Alimentos

Os 10 Alimentos Ricos em Serotonina

Por Alan Costa, em 01/11/2016 (atualizado em 07/02/2024)

Os Alimentos Ricos em Serotonina possuem uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Serotonina é um hormônio muito importante, pois influencia os padrões de humor e de sono. Ela também controla os níveis de Pressão Arterial. A Serotonina é composta de um aminoácido – triptofano. O triptofano é obtido de alimentos, o qual é transportado para o Cérebro. Nas células cerebrais, o triptofano é convertido em Serotonina.

A deficiência de Serotonina pode ser tratada com uma dieta adequada ou com suplementos de Serotonina. Assim, a inclusão de alimentos que têm triptofano na nossa dieta é muito importante. Então, confira agora Os 10 Alimentos Ricos em Serotonina:

Frutos do Mar: Os peixes gordos como o Atum, amêijoas, Ostras, caranguejos, cavala, Salmão, Sardinhas e suplementos de Óleo de Peixe também são boas fontes de Serotonina.

Carne: Além de proteínas, a carne também tem Serotonina. A carne é conhecida como uma fonte natural de Serotonina. As carnes como carne de porco, fígado, e Frango contêm Serotonina e pode ajudar a se livrar das deficiências de Serotonina. Os bacons também são grande fonte de Serotonina.

Ovos: Os Ovos brancos são outra fonte muito importante de serotonina. O Ovo é um dos nossos alimentos de todos os dias, facilmente disponível e todos os ama. Os Ovos também contém muitas outras vitaminas e nutrientes vitais necessários para o corpo. Evite consumir excessivamente a gema de Ovo, uma vez que contém grande quantidade de Gorduras que podem ser prejudiciais para a saúde do Coração.

Produtos Lácteos: Os produtos lácteos, como Leite, soro de leite coalhado, coalhada e Queijo, são uma boa fonte de Alimentos Ricos em Serotonina. Além de muitas vitaminas e nutrientes para saúde, o Tofu também contém Serotonina. Ele é feito de Soja; daí você também aproveita as vitaminas da Soja também. O leite de soja ou a Soja podem ser consumidos pelos seus nutrientes…

Vegetais: Vegetais como Alho, Cenoura, Abóbora, Quiabo, Aspargos, Brócolis, Espinafre, Feijão Verde, Batata, Repolho, Beterraba, Alface, Cebola e Tomate ajuda na criação de Serotonina. Todos estes estão facilmente disponíveis em qualquer mercado e ajuda a impulsionar o nível de Serotonina e, portanto, estão entre a lista de alimentos ricos em Serotonina.

Pipoca: As comidas ricas em carboidratos que contém Fibras devem ser consumidos para mantê-lo relaxado e feliz. A Pipoca é um exemplo de tal alimento que contém Serotonina.

Nozes: Amêndoas, Amendoins, Castanhas de Caju, Pistache, Manteiga de Amendoim, Avelãs e Nozes ajudam na reposição de Serotonina. Por isso, seu uso na alimentação diária pode fornecer Ferro ao organismo. Estas Nozes também contêm uma boa quantidade de Ômega-3 ácidos graxos que ajudam a manter a Pele, Cabelo e Unhas saudáveis.

Grãos: O farelo contém Serotonina que ajuda no funcionamento adequado das células do corpo. É também rico em Fibras. Bons exemplos de farelo são farelo de arroz, Gérmen de Trigo, Cereais, Batatas e Arroz.

Bebidas: As bebidas como Chá Preto, chá de cacau, Café, Cerveja e Vinho têm uma pequena quantidade de Serotonina presente nelas. Embora possam cumprir os requisitos de Serotonina no corpo, devem ser tomada em pequena quantidade, devido a presença de Cafeína.

Sementes: As sementes são fonte muito rica de Serotonina. Elas também contêm proteína, Potássio, Zinco, Ferro, vitaminas do complexo B, Vitamina E, Magnésio e Cálcio. As Sementes de Abóbora, Sementes de Melancia, Sementes de Gergelim, Sementes de Linhaça, Sementes de Girassol são algumas das sementes que contêm Serotonina. A manteiga de gergelim, também conhecido como Tahini, é uma boa fonte de Serotonina nos alimentos. Ela é rica em Cálcio e teor de Serotonina.

Dicas Importantes:

  • Evite o consumo excessivo de Serotonina. Isso pode ser perigoso.
  • A ingestão excessiva pode levar ao enfraquecimento dos ossos, calcificação dos órgãos internos, aumento do risco de ataque cardíaco e muitas outras doenças vasculares.
  • A baixa de Serotonina pode levar à perda de apetite, o raquitismo, a Anemia, a dor muscular, a formação óssea inadequada, dormência, e a depressão do Sistema Imunitário inferior.
  • Os sintomas de deficiência de Serotonina são sudorese, Dor de Cabeça, Náuseas, Febre alta, batimento cardíaco irregular e inconsciência.
Sair da versão mobile