Dicas de Saúde

Os 10 Principais Sintomas de Câncer no Fígado

Por Alan Costa, em 11/05/2017 (atualizado em 07/02/2024)
Principais Sintomas de Câncer no Fígado

Os Principais Sintomas de Câncer no Fígado são muito importantes para a saúde do corpo em geral. Além disso, o câncer no fígado é um tipo de câncer bastante agressivo que tem maiores chances de cura quando é identificado precocemente, ou seja, durante o estágio I ou II de desenvolvimento, geralmente, este tipo de câncer no fígado começa no revestimento dos canais biliares no fígado ou na vesícula biliar e causa sintomas como mal-estar geral, inchaço da barriga e dor intensa localizada no lado direito do abdômen.

Quando não é possível alcançar a cura dos sintomas de câncer no fígado, o tempo de sobrevida é de aproximadamente 5 anos, mas esse valor pode variar de acordo com o grau de desenvolvimento da doença e outras doenças do paciente. Então, confira Os 10 Principais Sintomas de Câncer no Fígado.

Os Sinais e Sintomas de Câncer no Fígado: Os sinais e sintomas de câncer no fígado, muitas vezes só aparecem em estágios mais avançados da doença, mas às vezes eles podem aparecer mais cedo. Se você consulta o médico aos primeiros sintomas de câncer de fígado pode ser diagnosticado mais precocemente e o tratamento é iniciado, quando ainda é mais provável de ser útil.

Alguns tumores hepáticos produzem hormônios que atuam em outros órgãos além de câncer no fígado e podem causar:

• Hipercalcemia (Aumento do cálcio no sangue).
• Hipoglicemia (Diminuição do açúcar no sangue).
• Ginecomastia (Aumento da mama em homens).
• Eritrocitose (Aumento dos glóbulos vermelhos do sangue).
• Altos níveis de colesterol.

Estes sintomas de câncer de fígado também estão relacionados a outras doenças, não são necessariamente sinais e sintomas exclusivos de câncer no fígado. Entretanto, existindo qualquer um desses sintomas de câncer de fígado, um médico deverá ser consultado para o diagnóstico preciso e o início do tratamento caso necessário.

Causas do Câncer no Fígado: A cirrose (formação de cicatrizes ou nódulos que bloqueiam a circulação do sangue, em geral, provocada pelo uso abusivo de álcool) e as infecções crônicas causadas pelos vírus das hepatites B e C são os principais fatores de risco para os tumores primários de câncer de fígado. No entanto, existem outros que também merecem destaque:

  •  doenças metabólicas, como a esteatose (acúmulo de gordura no fígado) e diabetes;
  • consumo frequente de álcool ;
  • uso de esteroides anabolizantes;
  • lesões pré-malignas;
  • obesidade;
  • exposição a alimentos que contenham aflatoxina, substância produzida por dois tipos de fungos (bolores) encontrados em alimentos, especialmente no amendoim, milho e mandioca, se armazenados em condições desfavoráveis.

Diagnóstico de Câncer no Fígado: O diagnóstico do câncer de fígado costuma ocorrer a partir do seguimento e rastreamento dos pacientes com fatores de risco. Alguns exames costumam fazer parte da investigação: Exame de sangue Ultrassonografia de abdome Tomografia computadoriza Da Ressonância magnética Laparoscopia.

 

Sair da versão mobile