias, que causam o infarto e o derrame cerebral”, diz Leila.

O primeiro deles é o manjericão, que consiste em um tempero que possui nutrientes como vitamina C, ferro, potássio e cálcio bem como flavonoides e óleos voláteis a exemplo do mirceno e linalol. Devido a estas características, o manjericão possui importante função de combate aos radicais livres por sua atuação como antioxidante além de evitar o surgimento de infecções bacterianas.

Azeite de Oliva: O azeite de oliva extra-virgem, além de dar um toque especial no cardápio, previne doenças. “O azeite tem potente efeito inibidor de radicais livres, da oxidação do LDL e também antitrombótico”, afirma a nutricionista.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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