Início » Síndrome de charles bonnet – sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos!

Síndrome de charles bonnet – sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos!

síndrome de charles bonnet

Aqueles que vivem com a síndrome de charles bonnet sabem que suas alucinações não são reais, então a doença não tem sido associada a condições cognitivas. Como psicose, esquizofrenia ou demência, que também podem causar alucinações visuais.

síndrome de charles bonnet
síndrome de charles bonnet

O que é a síndrome de charles bonnet?

A síndrome de charles bonnet, também conhecida como CBS, é uma condição que afeta pessoas cognitivamente saudáveis ​​(na maioria das vezes idosas) com perda parcial ou total da visão. Aqueles que vivem com a CBS frequentemente experimentam alucinações visuais muito vívidas que podem variar do simples ao complexo e podem durar de alguns minutos a várias horas, dias ou até mesmo anos. Embora a CBS afete pessoas com deficiência visual, ela não afeta os que nascem com problemas de visão. (apenas aqueles que têm perda súbita de visão ou problemas de visão relacionados à idade.).

Sintomas da síndrome de charles bonnet:

Os sintomas mais notáveis ​​são alucinações visuais. As pessoas que vivem com a CBS podem experimentar duas categorias diferentes de alucinações:

Alucinações simples: Essas alucinações podem incluir formas, padrões, lampejos de luz e linhas, entre outros objetos não formados.

Alucinações complexas: Essas alucinações podem ser totalmente formadas e incluem imagens de pessoas, animais, insetos, cenas, padrões repetitivos e objetos do cotidiano.

As pessoas que vivem com a CBS também relatam ter visto suas alucinações em cores e em preto e branco. E, embora as alucinações não sejam perturbadoras, algumas pessoas acham perturbador ver uma pessoa, um animal ou um objeto estranho em sua casa.

O tempo, a frequência e a intensidade das alucinações podem variar muito de pessoa para pessoa. Muitas pessoas que vivem com a CBS, no entanto, experimentam alucinações ao acordar e podem identificar um padrão no momento e freqüência de suas alucinações após algum tempo.

Como a CBS é causada por outras condições que resultam em perda de visão, é importante também observar os sintomas da condição subjacente. Derrames, degeneração macular, catarata, retinopatia diabética e outras condições comuns podem levar ao desenvolvimento da síndrome de charles bonnet, entre outros distúrbios sérios da pele.

Causas da síndrome de charles bonnet:

Não existe uma única causa conhecida. Como mencionado anteriormente, a CBS pode ser causada por outras condições de saúde que danificam a visão, incluindo:

Embora a síndrome de charles bonnet tenha sido associada a certas condições de saúde, os pesquisadores ainda não sabem ao certo por que as pessoas com deficiência visual podem experimentar alucinações visuais (mas existem teorias).

Uma teoria comum sugere que, quando as células da retina de uma pessoa não podem mais enviar ou receber imagens, o cérebro começa a criar suas próprias imagens “fantasmas” (semelhantes à dor do membro fantasma relatada por pessoas que perderam membros.).

Diagnóstico da síndrome de charles bonnet:

Como a síndrome de charles bonnet pode estar ligada a condições crônicas mais graves, é importante consultar seu médico no início dos sintomas. Tomar conta de sua condição no início pode ajudar a prevenir outras preocupações de saúde no futuro.

Quando você for a sua consulta, não deixe de trazer uma lista de sintomas, incluindo descrições de alucinações, bem como seu tempo e freqüência, quaisquer medicações que esteja tomando atualmente e informações sobre quaisquer outros eventos de saúde que possam ter contribuído para a perda da visão ou deficiência.

Não há uma única ferramenta ou teste que seu médico irá usar para diagnosticar você ou seu ente querido. Em vez disso, eles provavelmente farão um exame físico e um exame oftalmológico, e pedirão detalhes sobre as alucinações visuais da água. Alguns médicos podem solicitar um exame de ressonância magnética ou um exercício de memória para descartar outros problemas cognitivos.

Tratamento da síndrome de charles bonnet:

Atualmente, não há cura para a síndrome de charles bonnet. A maioria das opções de tratamento visa aliviar os sintomas quando eles ocorrem e tornar a condição mais manejável.

Se você foi diagnosticado com CBS, seu médico pode recomendar:

Praticar cuidado oftalmológico e visitas regulares ao seu oftalmologista:

Tratar a causa do comprometimento da visão e melhorar a capacidade visual é uma das melhores maneiras de controlar. Tem sido relatado que o tratamento eficaz da perda da visão pode reduzir a gravidade e a frequência dos sintomas.

Evitando gatilhos para a CBS:

Algumas pessoas que vivem com a CBS experimentam alucinações intensificadas quando se sentem estressadas, ansiosas ou isoladas. Tomar as medidas adequadas para evitar esses gatilhos pode ajudar a evitar episódios.

Exercitando seus olhos: E outros sentidos: movimentos rápidos dos olhos e piscar lentamente podem ajudar a aliviar os sintomas da CBS. Alguns médicos também recomendam estimular seus outros sentidos (com música, audiolivros, podcasts ou atividades práticas) durante uma alucinação.

Certos medicamentos prescritos: Antidepressivos e anticonvulsivantes às vezes são usados ​​para tratar CBS, mas geralmente são reservados para casos muito graves que não responderam a opções de tratamento mais convencionais.

Como várias condições podem levar ao desenvolvimento, as opções de tratamento para os sintomas associados variam muito. Seu médico determinará um plano de tratamento com base na causa original do comprometimento da visão (como um derrame), bem como no histórico médico e no estilo de vida.

Sempre fale com o seu médico ou oftalmologista antes de se submeter a qualquer tipo de tratamento para a síndrome de charles bonnet ou suas condições de saúde associadas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.