Início » Bronquiolite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Bronquiolite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Bronquiolite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos com antibióticos. Além disso, a Bronquiolite é uma infecção pulmonar comum em crianças pequenas e crianças. Provoca inflamação e congestionamento nas pequenas vias aéreas (bronquílo) do pulmão. A Bronquiolite é quase sempre causada por um vírus. Normalmente, o horário de pico da Bronquiolite é durante os meses de inverno. A Bronquiolite começa com sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, mas depois progride para tosse, sibilância e, às vezes, dificuldade em respirar. Os sintomas de Bronquiolite podem durar vários dias a semanas, mesmo um mês. A maioria das crianças melhora com cuidado em casa. Uma porcentagem muito pequena de crianças requer hospitalização.Causas de Bronquiolite: A Bronquiolite ocorre quando um vírus infecta os bronquíolos, que são as vias aéreas mais pequenas nos seus pulmões. A infecção torna os bronquíolos inchados e inflamados. Mucus recolhe nessas vias aéreas, o que dificulta o fluxo de ar livremente dentro e fora dos pulmões.

A maioria dos casos de Bronquiolite é causada pelo vírus sincicial respiratório (RSV). RSV é um vírus comum que infecta quase todas as crianças até a idade de 2. Os surtos da infecção por RSV ocorrem todo inverno. A Bronquiolite também pode ser causada por outros vírus, incluindo aqueles que causam a gripe ou o resfriado comum. Os bebês podem ser reinfectados com RSV porque existem pelo menos duas cepas.

Os vírus que causam Bronquiolite são facilmente espalhados. Você pode contraí-los através de gotículas no ar quando alguém está doente, tossia, espirra ou fala. Você também pode obtê-los tocando objetos compartilhados – como utensílios, toalhas ou brinquedos – e depois tocar seus olhos, nariz ou boca.

Sintomas de Bronquiolite: Nos primeiros dias, os sinais e sintomas da Bronquiolite são semelhantes aos de um resfriado:

  • Coriza
  • Nariz entupido
  • tosse
  • Febre leve (nem sempre presente)

Depois disso, pode haver uma semana ou mais de dificuldade em respirar ou um ruído de assobio quando a criança expira (sibilância). Muitos bebês também terão uma infecção no ouvido (otite média).

Quando Consultar um Médico: Se é difícil fazer com que seu filho coma ou beba e sua respiração se torne mais rápida ou trabalhada, fale com o médico do seu filho. Isto é especialmente importante se o seu filho tiver menos de 12 semanas de idade ou tiver outros fatores de risco para Bronquiolite – incluindo parto prematuro ou condição cardíaca ou pulmonar. Os seguintes sinais e sintomas são motivos para buscar atendimento médico imediato:

  • Vômito
  • Sons sonolentos audíveis
  • Respirando muito rápido – mais de 60 respirações por minuto (taquipnéia) – e superficialmente
  • respiração trabalhada – as costelas parecem chupar para dentro quando o bebê inalar
  • Aparência lenta ou letárgica
  • Recusar-se a beber o suficiente, ou respirar muito rápido para comer ou beber
  • Pele tornando-se azul, especialmente os lábios e as unhas (cianose)

Fatores de Risco de Bronquiolite: Os bebês com menos de 3 meses de idade correm o maior risco de contrair Bronquiolite porque seus pulmões e sistemas imunológicos ainda não estão completamente desenvolvidos. Outros fatores associados a um risco aumentado de Bronquiolite em lactentes, ou mais doenças graves por Bronquiolite, incluem:

  • Nascimento prematuro
  • Uma condição subjacente do coração ou do pulmão
  • Um sistema imunológico deprimido
  • Exposição ao fumo do tabaco
  • Nunca foram amamentados – os bebês amamentados recebem benefícios imunológicos da mãe
  • Contato com várias crianças, como em um ambiente de assistência à infância
  • Vivendo num ambiente lotado
  • Ter irmãos que frequentam a escola ou assistência à infância e trazem para casa a infecção

Complicações de Bronquiolite: Complicações de Bronquiolite grave podem incluir:

  • Lábios azuis ou pele (cianose). A cianose é causada pela falta de oxigênio.
  • Pausa na respiração (apnéia). A apneia é mais provável de ocorrer em lactentes prematuros e em lactentes nos .primeiros dois meses de vida.
  • Desidratação.
  • Baixos níveis de oxigênio e insuficiência respiratória.

Se ocorrerem, seu filho pode precisar de hospitalização. Uma insuficiência respiratória severa pode exigir que um tubo seja inserido na traqueia para ajudar a respiração da criança até que a infecção tenha seguido seu curso. Se seu bebê nasceu prematuramente, tem uma condição cardíaca ou pulmonar, ou possui um sistema imunológico comprometido, observe atentamente os sinais iniciais de Bronquiolite. A infecção pode tornar-se rapidamente grave. Nesses casos, seu filho geralmente precisará hospitalização.

Diagnóstico de Bronquiolite: Testes e raios-X geralmente não são necessários para diagnosticar Bronquiolite. O médico geralmente pode identificar o problema observando seu filho e ouvindo seus pulmões com um estetoscópio. No entanto, pode levar mais de uma ou duas visitas para distinguir a condição de um resfriado ou gripe. Se o seu filho estiver em risco de Bronquiolite grave, se os sintomas estiverem piorando ou se ocorrer outro problema, o seu médico pode solicitar testes, incluindo:

  • Raio-x do Tórax: Seu médico pode solicitar uma radiografia de tórax para procurar sinais de pneumonia.
  • Teste Viral: Seu médico pode coletar uma amostra de muco de seu filho para testar o vírus que causa Bronquiolite. Isso é feito usando um cotonete que é suavemente inserido no nariz.
  • Exames de Sangue: Ocasionalmente, exames de sangue podem ser usados ​​para verificar a contagem de glóbulos brancos do seu filho. Um aumento nos glóbulos brancos geralmente é um sinal de que o corpo está lutando contra uma infecção. Um exame de sangue também pode determinar se o nível de oxigênio diminuiu na corrente sanguínea do seu filho.

O seu médico também pode perguntar-lhe sobre sinais de desidratação, especialmente se o seu filho se recusou a beber ou comer ou vomitou. Os sinais de desidratação incluem olhos afundados, boca seca e pele, lentidão e pouca ou nenhuma micção.

Tratamentos de Bronquiolite: A Bronquiolite normalmente dura duas a três semanas. A maioria das crianças com Bronquiolite pode ser atendida em casa com cuidados de suporte. É importante estar atento às mudanças nas dificuldades respiratórias, como lutar por cada respiração, ser incapaz de falar ou chorar por dificuldade em respirar, ou fazer ruídos grunhidos com cada respiração.

Como os vírus causam Bronquiolite, os antibióticos – que são usados ​​para tratar infecções causadas por bactérias – não são efetivos contra ele. Se o seu filho tiver uma infecção bacteriana associada, como pneumonia, seu médico pode prescrever um antibiótico para isso. As drogas que abrem as vias aéreas (broncodilatadores) não foram consideradas rotineiramente úteis.

Mas o seu médico pode optar por tentar um tratamento de albuterol nebulizado para ver se isso ajuda. Os medicamentos orais por corticosteroides e pancadas no tórax para afrouxar o muco (fisioterapia torácica) não demonstraram ser tratamentos eficazes para Bronquiolite e não são recomendados.

Cuidados Hospitalares: Uma pequena porcentagem de crianças precisa de cuidados hospitalares para gerenciar sua condição. No hospital, seu filho pode receber oxigênio humidificado para manter oxigênio suficiente no sangue, e talvez fluidos através de uma veia (por via intravenosa) para prevenir a desidratação. Em casos graves, um tubo pode ser inserido na traqueia (traqueia) para ajudar a respiração da criança.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.