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Alimentos Saudáveis Dicas de Saúde

Os 20 Principais Alimentos que não Contem Glúten

Os Principais Alimentos que não Contem Glúten Pessoas com intolerância ao glúten, ou celíacos, não podem ingerir alimentos que contenham a substância, já que ela impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino. Alem disso, os portadores de sensibilidade ao glúten também precisam evitar ao máximo o seu consumo, mas os benefícios da dieta sem esta proteína podem ser percebidos por qualquer pessoa.

Eliminar o glúten da dieta provoca a redução no grau de inflamação do organismo. Assim, o metabolismo volta a funcionar normalmente, o que promove a diminuição da retenção de líquidos, perda drástica e rápida de peso, correta absorção dos nutrientes pelo intestino e prevenção de doenças não transmissíveis, como a obesidade e complicações cardiovasculares, diz a nutricionista. Então, confira agora Os 20 Principais Alimentos que não Contem Glúten.Alfarroba: A planta tem sido utilizado largamente na elaboração de um produto equivalente ao chocolate, com cor, textura e sabor semelhantes, porém, livre de lactose e glúten. Os chocolates de alfarroba contêm menor quantidades de gordura do que os tradicionais e muito produtos são isentos de açúcar (confira o rótulo). Rica em fibras e antioxidantes, a alfarroba ajuda no controle do colesterol e na prevenção do envelhecimento precoce.

Lentilha: Possui mais proteínas que o feijão, além de ser fonte de fósforo, ferro e acido fólico, uma vitamina do complexo B indispensável para o funcionamento do sistema nervoso, previne tumores e problemas cardiovasculares. tornado-se um dos Principais Alimentos que não Contem Glúten. A grande quantidade de fibras ainda regula o intestino, saia a fome e ajuda no emagrecimento.

Linhaça: Riquíssima em fibras, favorece o funcionamento do intestino, acabando de vez com a barriga inchada. “ A linhaça também é ótima para o controle do diabetes, colesterol e hipertensão, pois contém ômega 3, um nutriente anti-inflamatório”.

InhamePossui carboidrato de baixo índice glicêmico (boa opção para diabéticos e para quem quer reduzir as gorduras no abdômen) e oferece ótima quantidade de potássio, mineral que controle a pressão arterial e participa das contrações musculares.

Banana Verde: “A farinha de banana verde é uma fonte rica de potássio, fósforo, magnésio e outros minerais, mas a principal propriedade é o amido resistente, que não é digerido nem absorvido”. Ajuda, assim, no trânsito intestinal, na redução do colesterol. banana não ficara de fora dos Principais Alimentos que não Contem Glúten. E controla a liberação de glicose no sangue, ideal para turbinar o seu plano de emagrecimento.

Batata-Doce: Por ter carboidratos de baixo índice de glicêmico, não provoca picos de insulinas no sangue e é indicada como fonte de energia para quem quer perder peso. É rico em betacaroteno, um antioxidante que se converte em vitamina A quando ingerido, protegendo a saúde da pele e dos olhos.

Castanha-Do-Pará: Alimentos que não Contem Glúten é a oleaginosa mais rica em selênio, mineral com alto poder antioxidante e que combate as inflamações do organismo, garantindo que se as células trabalhem melhor, sem acumular gordura. Porém, em excesso, pode atrapalhar a dieta: consuma no máximo 2 por dia.

Amêndoa: Assim como outras oleaginosa, a amêndoa é rica em gorduras benéficas, que protegem as artérias e as funções cerebrais, além de fornecer boa quantidade de proteínas, vitamina E e vitamina do complexo B. para não atrapalhar a dieta, o ideal é consumir no máximo 6 unidades, desde que não haja a ingestão de outras oleaginosa no dia.

SojaAinda da dieta, a soja possui baixo teor de gordura, não tem colesterol e contêm grande quantidade de proteína. Além disso, é rica em fibras, que ajuda a regular o intestino e o índice glicêmico no sangue, controlando o peso. Possui fósforo e potássio, que mantêm a saúde dos músculos e ainda garantem disposição para a prática de exercícios físicos.

KonjacPode ser encontrado como macarrão ou barrinhas, e é feito a partir de um tubérculo. É pouco calórico (tem 5 calorias a cada 100g) e rico em uma substância chamada glucagonoma, um tipo de fibras solúvel que aumenta a sensação de saciedade, konjac um dos Principais Alimentos que não Contem Glúten.

IogurteOs probióticos, micro-organismos benefícios presente no alimento, fermentam a lactose, equilibram a fibra intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Prefira as versões light para não pesar na balança.

CacauEstimula a libertação de hormônios como a endorfina, que promove a sensação de bem-estar, melhorando quadros de ansiedade e depressão. O cacau em pó é uma opção mais saudável do que o achocolatado, já que este é composto por mais de 50% de açúcar, enquanto o cacau é livre de açúcar e preserva boa quantidade de nutrientes.

Castanha de Caju: É rica em gordura boa (monoinsaturada) e fonte de fibras, responsável por manter o nível de açúcar no sangue estável, ativar o metabolismo da queima de gorduras, além de garantir saciedade. No entanto, deve ser consumida em pequenas da irritabilidade, do cansaço e do nervosismo.

Coco: Além do leite e do coco ralado, a farinha também é ótima para receitas sem glúten. A água e a fruta fresca também estão liberadas e são ricas em minerais como cálcio, sódio e potássio. “A farinha de coco atua indiretamente no emagrecimento, por ter em sua composição uma das maiores quantidades de fibras insolúveis quando comparada a outros alimentos”.

Grão-De-Bico: Contém o aminoácido triptofano, que participa da serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer, bem-estar e confiança. Portanto, o alimento afasta ansiedade e nervosismo, além de ajudar no controle do apetite e do sono. Como farinha, e é as Principais Alimentos que não Contem Glúten e é rico em fibras, proteínas e minerais.

Farinha de Arroz: É a principal substituta da farinha de trigo nas receitas, visto que garante a mesma textura e espessamento da massa, além de ter 4,5 vezes menos gorduras totais do que a farinha de trigo: apenas 0,3 gramas por porção de 100 gramas da farinha de arroz contra 1,4 gramas na mesma quantidade de farinha de trigo. No entanto, prefira a versão de arroz integral, que possui mais nutrientes, como fibras e vitaminas do complexo B.

Chia: É um dos alimentos mais ricos em ômega 3, um ácido graxo que reduz o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL), preserva a memória e reduz o acúmulo de gordura abdominal. Repleta de fibras, ajuda no funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade – já que, ao ser ingerida, absorve água e aumenta cerca de 12 vezes seu tamanho no estômago.

Tapioca: Alimento tipicamente brasileiro, a farinha ou goma da tapioca também é produzida a partir da mandioca. Pode ser servida com recheios doces light ou salgados e é indicada para o café da manhã ou lanche da tarde. Por ser rica em carboidratos, tapioca é um dos Alimentos que não Contem Glúten ser substituir-pães e torradas, por exemplo.

Milho: “Fonte de carboidrato, o milho fornece energia, é rico em vitamina E e carotenoides, como a luteína e a taraxantina, que protegem a saúde dos olhos”. No mercado, é possível encontrar farinha de milho amarelo e de milho branco, com sabor e textura mais leves.

Quinoa: É um pseudocerasto e considerado um alimento completo, fonte importante de proteína de alto valor biológico (combinação de aminoácidos de excelentes qualidade). A quinoa possui baixa concentração de carboidrato e de gordura, sendo um aliado nas dietas para perda de peso.

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