Início » Doenças » As 4 Principais Causas de Neuroma Acústico!

As 4 Principais Causas de Neuroma Acústico!

principais causas de neuroma acústico

As Principais Causas de Neuroma Acústico que não devemos ignorar. Além disso, um Neuroma Acústico é um tipo de tumor cerebral não cancerígeno ( benigno ). Também é conhecido como um schwannoma vestibular. Um tumor cerebral benigno é um crescimento no cérebro que geralmente cresce lentamente ao longo de muitos anos e não se espalhou para outras partes do corpo.

principais causas de neuroma acústico
principais causas de neuroma acústico

Um Neuroma Acústico crescer no nervo usado para audição e equilíbrio, o que pode causar problemas como perda auditiva e insegurança. Às vezes, eles são sérios se eles se tornam muito grandes, mas a maioria é apanhada e tratada antes de chegarem a esta etapa.

Um Neuroma Acústico tendem a afetar adultos de 30 a 60 anos e geralmente não têm causa óbvia, embora um pequeno número de casos seja o resultado de uma condição genética chamada neurofibromatose tipo 2 (NF2).

 

Tipos de Neuroma Acústico: Existem dois tipos de Neuroma Acústico:

  • Neuromas acústicos unilaterais. Esse tipo afeta apenas uma orelha. É o tipo mais comum de Neuroma Acústico Este tumor pode se desenvolver a qualquer idade. A maioria das vezes ocorre entre as idades de 30 e 60. O Neuroma Acústico pode ser o resultado de danos nervosos causados ​​por fatores ambientais. Nenhum fator ambiental demonstrou causar Neuroma Acústico.
  • Neuromas acústicos bilaterais. Esse tipo afeta os dois ouvidos e é herdado. É causada por um problema genético chamado neurofibromatose-2 (NF2).

Causas de Neuroma Acústico: A causa exata do Neuroma Acústico não é clara. De acordo com a American Hearing Research Foundation, cerca de 95 por cento dos casos são esporádicos, sem causa conhecida. Os fatores de risco parecem incluir:

  • Idade Avançada – a maioria das pessoas desenvolve Neuroma Acústico entre as idades de 30 e 60 anos .
  • História familiar de neurofibromatose de tipo 2 – cerca de 5 por cento das pessoas com Neuroma Acústico apresentam neurofibromatoses tipo 2 (NF-2), em que uma pessoa desenvolve Neuroma Acústico em ambos os nervos auditivos.
  • Exposição à radiação – há uma pequena chance de que a exposição a baixa radiação à cabeça e ao pescoço durante a infância possa aumentar o risco.

Alguns estudos sugeriram que isso pode estar relacionado ao uso do telefone celular ou a exposição a longo prazo ao ruído alto, mas outras pesquisas não confirmaram isso.

Sintomas de Neuroma Acústico: Os Principais sintomas de Neuroma Acústico incluem:

  • Perda de audição de um lado, não pode ouvir sons de alta freqüência
  • Sentimento de plenitude na orelha
  • Um toque na orelha (zumbido), no lado do tumor
  • Tontura
  • Problemas de equilíbrio ou instabilidade
  • Adormecimento facial e formigamento com possíveis, embora raras, paralisia de um nervo facial
  • Dores de cabeça, marcha torto e confusão mental.

Os sintomas do Neuroma Acústico podem parecer outras condições ou problemas de saúde. Sempre consulte o seu médico para um diagnóstico.

Diagnósticos de Neuroma Acústico: Como os sintomas  de Neuroma Acústico se assemelham a outras condições da orelha média e interna, podem ser difíceis de diagnosticar. Os procedimentos diagnósticos preliminares incluem exame auditivo e teste auditivo.

A tomografia computadorizada (CT) e a varredura de ressonância magnética (MRI) ajudam a determinar a localização e o tamanho do tumor. O diagnóstico precoce oferece a melhor oportunidade para um tratamento bem-sucedido. O diagnóstico envolve:

  • Teste de audição (audiometria): um teste de função auditiva, que mede o quão bem o paciente ouve sons e fala, geralmente é o primeiro teste realizado para diagnosticar Neuroma Acústico. O paciente escuta sons e fala enquanto usa fones de ouvido conectados a uma máquina que grava as respostas e mede a função auditiva. O audiograma pode mostrar aumento da ” média de tom puro ” (PTA), aumento do ” limiar de recepção de fala ” (SRT) e diminuição da ” discriminação de fala ” (SD).
  • Resposta evocada auditiva do tronco encefálico (BAER): Este teste é realizado em alguns pacientes para fornecer informações sobre a atividade das ondas cerebrais como resposta a cliques ou tons. O paciente escuta esses sons enquanto usa eletrodos no couro cabeludo e lóbulos das orelhas e fones de ouvido. Os eletrodos pegam e gravam a resposta do cérebro a esses sons.
  • Se outros testes mostram que o paciente pode ter Neuroma Acústico, a ressonância magnética (MRI) é usada para confirmar o diagnóstico. A ressonância magnética usa campos magnéticos e ondas de rádio, em vez de raios-x, e computadores para criar imagens detalhadas do cérebro. Mostra “fatias” visuais do cérebro que podem ser combinadas para criar uma imagem tridimensional do tumor. Um dente de contraste é injetado no paciente. Se um Neuroma Acústico estiver presente, o tumor absorverá mais tinta do que o tecido cerebral normal e aparecerá claramente na varredura. A ressonância magnética geralmente mostra um tumor densamente “realçador” (brilhante) no canal auditivo interno.
Causas de Neuroma Acústico

Tratamentos de Neuroma Acústico: Um Neuroma Acústico pode ser removidos completamente com cirurgia. No entanto, muitos são tão pequenos que podem não precisar de tratamento imediato.

O tratamento para Neuroma Acústico depende do tamanho do tumor e da idade do paciente, saúde geral e preferências, e pode envolver cirurgia, radio cirurgia e às vezes observação. Os cirurgiões desenvolveram vários tipos de craniotomia para remover um Neuroma Acústico. A craniotomia cirúrgica pode usar uma abordagem suboccipital , translaberina ou abordagem da fossa média.

  • Cirurgia do cérebro da ferida da fechadura (craniotomia retro-sigmoid)
  • Craniotomia translocríntica

A cirurgia para tumores maiores é complicada pelo provável dano à audição, equilíbrio e nervos faciais. Outra opção de tratamento é a radio cirurgia, que usa radiação cuidadosamente focada para reduzir o tamanho ou limitar o crescimento do tumor. Para pacientes com Neuroma Acústico menores, a cirurgia e a radioterapia são igualmente eficazes. Os médicos também podem recomendar terapia de radiação para tratar pacientes idosos.

  • Radio cirurgia: Os tratamentos de radio cirurgia podem ser simples ou fracionados (vários tratamentos menores em vez de um grande). A radio cirurgia estereotáxica fracionada (FSR) parece oferecer taxas de controle muito altas com preservação da audição e preservação da força facial.
  • Observação: Para uma observação de Neuroma Acústico de crescimento lento com tratamento tardio pode ser aceitável. Esta é uma opção de tratamento comum para pacientes idosos ou doentes com sintomas leves onde os riscos de terapia podem ser maiores e onde o tumor pode não crescer durante a vida útil.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.