Dicas de Saúde

Os 10 Grãos Essenciais Para Ajudar na Perda de Peso

Por Alan Costa, em 13/02/2017 (atualizado em 09/02/2024)
Grãos Essenciais Para Ajudar na Perda de Peso

Os Grãos Essenciais Para Ajudar na Perda de Peso, embora de tamanho pequeno, os grãos e as sementes fazem uma diferença e tanto na saúde. Além disso, versáteis, saudáveis e muito funcionais! Assim são os grãos e as sementes, alimentos ideais para colaborar com a perda de peso e, ainda, potencializar todas as áreas da saúde. Para conhecer um pouco mais sobre eles, confira Os 10 Grãos Essenciais Para Ajudar na Perda de Peso:

Amaranto: As fibras presentes nesse grão têm dupla ação: além de regularem o intestino, ajudam a emagrecer, já que mantêm a fome longe por mais tempo.

Arroz Integral: A presença de fibras, proteínas, Magnésio e algumas vitaminas tornam o arroz excelente para quem quer perder alguns quilinhos. O grão também ajuda a regular o intestino e mantém a fome longe por um bom tempo.

Aveia: A grande concentração de fibras faz da Aveia um potente desintoxicante, pois ajuda em todo o trabalho digestivo. Além disso, consumi-la regularmente pode auxiliar no controle da glicemia e da pressão sanguínea, mantendo as artérias saudáveis e controlando o diabetes. Suas fibras também evitam a absorção de açucares e gorduras dos alimentos.

Chia: As fibras insolúveis presentes na chia, em função da sua capacidade de absorver água, aceleram o trânsito intestinal, desintoxicando o organismo. Esse alimento ainda é capaz de prevenir doenças cardiovasculares e controlar a glicemia.

Gergelim: Essa semente é uma excelente fonte de Cálcio e vitaminas, especialmente a E e as do exemplo B. O Gergelim também auxilia no emagrecimento, já que as fibras insolúveis encontradas nele proporcionam maior saciedade.

Linhaça: Dentre os muitos benefícios oferecidos pela linhaça estão o alívio dos sintomas da TPM, a redução do apetite e o combate aos males digestivos. O funcionamento intestinal também é beneficiado pelo consumo de linhaça. O seu alto teor de fibras insolúveis permite diminuir a constipação intestinal, por aumentar o bolo fecal e promover a motilidade intestinal.

Quinoa: As fibras presentes na quinoa dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Além disso, o grão é rico em proteína, ajudando no fortalecimento muscular. Suas quantidades significativas de ômega-3 e 6 são importantes na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução mau colesterol (LDL).

Sementes de Girassol: Por serem ricas em fibras, as sementes de girassol são excelentes para estimular o bom funcionamento do intestino. O órgão livra-se das toxinas armazenadas pelo organismo, diminuindo a retenção de líquidos e favorecendo o emagrecimento. A semente ainda ajuda no controle dos níveis de triglicérides, colesterol total e colesterol ruim (LDL).

Sementes de Abóbora: Essas sementes possuem valiosos nutrientes (como proteínas e aminoácidos essências) e contêm grande quantidade de fibras. Além de altas taxas de gorduras mono e poli-in-saturadas, importantes á saúde vascular. As sementes também possuem minerais como Potássio, Magnésio, Ferro, Fósforo e Cálcio.

Semente de Papoula: Contêm quantidades significativas de gorduras mono e poli-insaturadas, proteínas e minerais como Magnésio e Potássio. Possui propriedade anti-inflamatória e auxilia no processo digestivo e nos sistema circulatório. Ainda de acordo com relação á quantidade, pois a semente tem um sabor picante. Cerca de ¼ de colher (sopa) acrescentando ás preparações já é suficiente.

Dica Especial: Alimentos como arroz integral, chia, Gergelim e sementes de abóbora são ótimo aliados da saúde e da boa forma. Contudo, nem sempre eles agradam ao paladar. Por isso, uma ótima opção para acrescentar ingredientes como linhaça, quinoa ou amaranto na refeição é utilizados em forma de farinha, pois, assim, é possível dar mais versatilidade à forma de consumo e aproveitar os mesmos benefícios que a semente oferece. As farinhas das sementes podem ser adicionais a sopas, iogurtes, por exemplo.

Sair da versão mobile