Início » Doenças » Pediculose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Pediculose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Pediculose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Pediculose popularmente conhecida como infestações de piolhos, é uma doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça. Os piolhos são insetos muito pequenos que podem viver em seu couro cabeludo e colocar ovos em seu cabelo. Eles são espalhados pelo contato direto com uma pessoa que tem piolhos.

Pediculose

Você também pode contrair a Pediculose usando itens pessoais com piolhos vivos, como chapéus, cachecóis, casacos, toalhas, roupas de cama ou escovas de cabelo e pentes. Passar muito tempo em torno de crianças (por exemplo, na escola ou no acampamento) ou morar em dormitórios, quartéis ou outros lugares próximos com muitas outras pessoas podem aumentar seu risco de contrair piolhos.

Causas da Pediculose: A Principal causa da Pediculose é um agente infeccioso transmitido por outra pessoa por uma ou mais das seguintes: saliva, ar, tosse, via fecal-oral, superfícies, sangue, agulhas, transfusões de sangue, contato sexual, mãe ao feto, etc.

A infestação piolhos no couro cabeludo. Os piolhos de ambos os sexos e de todos os tipos se apegam à pele e vivem sobre o sangue que eles sugam. Das três variedades, o piolho púbico é o mais pequeno e o corpo é o maior.

Morfologicamente, os piolhos são idênticos, exceto que eles diferem em suas preferências territoriais. A vida útil dos piolhos é de aproximadamente um mês durante o qual uma fêmea gravida coloca 7-10 ovos por dia. Estes ovos ou nits ficam firmemente ancorados ao cabelo por um material pegajoso (quimico).

Sintomas da Pediculose: Os Principais sintomas da Pediculose incluem:

  • Coceira intensa (prurido);
  • Erupção cutânea causada por uma reação alérgica às picadas de piolho;
  • Solavancos vermelhos na pele;
  • pele espessada ou escurecida, geralmente perto da cintura ou da virilha, se os piolhos estiveram há muito tempo.

Diagnósticos da Pediculose: Se você acha que você ou seu filho possam ter Pediculose, seu médico ou outro profissional de saúde pode confirmar o diagnóstico observando seu couro cabeludo e cabelo. Seu provedor procurará piolhos adultos e seus ovos (também chamados de “nits”). Estes geralmente são encontrados no eixo do cabelo, perto do couro cabeludo. Seu provedor também pode encontrar casos de ovos em seu cabelo. Se você tem Pediculose, seu médico pode ajudá-lo a escolher o melhor tratamento.

Pediculose-1

Tratamentos da Pediculose: O tratamento da Pediculose tem 2 aspectos: medicação e medidas de controle ambiental. A crescente ênfase está sendo colocada na compreensão do ciclo de vida dos piolhos para fornecer um tratamento efetivo.

Nem todas as preparações de tratamento são ovicidas. Para Pediculose fracamente ovicidas ou não ovicidas, recomenda-se o tratamento de rotina tipicamente 7-9 dias após o primeiro tratamento. Para os pediculicidas fortemente ovicidas, recomenda-se o tratamento retratado somente se os piores vivos (ou seja, rastejando) ainda estiverem presentes após o tratamento.

O tratamento para Pediculose deve ocorrer idealmente após a incubação de todos os ovos, mas antes da produção de ovos novos. É extremamente importante usar medicamentos como indicado para garantir a erradicação total dos piolhos durante o ciclo de vida. Além disso, todas as pessoas infestadas em uma casa e seus contatos próximos infestados e companheiros de cama devem ser tratados ao mesmo tempo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.