Dieta volumétrica: funciona? cardápio, benefícios e como fazer

A Dieta Volumétrica não é uma dieta nova, mas o estilo alimentar passou no teste do tempo, já que muitos dietistas a usam para perder peso e para se manter saudáveis. A volumetria baseia-se na premissa de que é o volume de comida consumida, em vez do número de calorias consumidas, que leva à perda de peso.

O QUE É?

O principal componente da Dieta Volumétrica é o foco na densidade energética, também conhecida como densidade calórica, que é o número de calorias encontradas em um determinado alimento. Alimentos de baixa densidade energética são aqueles que são baixos em calorias e podem, portanto, ser consumidos em quantidades maiores.

O QUE POSSO COMER?

O plano enfatiza o consumo moderado de carne magra em vez de carnes vermelhas com alto teor de gordura. As carnes magras são uma fonte importante de proteínas e vitaminas e minerais essenciais. Escolha aves e peixes na maior parte do tempo. Se consumir carne vermelha, procure por cortes classificados como "magra".

CARNES MAGRAS

Escolha trigo integral em vez de farinha branca refinada. A dieta recomenda altamente fazer sua própria comida em vez de comer alimentos pré-embalados. Tente fazer o macarrão com queijo da maneira volumétrica. Use massa de trigo integral, rica em fibras.

GRÃOS INTEGRAIS

Os produtos lácteos são importantes porque são uma boa fonte de cálcio, certas vitaminas, minerais e proteínas. leite, iogurte e queijo são as melhores fontes de cálcio. O "Plano de Comida Volumétrico" recomenda o consumo de produtos lácteos, mas com moderação e escolhendo opções com baixo teor de gordura ou sem gordura.

LEITE 

Café da manhã: Uma fatia de pão de forma integral com 1 colher de sopa de queijo cottage, 1 xícara de café com leite desnatado sem açúcar e 1 xícara de mix de melancia, melão e mamão salpicado com 1 colher de sopa rasa de quinoa em flocos;

CARDÁPIO

Lanche da manhã: 1 fatia média de abacaxi salpicada com hortelã fresca; Almoço: 1 prato raso de salada de cenoura crua, escarola e abacaxi em cubos; mais 3 colheres de sopa de arroz integral com pimentões de diferentes cores; mais 2 colheres de sopa de grão-de-bico refogado com salsa e cebola. 1 filé médio de peixe assado com mix de cogumelos;

CARDÁPIO

Lanche da tarde: 2 bolachas integrais com 1 xícara de gengibre; Jantar: 1 prato raso de salada de almeirão, palmito em rodelas e beterraba ralada. 1 pegador de espaguete integral ao sugo com atum em pedaços conservado em água mais 2 colheres de sopa de brócolis cozidos com cebola com tiras grossas e alho;

CARDÁPIO

Gostou da dieta? Gostaria de saber muito mais sobre a dieta volumétrica?  Clique no botão abaixo e boa leitura 👊💪✔

OUTROS CARDÁPIOS: