Doenças

Os 10 Principais Sintomas da Sarampo!

Por Osmar da Costa Junior, em 12/06/2017 (atualizado em 08/11/2019)

Os Principais Sintomas da Sarampo que muitos ignoram. Além disso, o Sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.

Sintomas de Sarampo:  Os sintomas costumam aparecer depois de 14 dias de exposição ao vírus. Então, confira Os 10 Principais Sintomas da Sarampo:

  • Febre
  • Olhos avermelhados
  • Sensibilidade à luz
  • Dores musculares
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Manchas brancas pela boca
  • Coceiras
  • Erupções mais graves nas articulações
  • Manchas vermelhas pelo corpo (as manchas vermelhas aparecem de três a cinco dias depois da exposição ao vírus, e podem durar até sete dias).

Causas do Sarampo: O Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus chamado Morbilivírus, que gera Febre, tosse, corrimento nasal e conjuntivite, com pequenas bolinhas avermelhadas que começam perto do couro cabeludo e depois vão descendo, se espalhando por todo corpo. Essa doença passa de uma pessoa para outra através das gotículas de saliva que se espalham pelo ar.

O tratamento do Sarampo é feito de forma a aliviar os sintomas porque esta doença é causada por um vírus e por isso o corpo consegue se livrar dele sozinho, sem a necessidade de antibióticos.

A vacina contra o Sarampo é a melhor forma de prevenir a doença e faz parte do calendário básico de vacinação infantil, sendo dada as crianças entre 12 e 15 meses, com reforço entre os 4 e 6 anos. Essa vacina é altamente eficaz mas como o vírus pode sofrer uma mutação, por vezes, mesmo pessoas vacinadas podem ser infectadas pelo Sarampo.

Prevenção do Sarampo: A vacinação é o meio mais eficaz para se prevenir do Sarampo . Atualmente a vacina anti Sarampo está disponível em toda a rede pública de saúde e se faz eficaz em cerca de 97% dos casos. A vacina deve ser aplicada em bebês, após o 9º mês de vida, e em adultos que não tomaram a vacina e não contraíram a doença na infância.

Por se tratar de uma doença altamente contagiosa, deve-se evitar o contato físico muito próximo com pessoas contaminadas e no período de incubação da doença. Evitar locais fechados e de grandes aglomerações também reduzem bastante o risco de contágio.

Tratamento do Sarampo: O tratamento para o Sarampo é feito com o intuito de controlar ou reduzir os sintomas do paciente. Como a doença é autolimitada, ou seja, desaparece sozinha do organismo ao longo dos dias, o tratamento deve ser feito com base no repouso, na ingestão de bastante líquido e em uma dieta recheada em alimentos leves.

Recomenda-se ainda a higienização dos Olhos e das feridas com água morna, além da ingestão de medicamentos antitérmicos para reduzir a Febre e temperatura corpórea do paciente. O tratamento deve ser seguido à risca, até o desaparecimento do sintomas, para evitar maiores complicações causadas pela doença.

Sair da versão mobile