Início » Doenças » Dor de Dente – O que é, Sintomas, Tratamentos e Prevenção!

Dor de Dente – O que é, Sintomas, Tratamentos e Prevenção!

Dor de Dente

Dor de dente é causada quando o nervo de um dente está irritado. Infecção dentária, doença gengival, placa bacteriana, cárie dentária, lesões ou perda de um dente (incluindo extrações de dentes) são as causas mais comuns de dor dental. Há casos, no entanto, onde a dor proveniente de fora da área dental irradia para a boca, dando a impressão de dor de dente.

Isso geralmente acontece quando há um problema com a articulação da mandíbula ( articulação temporomandibular ou ATM) ou ouvidos. Ocasionalmente, problemas cardíacos pode dar a sensação de dor de dente.

Pode-se evitar a maioria dos problemas dentários através de uso de fio dental, escovação com flúor dental, e ter os dentes limpos profissionalmente em uma programação regular. O dentista pode aplicar flúor e selantes, que são especialmente importantes para as crianças.

Dor de dente

As Causas de Dores de Dente:

As dores de dente ocorrer uma inflamação dna porção central do dente chamada polpa. A polpa contém terminações nervosas que são muito sensíveis à dor. A inflamação da polpa ou pulpite pode ser causada por cáries dentárias, trauma e infecção.

Os Sintomas de um Dor de Dente:

Dor de dente e dor na mandíbula são as queixas mais comuns. Não é estranho, quando algumas pessoas sentem uma dor leve no dente, quando ocorre uma exposição com algo quente ou frio ao dente.

No entanto, se a dor é severa e persiste por mais tempo do que 15 segundos após a pressão ou a exposição à temperatura. você possar estar´com um problema mais grave. Se há uma inflamação grave do dente, a dor pode irradiar para o rosto, o ouvido, ou o queixo. Os sinais e sintomas de uma dor de dente podem incluem as seguintes:

  • Dor com a mastigação.
  • Sensibilidade com algo quente ou frio.
  • Sangramento de um dente ou gengiva.
  • Inchaço ao redor de um dente ou inchaço da mandíbula ou no rosto.
  • Lesão ou trauma na área.

Estes sinais e sintomas podem ser por vezes associada com a cárie ou doença gengival ( periodontal doença). Cárie dental ou uma área de vermelhidão em torno da linha da gengiva do dente podem apontar para a fonte da dor. Se ocorre uma infecção dentária, podem fazer a dor ser mais intensa. Este sinal pode apontar para o problema de dente, mesmo que o dente aparece normal.
A dor de dente deve ser diferenciada de outras fontes de dor no rosto. Sinusite, ouvido ou dor de garganta, ou uma lesão na articulação temporomandibular (ATM), que atribui a mandíbula ao crânio pode ser confundida com dor de dente.

A dor de uma estrutura mais profunda (chamado de dor referida) pode ser passado ao longo do nervo e ser sentida na mandíbula ou dentes. A fim de identificar a origem da dor e obter alívio, ligue para o dentista ou médico.

Remédios Para Dor de Dente:

Existe alguns remédios para dor de dente, tais como o paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil) pode ser usado. Estes devem ser tomados como indicado na embalagem e todo o dia em um horário, enquanto o paciente organiza uma consulta odontológica.

Evite alimentos muito frios ou quentes, pois isso pode piorar a dor.  Há um remédio caseiro que ajuda em alívio a dor de dente, peque um algodão e coloque óleo de cravo nele, e coloque em cima do dente.

Tratamento Para Dor de Dente:

Na maioria dos casos, a melhor maneira de parar uma dor de dente. inicialmente é com medicamentos para a dor, como os antibióticos ( amoxicilina ). Em alguns casos, o médico pode experimentar uma injeção de anestesia local em torno do dente para controlo da dor. Se não é o inchaço nas gengivas ou da face, ou se o paciente tem febre, podem ser prescritos antibióticos.

Dor de Dente

Prevenção para Evitar Dor de Dente:

A maioria das pessoas pode evitar problemas dentários graves com visitas ao dentista regulamente. Tenha o número de telefone do dentista facilmente disponíveis em caso de uma emergência.

  • Mantenha uma dieta saudável, e escovar e use fio dental com freqüência. As bactérias se proliferam em açúcar refinado, elas precisam deste, a fim de entrar através do esmalte dos dentes. Deve-se prestar atenção ao que comem e ter bastante cuidado com a comida que gruda e ficam entre os dentes. Hábitos de escovação regular pode ser a chave para a prevenção de dor de dente. Escovar depois de comer são alguns dos cuidados preventivos. que irá remover partículas de alimentos, use uma escova macia com creme dental com flúor. recomendo também o uso do fio dental entre os dentes e a escovação das gengivas.
  • O flúor é eficaz na prevenção de cáries dentárias nas crianças. O flúor é um elemento natural e é encontrado em muitas fontes de água e legumes. Confira e veja se a água da torneira é fluoretada. Se a água não for fluoretada, o dentista pode prescrever comprimidos de flúor ou suplementos de flúor para crianças menores de 10 anos de idade.
  • Deve-se providenciar uma visita ao dentista pelo menos duas vezes ao ano. Isto foi demonstrado ser eficaz na prevenção da cárie e doença tanto goma.
  • Use um protetor dental enquanto esteja práticando um esporte para previnir lesões.
  • Não fume. Tabagismo pode fazer algumas seus dentes ficarem amarelo e fracos

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.