Início » Gravidez » 1 semana de gestação – o que acontece? quais os sintomas?

1 semana de gestação – o que acontece? quais os sintomas?

Entenda a 1 semana de gestação, e parabéns, agora serão 40 semanas cheias de emoções, novas sensações, mudanças em seu corpo e muita expectativa. De finalmente encontrar seu bebê. Você tem todo um caminho pela frente para aprender sobre seus cuidados, sua saúde, sua dieta e muito mais!

Desde o momento da concepção até o dia do nascimento, o corpo da mulher experimenta mudanças dramáticas, como em qualquer outra fase de sua vida. No entanto, o padrão de mudanças estruturais e hormonais da gravidez tende a ser muito semelhante entre as mulheres grávidas saudáveis, o que nos permite prever e descrever alguma segurança quando cada sinal ou sintoma de gravidez ocorre geralmente.

1 semana de gravidez

Mesmo assim, a gravidez pode ser uma fase muito confusa e misteriosa para as mulheres, especialmente para as mulheres grávidas. É natural que as mães tenham muitas dúvidas, assim como algumas das que vamos esclarecer no decorrer do artigo.

O que Acontece na 1 Semana de Gestação:

Seu óvulo fertilizado (atingido por um espermatozoide) é dividido pela primeira vez apenas 1 dia depois de ser fertilizado. A divisão continua nos dias seguintes e semana a semana, pouco a pouco, forma-se uma bola, denominada blastocisto, que nos primeiros 4 dias pode ter mais de 100 células. Após 5 dias, eles começam a se separar em dois grupos. O grupo de células no anel externo formará a placenta que receberá seu bebê. As células do anel interno se tornarão o próprio embrião. Essas células internas são chamadas de células-tronco, que têm a extraordinária capacidade de se transformar em mais de 200 tipos de células de qualquer parte do corpo (é por isso que elas são tão interessantes para investigar tratamentos de certas doenças).

v

O Que Fazer na 1 Semana de Gestação:

Para começar, quando você começar a planejar sua gravidez, você deve ter um exame médico e ginecológico preconcebido. A ginecológica inclui uma citologia, uma ecografia ginecológica e uma mamografia, se tiver mais de 40 anos, ou a partir dos 30 anos, se houver história de câncer de mama, além de exames de sangue e urina. Além disso, se for uma gravidez precoce, por exemplo, se a futura mãe engravidar aos 16 anos, ou mesmo em uma idade mais jovem, você deve receber apoio psicológico, se necessário.

Primeiros Sintomas da Gravidez:

A mãe experimentará uma série de mudanças físicas, metabólicas, fisiológicas, etc., que têm o propósito de salvaguardar, nutrir e desenvolver a nova vida que começa a crescer dentro dela.

Há mulheres que não sentem nenhum tipo de sintoma que indica que podem estar grávidas, por isso só sabem quando descobrem o atraso de sua menstruação. Por outro lado, há outros que começam a sentir sintomas diferentes, como:

  • Cansaço;
  • Náuseas ou vômitos, geralmente no início da manhã;
  • Aumento no tamanho dos seios;
  • Mais desejo de urinar, devido ao crescimento do tamanho do útero, o que coloca pressão sobre a bexiga;
  • O sentido do olfato se desenvolve mais do que o normal;
  • Tem um desejo;
  • Aumento da pressão na pelve e no quadril;
  • A mulher experimentará instabilidade em seu estado emocional, tendo o desejo de rir, chorar, mudanças súbitas de atitude, nervos… Devido à ação dos hormônios.

A gravidez é uma fase única da vida, e especial, na qual se recomenda ser positivo e tentar não ficar obcecado com medos e inseguranças.

Como Está o Desenvolvimento na 1 Semana de Gestação:

Embora esta seja oficialmente a 1 Semana de Gestação, a concepção não chegará até duas semanas depois, quando começar a produzir desenvolvimento embrionário, coincidindo com o período de ovulação. Durante estes dias, que coincidem com o período, a membrana uterina ou endométrio é gerada e preparada para a gravidez. Se isso não ocorrer, a membrana é retirada e ocorre a menstruação, que difere em volume e duração entre uma e outra mulher.

Durante esta 1 Semana de Gestação, os hormônios da ovulação, que ocorrerão no final da segunda semana, também começam. Para fazer isso, a glândula pituitária (localizada na base do cérebro) produz um hormônio folículo-estimulante, que estimula o desenvolvimento dos folículos, que contêm os óvulos em diferentes estágios de maturação. Esses folículos geram estrogênio, um hormônio que faz com que a glândula pituitária também gere o hormônio luteinizante, que desencadeia a ovulação.

Esta primeira semana de gravidez, no entanto, embora os níveis de estrogênio e progesterona permanecem baixos, favorecem os músculos do colo do útero para relaxar, permitindo que o canal de nascimento seja aberto e o muco se torna mais fluido, e isso favorece, por sua vez, que o espermatozoide possa nadar neles com mais facilidade, dando origem à concepção e posterior desenvolvimento embrionário.

Como Está o Bebê na 1 Semana de Gestação:

O óvulo feminino se divide pela primeira vez um dia depois de ser fertilizado pelo esperma masculino. A partir daí, continua dividindo, e forma um tipo de bola chamado blastocisto, que é uma célula embrionária não diferenciada, a qual é formada antes da camada germinal, o qual pode ter, nos primeiros quatro dias 100 células.

Começando no quinto dia, as células começam a se separar em dois grupos. O primeiro grupo de células formará o anel externo e criará a placenta, que acomodará o bebê. O segundo grupo de células é aquele que constitui o anel interno. Eles são chamados de células-tronco, e têm a capacidade de se transformar em mais de 200 tipos de células de qualquer parte do corpo, que mais tarde se tornará o embrião.

Após sete dias, o óvulo fertilizado desce as trompas de falópio até o útero, procurando o local de implantação, que será sua casa nos próximos nove meses.

Como o Corpo Está por Dentro na 1 Semana de Gestação:

Na 1 Semana de Gestação, surge o cansaço, sono, olfato mais aguçado, aumento da sensibilidade nas mamas, Náuseas ou mesmo algumas mudanças de humor ainda levarão uma semana para aparecer. No entanto, sentir pressão na pelve e nos quadris ou um aumento no desejo de urinar são alguns sintomas que você pode começar a sentir já nas primeiras semanas de gravidez.

Visitas ao ginecologista, exames pré-natais, ultrassonografias, exames de sangue, amniocentese… Durante as próximas 40 semanas, exames médicos e diagnósticos seguirão um ao outro. Você deve ser paciente e deixar a hipocondria estacionada, se você sofrer com isso! Tudo para o seu bem-estar e o do seu futuro bebê.

Alimentação na Primeira Semana de Gestação:

Se você estava planejando uma gravidez, certamente você já estará tomando um suplemento de Ácido Fólico que ajuda a prevenir defeitos congênitos no bebê, caso contrário você pode começar também na semana 3 ou 4 da gravidez.

O  Cálcio é uma contribuição fundamental ao longo da gestação. Pelo menos você deve consumir 1 litro de Leite por dia. Se você achar difícil, pode beber leite, queijo e iogurte até obter o suplemento de Cálcio necessário. Ajudará a formação dos ossos e dentes do bebê, uma vez que não consome suas reservas de Cálcio se você não tiver uma dieta rica nesse mineral.

Além disso, a partir de agora, na 1 Semana de Gestação até depois de 4 anos de gravidez, você deve fazer 5 refeições diárias, mas pouco abundantes, nas quais mantenha uma dieta variada que contenha as vitaminas e os nutrientes necessários. Os cardápios para mulheres grávidas devem conter leguminosas, legumes, verduras, carnes magras, peixes, cereais e frutas. Por enquanto, e desde que você não tenha o teste de toxoplasmose, não leve produtos animais crus (patês, salsichas, carnes cruas).

Ele também bebe 2 litros de água por dia para ficar bem hidratado.

Como Começar a Contar a Partir da 1 Semana de Gestação:

O tempo de gravidez é medido usando a “idade gestacional”. A idade gestacional começa no primeiro dia do seu último período menstrual (UPM).

A idade gestacional pode ser confusa. A maioria das pessoas acham que a gravidez dura 9 meses. E é verdade que o estado da gravidez dura cerca de 9 meses. Mas a gravidez é medida a partir do primeiro dia do seu último período menstrual, cerca de 3 a 4 semanas antes do estado de gravidez em si, uma gravidez geralmente se estende cerca de 40 semanas a partir do último período menstrual, ou seja, quase 10 meses.

Muitas pessoas não se lembram exatamente quando foi que o último período menstrual começou, mas não há nada com que se preocupar. A maneira mais segura de determinar a idade gestacional no início da gravidez é com um ultra-som.

Informações Importantes Para Você:

Se antes da gravidez, o papel de uma dieta saudável e estilo de vida já era importante, imagine agora. Que há uma nova vida prestes a tomar forma dentro de você. É necessário, portanto, que especialmente você evite certos alimentos. Tais como produtos não pasteurizados lácteos ou adulterados com, que pode levar a listeria.

E certos frutos do mar que podem conter mercúrio como peixe-espada, tubarão, marlin e peixes de água doce, bem como manter à distância o consumo de peixe azul, como atum, cavala, sardinha ou truta.

Além disso, desde a 1 Semana de Gestação também é necessário evitar parasitas como toxoplasmose, que é transmitido através de fezes de gato e carne bovina, carne de porco ou de cordeiro mal cozida e bactérias como a salmonela, presente no frango e Ovos.

Obviamente, nada a fumar e zero álcool. Você também deve ter em mente que durante o primeiro trimestre da gravidez o único medicamento sem receita médica é o paracetamol.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.