
Catalepsia – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição que poucos conhecem. Além disso, a Catalepsia é um distúrbio que impede o doente de se movimentar, apesar de continuarem funcionando os sentidos e as funções vitais (só um pouco desaceleradas).
A Catalepsia é uma condição transitória, mas às vezes duradoura (muito rara), em que o paciente sofre uma paralisia geral de todos os seus músculos, ficando impossibilitado de se mover ou mesmo falar, embora continue consciente e com os seus sentidos ativos e as funções vitais funcionantes (embora um pouco desaceleradas).

O que mais aflige as pessoas é o fato de perceberem tudo que ocorre à sua volta e não conseguirem esboçar qualquer reação. Normalmente, os músculos da pessoa cataléptica ficam rígidos e se alguém levá-la a uma determinada postura (levantar seu braço, por exemplo) ela permanece desse jeito, incapaz de se mover (flexibilidade cérea).
Conteúdo:
Destaque da Semana:
Ao longo dos anos, principalmente nos séculos passados, foram muitos os casos de pessoas que foram dadas como mortas e que mais tarde viriam a acordar, algumas até mesmo durante o seu velório (isto para não falar do número de pessoas que terão sido enterradas vivas).
Causas da Catalepsia: Algumas das causas da Catalepsia são desconhecidas, mas, a Catalepsia tem sido associada a diversos fatores genéticos, ou determinadas má formações em alguma região do cérebro.
A Catalepsia pode ainda surgir como resultado de algumas outras doença do sistema nervoso, como:
- Epilepsia;
- Esquizofrenia;
- Debilidade mental;
- Síndrome neuriléptica maligna;
- Depressão;
- Histeria;
- Doença de Parkinson;
- Traumatismo craniano;
- Grave trauma emocional, etc.
Este problema pode ainda surgir como efeito colateral do uso de determinados medicamentos que são usados no tratamento da Esquizofrenia.
Sintomas da Catalepsia: A Catalepsia poder ser caracterizada por rigidez do corpo e/ou dos membros. Os membros ficam na mesma posição quando movidos (também conhecido como flexibilidade cerosa), há falta de resposta física, perda de controle muscular, e um retardamento severo das funções corporais (tais como a respiração).
No passado a Catalepsia foi por vezes diagnosticada como morte e resultou em pessoas sendo, na verdade, enterradas vivas.
Sintomas Mais Comuns:
- Rigidez e paralisia geral de todos os músculos do corpo;
- Sinais vitais drasticamente reduzidos.
Diagnósticos da Catalepsia: Há muito tempo atrás a Catalepsia não era entendida como uma doença e não havia diagnóstico. Sendo assim muitas pessoas catalépticas eram enterradas vivas porque acreditava-se que eles estavam realmente mortos. Obviamente quando essas pessoas acordavam do episódio da doença enfrentavam o desespero de estarem fechados dentro de caixões.
Muitas dessas pessoas acabavam morrendo sufocadas dentro das suas próprias covas, outros ainda tinham força para se debater e chamar a atenção dos demais.
Claro que essas situações apenas reforçava a lenda de mortos vivos e fantasmas. As populações que assistiam incrédulas essas situações chegavam até mesmo a pensar que os catalépticos eram vampiros. O estado cataléptico já foi associado a hipnose e a abdução por alienígenas.

Tratamentos da Catalepsia: O tratamento da Catalepsia consiste no uso de medicamentos benzodiazepínicos que ajudam a evitar as crises catalépticas. Estes medicamentos ajudam a relaxar os músculos e a evitar a imobilidade total. No entanto, estes medicamentos podem provocar diminuição da concentração, sonolência e até mesmo tonturas.
Links úteis:
em outros casos mais graves, quando esta doença não corresponde ao uso de benzodiazepínicos, pode ser eficaz o uso da eletroconvulsoterapia (ECT). Em qualquer dos casos, é muito importante que quem sofre de Catalepsia seja acompanhado por um neurologista.
Deixe um comentário