Início » Doenças » Insuficiência Renal Aguda – O que é, Causas e Tratamentos!

Insuficiência Renal Aguda – O que é, Causas e Tratamentos!

insuficiência renal aguda

Insuficiência Renal Aguda – O que é, Causas e Tratamentos dessa condição. Além disso, A Insuficiência Renal Aguda ( ARF ), anteriormente chamada de lesão renal aguda ( LRA ), é uma perda abrupta de função renal que se desenvolve dentro de 7 dias. Suas causas são numerosas.

Em geral, ocorre por causa de danos no rim tecido causada pela diminuição do fluxo sanguíneo renal (rim isquemia ) a partir de qualquer causa (por exemplo, baixa pressão arterial ), a exposição a substâncias nocivas para o rim, um inflamatória processo no rim, ou uma obstrução do trato urinário que impede o fluxo de urina.

A Insuficiência Renal Aguda é diagnosticada com base em achados laboratoriais característicos, como elevação do nitrogênio ureico no sangue e creatinina, ou incapacidade dos rins para produzir quantidades suficientes de urina.

Insuficiência Renal Aguda

A Insuficiência Renal Aguda pode levar a uma série de complicações, incluindo acidose metabólica , altos níveis de potássio , uremia , alterações no equilíbrio do fluido corporal e efeitos em outros sistemas de órgãos , incluindo a morte.

As pessoas que experimentaram a Insuficiência Renal Aguda podem ter um risco aumentado de doença renal crônica no futuro. O gerenciamento inclui o tratamento da causa subjacente e cuidados de suporte, como a terapia de reposição renal. Então, confira agora Insuficiência Renal Aguda – O que é, Causas e Tratamentos:

O que é Insuficiência Renal Aguda: Insuficiência Renal Aguda ocorre quando seus rins de repente não conseguem filtrar resíduos de seu sangue. Quando seus rins perdem sua capacidade de filtragem, níveis perigosos de resíduos podem se acumular e a composição química do seu sangue pode ficar fora de equilíbrio.

A Insuficiência Renal Aguda – também chamada de Insuficiência Renal Aguda ou lesão renal aguda – se desenvolve rapidamente ao longo de algumas horas ou alguns dias.

A Insuficiência Renal Aguda é mais comum em pessoas que já estão hospitalizadas, particularmente em pessoas criticamente doentes que precisam de cuidados intensivos. A Insuficiência Renal Aguda pode ser fatal e requer um tratamento intensivo.

No entanto, a Insuficiência Renal Aguda pode ser reversível. Se você estiver de boa saúde, você pode recuperar a função renal normal ou quase normal.

Causas da Insuficiência Renal Aguda: A Insuficiência Renal Aguda pode ocorrer quando:

  • Você tem uma condição que retarda o fluxo de sangue para seus rins
  • Você sofre danos diretos em seus rins
  • Os tubos de drenagem de urina dos rins (uréteres) ficam bloqueados e os resíduos não podem deixar seu corpo através de sua urina

Sintomas da Insuficiência Renal Aguda: Sinais e sintomas da Insuficiência Renal Aguda podem incluir:

  • Diminuição da produção de urina, embora ocasionalmente a produção de urina permaneça normal
  • Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés
  • Sonolência
  • Falta de ar
  • Fadiga
  • Confusão
  • Náusea
  • Convulsões ou coma em casos graves
  • Dor ou pressão no peito

Às vezes, a Insuficiência Renal Aguda não causa sinais ou sintomas e é detectada através de testes de laboratório realizados por outro motivo. Faça uma consulta com o seu médico se tiver quaisquer sinais ou sintomas da Insuficiência Renal Aguda.

Fatores de Risco da Insuficiência Renal Aguda: A Insuficiência Renal Aguda quase sempre ocorre em conexão com outra condição médica ou evento. As condições que podem aumentar seu risco de Insuficiência Renal Aguda incluem:

  • Ser hospitalizado, especialmente por uma condição grave que requer cuidados intensivos
  • Idade avançada
  • Bloqueios nos vasos sanguíneos nos braços ou pernas (doença da artéria periférica)
  • Diabetes
  • Pressão alta
  • Insuficiência cardíaca
  • Doenças renais
  • Doenças do fígado

Complicações da Insuficiência Renal Aguda: As possíveis complicações da Insuficiência Renal Aguda incluem:

  • Acúmulo de fluidos. A Insuficiência Renal Aguda pode levar a um acúmulo de líquido em seus pulmões, o que pode causar falta de ar.
  • Dor no peito. Se o revestimento que cobre seu coração (pericárdio) se torna inflamado, você pode sofrer dor no peito.
  • Fraqueza muscular. Quando os fluidos e eletrólitos do seu corpo – a química do sangue do seu corpo – estão fora de equilíbrio, a fraqueza muscular pode resultar. Níveis elevados de potássio no seu sangue são particularmente perigosos.
  • Dano renal permanente. Ocasionalmente, a Insuficiência Renal Aguda causa perda permanente de função renal ou doença renal terminal. As pessoas com doença renal em fase terminal requerem diálise permanente – um processo de filtração mecânica usado para remover toxinas e resíduos do corpo – ou um transplante de rim para sobreviver.
  • Morte. A Insuficiência Renal Aguda pode levar à perda de função renal e, em última análise, à morte. O risco de morte é maior em pessoas que apresentaram problemas renais antes da Insuficiência Renal Aguda.

Diagnóstico da Insuficiência Renal Aguda: Se seus sinais e sintomas sugerem que você tenha Insuficiência Renal Aguda, seu médico pode recomendar determinados testes e procedimentos para verificar seu diagnóstico. Estes podem incluir:

  • Medidas de saída de urina. A quantidade de urina que você excreta em um dia pode ajudar o seu médico a determinar a causa da sua Insuficiência Renal Aguda .
  • Testes de urina. Analisar uma amostra de sua urina, um procedimento chamado análise de urina, pode revelar anormalidades que sugerem Insuficiência Renal Aguda.
  • Exames de sangue. Uma amostra do seu sangue pode revelar níveis rapidamente aumentados de uréia e creatinina – duas substâncias usadas para medir a função renal.
  • Testes de imagem. Testes de imagem, como ultra-som e tomografia computadorizada, podem ser usados ​​para ajudar seu médico a ver seus rins.
  • Removendo uma amostra de tecido renal para teste. Em algumas situações, seu médico pode recomendar uma biópsia de rim para remover uma pequena amostra de tecido renal para testes de laboratório. Seu médico insere uma agulha em sua pele e em seu rim para remover a amostra.

Tratamentos da Insuficiência Renal Aguda: O tratamento para Insuficiência Renal Aguda normalmente requer uma internação hospitalar. A maioria das pessoas com Insuficiência Renal Aguda já está hospitalizada. Quanto tempo você permanecerá no hospital depende do motivo da sua Insuficiência Renal Aguda e da rapidez com que seus rins se recuperam. Em alguns casos, você pode recuperar em casa.

Tratando a causa subjacente de sua insuficiência renal: O tratamento para Insuficiência Renal Aguda envolve a identificação da doença ou lesão que originalmente danificou seus rins. Suas opções de tratamento dependem do que está causando sua Insuficiência Renal Aguda.

Insuficiência Renal Aguda

Tratar complicações até que seus rins se recuperem: Seu médico também irá trabalhar para prevenir complicações e permitir que seu tempo de rins se cure. Os tratamentos que ajudam a prevenir complicações incluem:

  • Tratamentos para equilibrar a quantidade de líquidos no seu sangue. Se a sua Insuficiência Renal Aguda é causada pela falta de fluidos no seu sangue, o seu médico pode recomendar fluidos intravenosos (IV). Em outros casos, a Insuficiência Renal Aguda pode causar excesso de fluido, levando a inchaço nos braços e pernas. Nestes casos, o seu médico pode recomendar medicamentos (diuréticos) para provocar o seu corpo a expulsar fluidos adicionais.
  • Medicamentos para controlar o potássio no sangue. Se os seus rins não estão adequadamente filtrando o potássio em seu sangue, seu médico pode prescrever sulfato de sódio de cálcio, glicose ou sódio (Kayexalate, Kionex) para evitar o acúmulo de níveis elevados de potássio no sangue. Muito pote de potássio no sangue pode causar batimentos cardíacos irregulares perigosos (arritmias) e fraqueza muscular.
  • Medicamentos para restaurar os níveis de cálcio no sangue. Se os níveis de cálcio no sangue caem muito baixos, seu médico pode recomendar uma infusão de cálcio.
  • Diálise para remover toxinas do seu sangue. Se as toxinas se acumulam em seu sangue, você pode precisar de hemodiálise temporária – muitas vezes referida simplesmente como diálise – para ajudar a remover toxinas e excesso de fluidos do seu corpo enquanto seus rins se curarem. A diálise também pode ajudar a remover o excesso de potássio do seu corpo. Durante a diálise, uma máquina bombeia sangue para fora de seu corpo através de um rim artificial (dializador) que filtra o desperdício. O sangue é então retornado ao seu corpo.

Prevenção da Insuficiência Renal Aguda: A Insuficiência Renal Aguda é frequentemente difícil de prever ou prevenir. Mas você pode reduzir seu risco cuidando de seus rins. Tente:

  • Preste atenção aos rótulos quando tomar medicamentos para dor no balcão (OTC). Siga as instruções para medicamentos contra a dor OTC, como aspirina, acetaminofen (Tylenol, outros) e ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros). Tomar demasiados medicamentos pode aumentar seu risco de Insuficiência Renal Aguda. Isto é especialmente verdadeiro se você tem doença renal pré-existente, diabetes ou pressão arterial elevada.
  • Trabalhe com seu médico para gerenciar problemas renais. Se você tem doença renal ou outra condição que aumenta seu risco de Insuficiência Renal Aguda, como diabetes ou Pressão alta, mantenha-se no controle com objetivos de tratamento e siga as recomendações do seu médico para gerenciar sua condição.
  • Faça um estilo de vida saudável uma prioridade. Ser ativo; Coma uma dieta sensata e equilibrada; E beba álcool somente com moderação – se for o caso.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.