Início » Beleza e Estética » Pele » Furúnculo – O que é, Sintomas e Tratamentos

Furúnculo – O que é, Sintomas e Tratamentos

Furúnculo

Furúnculo – O que é, Sintomas e Tratamentos. O furúnculo é uma infecção dos folículos das cavidades de onde saem os pelos (pilossebáceos), geralmente causados pela bactéria Staphylococcus aureus. Ocorre em diversos locais, mas está mais sujeito a surgir em regiões onde há maior transpiração e/ou fricção, como axilas, virilha, nádegas e pescoço. Assim, o uso de roupas apertadas e substâncias que obstruem os poros favorecem sua manifestação.

Furúnculo

O que é Furúnculo: Um Furúnculo é uma infecção cutânea causada por bactéria que envolve um folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo próximo a ele. Sua principal característica é a formação de um nódulo avermelhado, doloroso, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa da presença de pus. O tamanho do Furúnculo pode variar de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.

Sintomas de Furúnculo: Furúnculos podem aparecer em qualquer local do corpo, mas são mais comuns no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas. Um Furúnculo pode começar como um nódulo inchado, sensível e vermelho rosado. Com o tempo, ele fica parecendo um balão cheio de água ou um cisto. A dor piora conforme ele vai sendo preenchido com pus e tecido morto e aumenta quando ele é drenado. É possível que o Furúnculo se drene sozinho.

  • Surgimento de um nódulo avermelhado, doloroso e cheio de pus
  • Vermelhidão e suor na pele ao redor do abscesso
  • Crescimento gradual no tamanho do nódulo conforme vai se enchendo de pus
  • Surgimento de uma área amarelada na parte central do Furúnculo, que pode eventualmente se romper, permitindo que o pus vaze
  • Fadiga, mal-estar, coceira antes do desenvolvimento do Furúnculo e febre.

Não se deve nunca espremer um Furúnculo. O processo de drenagem, quando indicado, tem que ser feito de forma asséptica e pouco traumática para reduzir o risco de cicatrizes esteticamente indesejáveis e evitar que novas bactérias penetrem para dentro da pele. A drenagem feita de forma equivocada pode facilitar uma nova infecção da área e a propagação de bactérias para a corrente sanguínea.

Em geral, os furúnculos se rompem espontaneamente após alguns dias. Na maioria dos casos, compressas úmidas com água quente, pelo menos 3 vezes por dia, são suficientes para acelerar a drenagem espontânea. Não utilize pomadas para tratar Furúnculos por conta própria. Na maioria dos casos elas não são necessárias. A limpeza da lesão pode ser feita apenas com água e sabão neutro. antibióticos também não costumam ser necessários.

Nos casos de grandes abscessos, que não drenam espontaneamente após alguns dias, uma pequena incisão feita pelo médico pode ser indicada para acelerar o processo de cura. A drenagem médica costuma ser feita nos casos de furúnculos que:

  •  Duram mais de 10 dias.
  •  Apresentam extensa área inflamada ao redor.
  •  Estão localizados em áreas de risco para complicação, como a face e regiões próximas da coluna vertebral.
  •  Provocam febre.
  •  São lesões múltiplas (carbúnculos).

Quando usar antibióticos: Em algumas situações, o uso de antibióticos após a drenagem do abscesso pode estar indicado. São elas:

  • Múltiplos abscessos.
  • Furúnculo com mais de 2 cm de diâmetro.
  • Furúnculo com extensa área de celulite (inflamação) ao seu redor
  • Febre.
  • Ausência de melhora da lesão após a drenagem.
  • Pacientes com algum grau de imunossupressão.

O uso de Antibióticos não é sempre necessário. Depende da gravidade do caso e do estado clínico do paciente. Quando o médico opta pelo tratamento com Antibióticos, oxacilina, flucloxacilina, cefalexina, cefradina, Trimetoprim-sulfametoxazol ou clindamicina são as opções válidas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.