Gravidez

Grávida pode pintar o cabelo? É perigoso?

Por Alan Costa, em 31/07/2018 (atualizado em 09/06/2022)

Se você é uma das mulheres que querem saber se grávida pode pintar o cabelo, pois costumava tingir o cabelo, certamente quando você viu o positivo no teste de gravidez você pensou sobre o desastre em que seu cabelo se tornaria. Não se sinta mal, é uma questão recorrente devido a todos os mitos que ao longo dos anos se desenvolveram em torno desta questão.

Temos boas notícias para você, e atualmente parece não haver razões reais ou estudos científicos que desconsiderem o uso de corantes modernos durante a gravidez ou que tenham medo de prejudicar o bebê se você aplicar tratamento de cabelo antes de saber que estava grávida, ou seja, grávida pode pintar o cabelo.

O corante afeta meu bebê?

No passado, as tinturas continham formalina, que é um composto químico que pode afetar o feto e é por isso que o mito permanecia que era ruim tingir seu cabelo durante a gravidez. As fórmulas usadas para este propósito mudaram muito, o que tem sido muito bom, não só para as mulheres grávidas, mas também para o nosso cabelo que está tão danificado com estas aplicações.

A formalina e outros formaldeídos presentes nos corantes do passado podiam ser absorvidos pelo corpo da mãe através da corrente sanguínea, atingir a placenta e prejudicar o bebê.

No entanto, atualmente, os corantes capilares são seguros e grávida pode pintar o cabelo. Portanto, a futura mãe não precisa desistir de cuidar de sua aparência. No entanto, se você não quer usar corantes tradicionais, porque eles requerem tempos mais longos e dar melhores resultados quando aplicado, você pode usar algum corante que se dissolvem na água, qual a cor do cabelo sai rapidamente e são absolutamente seguros.

Se você ficar mais calmo, pode esperar até segundo trimestre da gravidez para tingir seu, quando o bebê em desenvolvimento estiver menos vulnerável. Outra alternativa é fazer mechas, um banho de cor ou reflexos. Esses tratamentos têm pouco ou nenhum contato com o couro cabeludo. Como alternativa aos corantes químicos, alguns especialistas recomendam o uso de corantes vegetais. Entre eles, você pode encontrar hena pura, um corante vegetal semipermanente.

Como colorir o seu cabelo com segurança:

Em geral, a grávida pode pintar o cabelo pois, é seguro tingir seu cabelo durante a gravidez. Mas você ainda deve tomar precauções para minimizar o risco de causar danos ao seu bebê.

1. Espere até o seu segundo trimestre:

O cabelo pode crescer em um ritmo mais rápido durante a gravidez, então você pode precisar de mais retoques na raiz durante esses nove meses. Para minimizar o dano potencial a um feto em desenvolvimento, alguns especialistas aconselham contra a coloração do cabelo nas primeiras 12 semanas de gestação.

Você deve esperar até o segundo trimestre para colorir seu cabelo. O rápido crescimento e desenvolvimento ocorre durante o primeiro trimestre. É importante fornecer um ambiente de proteção para seu bebê durante esse período.

2. Selecione tratamentos capilares alternativos:

Grávida pode pintar o cabelo,  mas não há mal em ser cauteloso. Se você estiver preocupado com possíveis efeitos prejudiciais, escolha tratamentos capilares mais suaves para minimizar sua exposição a produtos químicos.

Em vez de tingir o cabelo inteiro, pergunte ao seu estilista sobre luzes, geada ou listras para evitar aplicar o corante diretamente no couro cabeludo ou na pele.

3. Escolha uma cor de cabelo mais segura:

A cor permanente do cabelo pode fornecer os melhores resultados, mas não é a única opção para cor. Para um tratamento mais seguro durante a gravidez, escolha uma cor de cabelo semipermanente sem amoníaco ou isenta de branqueamento.

Uma cor semi-permanente pode não durar tanto quanto uma cor de cabelo permanente, mas pode reduzir sua exposição a produtos químicos e toxinas. Isso pode proporcionar paz de espírito enquanto você está grávida.

Outras opções mais seguras incluem corantes vegetais naturais e cabelo henna.

Gravidez pode afetar a maneira como o cabelo reage ao corante:

Gravidez pode afetar a condição normal do seu cabelo. As alterações hormonais podem significar que os corantes não afetam necessariamente o seu cabelo da mesma forma, portanto, os resultados podem não ser o esperado. Por exemplo, seu cabelo pode:

  1. reagir de forma diferente para colorir ou perming do que normalmente.
  2. tornar-se mais ou menos absorvente, crespo ou imprevisível.

É sempre uma boa ideia fazer um teste primeiro, usando a tintura de cabelo ou o tratamento que você pretende usar. Fale com o seu cabeleireiro para aconselhamento.

O que devo levar em conta para cuidar do meu cabelo e não afetar o bebê?

  1. Grávida pode pintar o cabelo e se você decidiu pintar o cabelo, use apenas corantes sem amônia, em um local com boa ventilação, de modo a não inalar os gases emitidos na aplicação desses produtos.
  2. Os reflexos são uma boa opção, você precisará de menos aplicação de corante e terá menos contato com o couro cabeludo, reduzindo ainda mais as chances de o bebê absorver os produtos químicos.
  3. Use luvas e leia bem as instruções para não exceder os limites de tempo estabelecidos na aplicação do corante.
  4. Investigue corantes naturais como o Henna.
  5. O que nós recomendamos que você deve evitar são alisamentos permanentes e químicos, uma vez que a maioria deles contém formaldeído em sua composição.
  6. Como precaução, recomenda-se que, se você for pintar o cabelo, faça-o após o primeiro trimestre, pois é nesse período que a maioria dos órgãos do bebê se desenvolve.
  7. Não exceda o uso de tintura, um ou dois durante a gravidez é recomendado como a progesterona que produz a placenta enfraquece o cabelo e facilita a sua queda.

Se até mesmo lendo esta informação você se sentir desconfortável, pergunte ao seu médico e estilista o que você pode fazer para não perder o tom de seu cabelo ou evitar os irritantes cabelos grisalhos em seu cabelo. Existem xampus com cor e corantes de origem vegetal que duram de 26 a 28 lavagens que podem ajudar a manter seu cabelo bonito durante a gravidez.

Sair da versão mobile