Início » Doenças » Agorafobia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Agorafobia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Agorafobia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos dessa condição. Além disso, a Agorafobia (ag-uh-ruh-FOE-be-uh) é um tipo de transtorno de ansiedade em que você teme e evite lugares ou situações que possam causar-lhe pânico e fazer você se sentir preso, desamparado ou envergonhado.

Você teme uma situação real ou antecipada, como usar o transporte público, estar em espaços abertos ou fechados, estar na fila ou estar na multidão. A ansiedade é causada pelo medo de que não haja maneira fácil de escapar ou obter ajuda se a ansiedade se intensificar.

A maioria das pessoas que têm Agorafobia desenvolve-lo depois de ter um ou mais ataques de pânico, fazendo com que eles se preocupem com outro ataque e evitem os lugares onde ele pode acontecer de novo.

Agorafobia

As pessoas com Agorafobia muitas vezes têm dificuldade em se sentir segura em qualquer lugar público, especialmente onde as multidões se reúnem. Você pode sentir que você precisa de um companheiro, como um parente ou amigo, para ir com você para lugares públicos. O medo pode ser tão esmagador que você pode se sentir incapaz de sair de sua casa.

O tratamento de Agorafobia pode ser um desafio porque geralmente significa confrontar seus medos. Mas com psicoterapia e medicamentos, você pode escapar da armadilha da Agorafobia e viver uma vida mais agradável. Então, confira agora Agorafobia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:

O que é Agorafobia: A Agorafobia é um transtorno de ansiedade caracterizado por um medo intenso sobre qualquer lugar ou situação em que a fuga possa ser difícil, ou onde a ajuda pode não estar disponível se ocorrer um problema. As pessoas com Agorafobia muitas vezes temem o desamparo em situações em que a forte ansiedade, pânico ou constrangimento pode se desenvolver, e tipicamente não se sente confortável ou seguro em lugares públicos – especialmente lugares que estão lotados.

Causas de Agorafobia: A biologia – incluindo condições de saúde e genética – temperamento, estresse ambiental e experiências de aprendizagem podem desempenhar todos um papel no desenvolvimento da Agorafobia.

Sintomas de Agorafobia: Os sintomas típicos da Agorafobia incluem medo de:

  • Deixando sozinho em casa
  • Multidões ou espera na fila
  • Espaços fechados, como cinemas, elevadores ou pequenas lojas
  • Espaços abertos, como estacionamentos, pontes ou shoppings
  • Usando o transporte público, como um ônibus, avião ou trem

Essas situações causam ansiedade porque temem que você não possa escapar ou encontrar ajuda se você começar a entrar em pânico ou a ter outros sintomas incapacitantes ou embaraçosos. Além do mais:

  • O medo ou a ansiedade quase sempre resultam da exposição à situação
  • Seu medo ou ansiedade está fora de proporção com o perigo real da situação
  • Você evita a situação, você precisa de um companheiro para ir com você, ou você aguenta a situação, mas está extremamente angustiado
  • Você sente problemas importantes ou problemas com situações sociais, trabalho ou outras áreas em sua vida por causa do medo, ansiedade ou evasão
  • Sua fobia e evasão geralmente dura seis meses ou mais

Fatores de Risco de Agorafobia: A Agorafobia pode começar na infância, mas geralmente começa no final da adolescência ou nos primeiros anos de idade – geralmente antes dos 35 anos de idade -, mas os adultos mais velhos também podem desenvolver. As mulheres são diagnosticadas com Agorafobia mais frequentemente do que os homens. Os fatores de risco para a Agorafobia incluem:

  • Ter desordem de pânico ou outras fobias
  • Respondendo a ataques de pânico com medo excessivo e evasão
  • Experimentando eventos de vida estressantes, como abuso, morte de um dos pais ou sendo atacados
  • Ter um temperamento ansioso ou nervoso
  • Ter um parente de sangue com Agorafobia

Complicações de Agorafobia: A Agorafobia pode limitar grandemente as atividades da sua vida. Se sua Agorafobia é grave, você pode não conseguir sair de sua casa. Sem tratamento, algumas pessoas ficam internadas há anos.

Você pode não ser capaz de visitar com familiares e amigos, ir à escola ou trabalhar, fazer recados ou participar de outras atividades diárias normais. Você pode se tornar dependente de outros para obter ajuda. A Agorafobia também pode levar ou estar associada a:

Diagnóstico de Agorafobia: A Agorafobia é diagnosticada com base em:

  • Sinais e sintomas
  • Entrevista aprofundada com seu médico ou um profissional de saúde mental
  • Exame físico para descartar outras condições que possam causar seus sintomas
  • Critérios para Agorafobia listados no Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado pela American Psychiatric Association.

Tratamentos de Agorafobia: O tratamento com Agorafobia geralmente inclui psicoterapia e medicação. Pode levar algum tempo, mas o tratamento pode ajudá-lo a melhorar. Os principais tratamentos de Agorafobia incluem:

Psicoterapia: A psicoterapia envolve o trabalho com um terapeuta para estabelecer metas e aprender habilidades práticas para reduzir seus sintomas de ansiedade. A terapia comportamental cognitiva é uma das formas mais eficazes de psicoterapia para transtornos de ansiedade, incluindo a Agorafobia.

Geralmente, um tratamento de curto prazo, a terapia comportamental cognitiva se concentra em ensinar-lhe habilidades específicas para melhor tolerar a ansiedade, desafiar diretamente suas preocupações e retornar gradualmente às atividades que você evitou por causa da ansiedade. Através deste processo, seus sintomas melhoram conforme você constrói seu sucesso inicial. Você pode aprender:

  • Quais fatores podem desencadear um ataque de pânico ou sintomas de pânico e o que os piora
  • Como lidar e tolerar sintomas de ansiedade
  • Formas de desafiar diretamente suas preocupações, como a probabilidade de coisas ruins acontecerem em situações sociais
  • Que sua ansiedade diminua gradualmente se você permanecer em situações e que você pode gerenciar esses sintomas até que eles o façam
  • Como mudar comportamentos indesejáveis ​​ou não saudáveis ​​através da dessensibilização, também chamada de terapia de exposição, para enfrentar com segurança os locais e situações que causam medo e ansiedade

Se você tiver problemas para sair de sua casa, você pode se perguntar como você poderia ir ao consultório de um terapeuta. Os terapeutas que tratam a Agorafobia estão bem cientes desse problema. Se você se sentir em casa devido à Agorafobia, procure um terapeuta que possa ajudá-lo a encontrar alternativas para compromissos no escritório, pelo menos no início do tratamento.

Ele ou ela pode oferecer para vê-lo primeiro em sua casa ou encontrá-lo no que considera um lugar seguro (zona segura). Alguns terapeutas também podem oferecer algumas sessões por telefone, através de e-mail ou usando programas de computador ou outros meios de comunicação.

Se a Agorafobia é tão grave que você não pode acessar os cuidados, você pode se beneficiar de um programa hospitalar mais intensivo que se especialize no tratamento da ansiedade. Você pode querer levar um parente ou amigo confiável para sua consulta, que pode oferecer conforto, ajuda e treinamento, se necessário.

Medicamentos Para Agorafobia: Certos tipos de antidepressivos são freqüentemente usados ​​para tratar a Agorafobia, e às vezes os medicamentos anti-ansiedade são usados ​​com uma base limitada. Os antidepressivos são mais eficazes do que os medicamentos contra a ansiedade no tratamento da Agorafobia. Os Medicamentos para Agorafobia incluem:

  • Antidepressivos. Alguns antidepressivos chamados inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), como fluoxetina (Prozac) e sertralina (Zoloft), são usados ​​para o tratamento do transtorno de pânico com Agorafobia. Outros tipos de antidepressivos também podem efetivamente tratar a Agorafobia.
  • Medicação anti-ansiedade. Os medicamentos anti-ansiedade chamados benzodiazepinas são sedativos que, em circunstâncias limitadas, seu médico pode prescrever para aliviar temporariamente os sintomas de ansiedade. Os benzodiazepínicos geralmente são usados ​​apenas para aliviar a ansiedade aguda em curto prazo. Porque eles podem ser formadores de hábitos, essas drogas não são uma boa escolha se você teve problemas a longo prazo com ansiedade ou problemas com abuso de álcool ou drogas.
agorafobia tratamento

Pode levar semanas para a medicação para aliviar os sintomas. E você pode ter que tentar vários medicamentos diferentes antes de encontrar um que funcione melhor para você. Tanto o início como o fim de um curso de antidepressivos podem causar efeitos colaterais que criam sensações físicas desconfortáveis ​​ou mesmo sintomas de ataque de pânico.

Por este motivo, o seu médico provavelmente irá aumentar gradualmente a sua dose durante o tratamento e diminuir lentamente a sua dose quando ele ou ela sente que está pronto para parar de tomar medicação.

Medicina Alternativa: Certos suplementos alimentares e ervais afirmam ter benefícios calmantes e anti-ansiedade. Antes de tomar qualquer destes para a Agorafobia, fale com o seu médico. Embora estes suplementos estejam disponíveis sem receita médica, eles ainda representam possíveis riscos para a saúde.

Por exemplo, o suplemento erval kava, também chamado de kava kava, pareceu ser um tratamento promissor para a ansiedade, mas houve relatos de graves danos ao fígado, mesmo com uso a curto prazo. Evite usar qualquer produto que contenha kava até que sejam realizados estudos de segurança mais rigorosos, especialmente se você tem problemas no fígado ou toma medicamentos que afetam seu fígado.

Prevenção de Agorafobia: Não há nenhuma maneira segura de prevenir a Agorafobia. No entanto, a ansiedade tende a aumentar, mais você evita situações que você tem medo. Se você começar a temerar ligeiramente sobre lugares que são seguros, tente praticar indo a esses lugares uma e outra vez antes de seu medo se tornar esmagador. Se isso é muito difícil de fazer por conta própria, peça a um membro da família ou amigo para ir com você, ou procure ajuda profissional.

Se você sentir ansiedade em lugares ou ataques de pânico, receba o tratamento o mais rápido possível. Obtenha ajuda antecipada para evitar que os sintomas piorem. A ansiedade, como muitas outras condições de saúde mental, pode ser mais difícil de tratar se você esperar.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.