Início » Doenças » Abstinência de Nicotina – O que é, Causas e Tratamentos

Abstinência de Nicotina – O que é, Causas e Tratamentos

Abstinência de Nicotina

Abstinência de Nicotina – O que é, Causas e Tratamentos  que devemos ficar sabendo. Além disso, a nicotina é uma droga encontrada no tabaco, o que torna o tabagismo viciante. A nicotina pode ter uma ampla gama de efeitos no cérebro, incluindo:

  • Impulso de humor
  • Reduzindo a depressão
  • Reduzindo a irritabilidade
  • Aumentando a concentração e a memória de curto prazo
  • Produzindo uma sensação de bem-estar
  • Reduzindo o apetite
Abstinência de Nicotina

A nicotina pode ser tão viciante quanto outras drogas, incluindo álcool, cocaína e morfina. Além da nicotina, pensa-se que o tabaco contenha cerca de 70 produtos químicos cancerígenos (carcinógenos). Esses produtos químicos podem resultar no desenvolvimento de doenças relacionadas ao tabagismo, como câncer de pulmão, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Em um esforço para prevenir essas doenças, milhões de fumantes tentam sair todos os anos. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , 68,8 por cento dos fumantes dizem que querem sair completamente. A abstinência de nicotina torna mais difícil sair. A retirada é o conjunto de sintomas físicos dolorosos que ocorrem quando você deixa de usar uma substância aditiva.

Principais Sintomas da Abstinência de Nicotina: Os sintomas da abstinência de nicotina podem começar dentro de 30 minutos do seu último uso de tabaco. Os sintomas dependerão do seu nível de dependência. Fatores como, por exemplo, quanto tempo você usou tabaco e quanto de tabaco você usa diariamente afetará a gravidade de seus sintomas.

Os sintomas da abstinência de nicotina incluem:

Os sintomas da abstinência de nicotina geralmente variam entre os dois ou três dias. Os sintomas geralmente desaparecem por duas semanas. Algumas pessoas podem sofrer a abstinência de nicotina por vários meses.

Tratamento Para Abstinência de Nicotina: Se você decidir parar de fumar, entre em contato com seu médico para discutir maneiras de gerenciar seus sintomas de abstinência. Eles podem ser capazes de fornecer acesso a medicamentos prescritos ou informações sobre grupos de apoio em sua comunidade.

Várias opções de tratamento diferentes estão disponíveis para abstinência de nicotina. Medicamentos de substituição de nicotina sem receita médica, como goma de nicotina e manchas de pele, ou métodos de substituição de nicotina prescritos, como inaladores e pulverizadores nasais, podem ajudar a reduzir os sintomas diminuindo lentamente a quantidade de nicotina em seu corpo.

O tratamento também pode incluir o uso de medicamentos de prescrição não-nicotina, como Zyban ou Chantix. Se você está tentando parar de fumar, você pode se beneficiar com a ajuda de outros que estão tentando sair. Participar de um programa de cessação do tabagismo ou de um grupo de apoio pode aumentar suas chances de sucesso.

Quais as Complicações Associadas à Retirada de Nicotina: A abstinência de nicotina não é uma condição potencialmente fatal. No entanto, você pode notar algumas mudanças físicas ou de humor depois de parar de fumar. Algumas pessoas ganham peso como resultado de parar de fumar. Fale com o seu fornecedor de cuidados primários se tiver dúvidas sobre este problema. Eles podem ser capazes de ajudá-lo a identificar estratégias para gerenciar seu peso.

Algumas pessoas também podem enfrentar problemas de saúde mental. Os pacientes que tiveram episódios de depressão no passado podem sofrer uma recaída. Isso também pode ocorrer para pessoas que tiveram transtorno bipolar ou outros problemas de abuso de substâncias. A depressão associada à abstinência de nicotina é frequentemente temporária e diminui com o tempo. A depressão é uma condição tratável, mas pode ser fatal se não for tratada. Se você tem história de depressão, fale com seu médico sobre maneiras de gerenciar seus sintomas durante a cessação do tabagismo.

Abstinência de Nicotina-1

Perspectiva a Longo Prazo: Superar a abstinência de nicotina é muitas vezes a parte mais difícil de parar de fumar. Muitas pessoas têm que tentar mais de uma vez para sair. Quanto mais você tentar sair, mais provável será que você tenha sucesso.

Infelizmente, há muitas situações em sua vida diária que podem desencadear seu desejo de fumar. Essas situações podem intensificar os sintomas da retirada de nicotina. Os disparadores incluem:

  • Estar em torno de outros fumantes
  • Estar em um carro
  • Sentindo estressado
  • Bebendo café ou chá
  • Beber álcool
  • Sentindo entediado
  • Falando no telefone

Identifique seus disparadores e tente evitá-los se puder. Em geral, os sintomas da retirada de nicotina passam rapidamente. A maioria dos sintomas passa dentro de uma semana.

Uma vez que os sintomas da retirada param, você ainda pode experimentar ânsias de longo prazo para o tabaco. Limitar esses desejos será importante para o sucesso a longo prazo. Muitas pessoas podem lidar com cravings evitando gatilhos, envolvendo atividade física moderada e praticando exercícios de respiração profunda. Outra dica útil é substituir cenouras, chicletes ou doces por cigarros, pois isso pode conter a necessidade psicológica de fumar.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.