Início » Dicas de Saúde » plantas medicinais » 6 tipos de chalota: o que é, características, usos e informações

6 tipos de chalota: o que é, características, usos e informações

tipos de chalota

Existem vários tipos de chalota no mundo todo, esses vegetais versáteis podem ser incluídos em muitas receitas devido à sua alternativa mais suave e suave à cebola. Além disso, este vegetal vem em vários perfis de sabor, é fácil de cultivar e pode ser um substituto ideal ao adicionar alho ou cebola à sua receita.

tipos de chalota
tipos de chalota

As chalotas são hortaliças parecidas com as cebolas, de origem asiática e bastante utilizada na França. Além disso, esta hortaliça é menor do que as cebolas e têm sabor parecido com o do alho , porém são mais adocicadas e suaves.

Este vegetal versátil e fácil de encontrar pode apimentar praticamente qualquer prato e dar à sua refeição um certo brilho e chute impossível de obter com apenas um simples sabor de cebola ou alho.

A seguir, vamos dar uma olhada mais de perto nos vários tipos de chalotas, seus sabores e como podem ser introduzidos em suas receitas.

O que é uma chalota?

o que e chalota
o que e chalota

A chalota é uma espécie de planta totalmente única, embora provavelmente esteja relacionada à cebola, alho, alho-poró ou cebolinha.

Este vegetal existe há séculos, mas provavelmente foi originalmente cultivado por agricultores e viajantes do sudoeste da Ásia que viajavam para o leste do Mediterrâneo ou a Índia.

A aparência de uma chalota pode variar dependendo da espécie de chalota. Como o alho, a maioria das variedades de chalota crescem em cachos protegidos por uma fina camada de material ou casca.

Os dentes de chalota individuais podem ser descascados da pele e usados ​​em muitas receitas.

Enquanto a maioria das chalotas são bulbosas, outras variedades de chalotas podem ser oblongas, como a chalota de banana, ou em forma de lágrima, como a ambiciosa chalota.

Tipos de chalotas:

Como muitos outros vegetais, a aparência da chalota pode mudar entre as variedades disponíveis, mas o perfil de sabor também pode ser incrivelmente diferente.

Abaixo, aqui estão alguns dos tipos de chalotas cultivadas e usadas em receitas ao redor do mundo.

Chalota francesa

chalota francesa
chalota francesa

Esta opção de chalota francesa é marrom ou cor de mogno por fora e pode ser rosa ou vermelha por dentro.

Além disso, ela  cresce rapidamente e atinge a maturidade em apenas 80 dias, o que a torna uma das opções de chalota de crescimento mais rápido, a chalota  tem um sabor picante, forte e pode ser armazenada por um período prolongado.

Chalota ambiciosa

chalota ambiciosa
chalota ambiciosa

A chalota ambiciosa é em forma de lágrima, o interior desta chalota varia de uma cor marrom ferrugem a uma cor de chalota rosa.

Esta opção é uma variedade de chalota francesa que amadurece em cerca de 100 dias e pode ser facilmente armazenada por um longo tempo, esta opção é uma chalota que é comumente usada em muitas receitas.

Chalota prisma

chalota prisma
chalota prisma

A chalota prisma frequentemente referida como chalota vermelha, além disso, este tipo de chalota é inteiramente vermelha por dentro e por fora.

Ela tem pele lisa e geralmente está pronta para a colheita da planta após cerca de 100 dias.

Esta chalota tem um sabor e cheiro muito fortes e picantes em comparação com outras opções de variedades.

Este tipo de chalota substituirá mais diretamente a cebola em uma receita devido ao seu sabor forte.

Chalota amarela

chalota amarela
chalota amarela

A chalota amarela, comumente chamada de chalota dourada, é um tipo pequeno de vegetal, esta pequena variedade de allium cepa é apreciada por seu sabor mais suave e doce.

Além disso, a chalota amarela é comumente usada em muitas sopas e ensopados, adicionando apenas um toque de sabor de cebola à sua receita, este tipo de chalota também é amplamente utilizado para receitas de decapagem.

Chalota griselle

chalota griselle
chalota griselle

Este tipo de chalota é considerada a verdadeira chalota e também pode ser chamada de chalota griselle.

Este vegetal tem estilo francês comumente encontrada em centros de jardim e cozinhas.

Esta variedade tem um exterior cinza, com um interior quase roxo, esta variedade também tem uma forma alongada e amadurece após 200 dias.

Tem um sabor extremamente robusto e pode ser usado em várias receitas, mas não tem uma vida útil particularmente longa.

Chalota banana:

chalota banana
chalota banana

A chalota banana é um tipo híbrido de chalota que mistura uma cebola e uma chalota, esta variedade é a maior chalota e é comumente usada em muitas receitas.

Além disso, este vegetal tem o exterior castanho ou ferrugem e é muito fácil de descascar.

Em comparação com outras chalotas tipos de chalotas, esta tem gosto mais semelhante a uma mistura de cebola e alho mais macia ou doce.

Usos da chalotas:

Chalotas são comumente usadas em muitos tipos de cozinha, mas são amplamente utilizadas em pratos asiáticos.

Esses vegetais geralmente são fatiados e cozidos ou em conserva para criar um perfil de sabor totalmente diferente.

Além disso, a chalota oferece aos cozinheiros um sabor cada vez mais suave em comparação com a cebola. Chalotas podem ser usadas no lugar de cebolas em muitas receitas para suavizar o sabor.

O que combina bem com chalotas?

As chalotas oferecem um sabor mais suave do que uma cebola. Por esse motivo, eles são comumente usados ​​como vegetais autônomos em pratos salteados, molhos ou saladas. A chalota pode ser deixada crua ou cozida com outros vegetais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.