Dietas

Dieta da papinha: funciona? como fazer, benefícios e cardápio

Por Alan Costa, em 27/03/2022 (atualizado em 08/02/2024)

A dieta da papinha tem como principal prato a papinha e se tornou famosa porque certas atrizes o consomem para perder quilos em casa fácil.

Além disso, diz-se que conseguem perder até 3 quilos em uma semana.

Mas o criador desta dieta (Tracy Anderson) disse que é uma política destinada a eliminar as toxinas do corpo e manter o sistema digestivo no lugar para favorecer o emagrecimento.

 

Dieta da papinha: funciona? como fazer, benefícios e cardápio

 

A dieta da papinha é uma das dietas mais elegantes.

Além disso, neste momento a dieta da papinha, é uma “suposta” estação de tratamento de dieta que visa perda de peso e eliminação de toxinas.

Substituindo diariamente por alimentos tradicionais do bebê.

Ele foi criado por Tracy Anderson, treinador de muitos famosos de Hollywood.

A ideia é muito simples, é substituir alimentos altamente calóricos e lanches com papinhas de bebê.

Em vez da comida que normalmente comemos (mastigando), na dieta da papinha substituímos uma ou várias das refeições que fazemos com a comida do bebê.

Além disso, existem diferentes variações, desde substituir tudo o que comemos até substituir apenas o almoço ou o jantar, ou o mais simples a ser seguido: substituir apenas os alimentos altamente calóricos por alimentos para bebês.

Especialistas dizem que a dieta da papinha pode funcionar se mantivermos o número de calorias que comemos sob controle.

O que é a Dieta da Papinha?

A dieta da papinha é baseada em comer 14 potes de papinha (é recomendado que eles sejam baseados principalmente em Aveia e legumes) por dia e um jantar adulto baseado em carne e legumes.

Por quê? Porque eles são ricos em vitaminas e falta de sal, gordura e açúcar, e têm uma baixa ingestão calórica.

Uma papinha tem aproximadamente 70 kcal, se calcularmos seria 1000 kcal com base em comida para bebê e 400 kcal contribuíram no jantar, portanto, essa dieta forneceria 1400 kcal por dia.

São calorias muito justas e, mais ainda, se somos pessoas ativas.

Exemplo de dieta diária:

  • Café da Manhã: dois potes de frutas
  • Almoço: potes de frutas
  • Comida: dois frascos de legumes com frango ou vitela
  • Lanche da Tarde: potes de frutas
  • Jantar: Salada com carne, frango ou peixe

O que Podemos Comer na Dieta da Papinha?

A verdade é que na dieta da papinha há poucas orientações sobre a quantidade de alimentos para bebês ou tipos de alimentos que você precisa comer.

O plano básico é comer um mínimo de 14 potes de papinha por dia.

Com a opção de desfrutar de uma refeição de adulto no jantar.

Além disso, a outra opção é ter as 3 refeições clássicas por dia e substituir os lanches por papinha para bebé.

Como Funciona a Dieta da Papinha?

A teoria é que os potes e alimentos para bebês em geral são servidos em porções muito controladas, em pequenos frascos que evitam comer mais do que o necessário e, ao mesmo tempo, mantêm-se satisfeitos com essas quantidades.

Se nos ativermos ao plano, devemos ingerir menos calorias do que uma dieta para adultos, por isso começaremos a perder peso rapidamente.

É claro que devemos controlar o jantar, quantas calorias estamos recebendo e, claro, controlar as calorias de cada papinha, que pode variar entre 15 e 100 calorias.

A outra vantagem desta bebidas dietéticas é que na grande maioria destes frascos, alimentos são enriquecidos com muitos nutrientes, livre de aditivos e conservantes e, claro, baixo teor de gordura, açúcar e sal.

A melhor coisa é que há uma grande variedade de frascos para escolher, diferentes, calorias e gostos.

No entanto, como podemos esperar, os frascos são projetados para bebês, não para adultos com excesso de peso.

Bebês e adultos têm diferentes necessidades calóricas e nutrientes, por exemplo, ficaremos com falta de fibras, Cálcio e Vitamina D, então teremos que compensar com suplementos vitamínicos ou em nosso “jantar adulto”.

Em que Consiste a Dieta da Papinha?

A dieta da papinha consiste basicamente em comer produtos formulados para crianças que ainda não tiveram seus dentes. Basta ir a qualquer prateleira de alimentos para bebês e há todos os alimentos incluídos neste programa para “perder peso”: compotas de frutas, purês com carne ou peixe, ou apenas vegetais e outros.

Este tipo de alimento não só permite que você coma a qualquer momento sem perder tempo cozinhando, mas também promete perder peso de forma eficaz e rápida.

Até 14 alimentos para bebés diferentes podem ser consumidos diariamente, tendo em conta que cada porção representa entre 80 e 100 calorias.

Se fizermos contas fazemos um total de cerca de 1000 calorias, o que significa uma ingestão calórica diária abaixo do nível normal.

Esta é a razão pela qual esta dieta faz você perder peso.

Vantagens da Dieta da Papinha:

  • Aumento da dieta diária de frutas e legumes.
  • Controle sobre a quantidade ingerida, pois a comida vem embalada em pequenas porções.
  • Ausência de aditivos e produtos químicos (pelo menos em princípio).

Desvantagens da Dieta da Papinha:

  • Os alimentos infantis são pobres ou totalmente desprovidos de fibra, e esse componente é necessário para o bom funcionamento do sistema digestivo e do trânsito intestinal. Pelo menos 25 gramas de fibra são necessários diariamente.
  • Dada a quantidade de comida para bebê que um adulto deve consumir para comer diariamente. Esta dieta pode danificar seriamente o seu bolso.
  • Ao contrário do que se acredita, esta dieta não é especificada para perder peso. Mas para ajudar a mantê-lo, mas combiná-lo com uma dieta normal. O ideal é perder alguns quilos antes de começar a comer a comida do bebê e substituir algumas das refeições com eles.
  • Qualquer dieta rigorosa acaba entediante depois de um tempo. Em adição, se a dieta em questão é pobre em fibras, gorduras e proteínas, tais como comida para bebê. Eles são rapidamente digeridas pelo organismo e que o indivíduo sente fome o tempo todo, com o risco de cair na temida compulsão alimentar. E não vamos falar sobre o problema da mastigação. Quando a papinha é esmagada, a função mastigatória é privada, o que também contribui para o efeito saciante.

O que Dizem os Especialistas?

Especialistas dizem que é uma dieta difícil de tolerar, simplesmente porque os orifícios comem comida para bebê e a maioria a deixa depois de alguns dias ou semanas.

Outra parte negativa, de acordo com eles. É que aqueles que não se cansam podem enganchar e ingerir muitos alimentos para bebês por dia.

Obtendo, no final, as mesmas calorias de quem não seguiu essa dieta.

A verdade é que você pode sempre tentar, nós apenas temos que colocar o equilíbrio: O que nós preferimos? Coma pouco e tenha o prazer de mastigar ou comer um pouco mais sem que o momento de saborear a comida com uma boa mordida? Se estamos na primeira opção, a dieta da papinha não é para nós.

Se, por outro lado, não tivermos uma paixão especial por comida e engordarmos por outras razões, você sempre pode tentar e ver se ela se revela.

É a única maneira de saber se é apenas uma moda passageira ou uma dieta eficaz.

Contraindicações da Dieta da Papinha

Fornecimento Calórico:

Elas são calorias muito justas. É uma dieta perigosa e deficiente, porque a recomendação da OMS é de 2000-2500 kcal em homens adultos e de 1500-2000 kcal para as mulheres adultas.

E as calorias que contribuem com esta dieta são apenas cerca de 1400 kcal.

Um Único Alimento:

Uma dieta saudável e equilibrada é baseada na variabilidade da dieta.

Uma dieta baseada em um único alimento é um erro.

É importante comer tudo, em quantidades adequadas e com base em alimentos saudáveis.

Os Problemas de Saúde:

Como uma dieta extrema, pode desencadear muitos problemas de saúde.

Pode causar desde distúrbios menores, como desconforto ou fadiga, até sérios problemas digestivos.

Também produz importantes deficiências nutricionais, especialmente déficits vitamínicos ou minerais.

Exaustão:

Sendo uma dieta com uma ingestão calórica e caindo em deficiências de vitaminas ou minerais.

É muito comum o aparecimento de fadiga crônica, fadiga e baixo desempenho muscular.

Isso não é aconselhável em pessoas que são atletas ou pessoas muito ativas.

Além disso, como eles vão notar os efeitos instantaneamente e manter-se com comida para bebé é muito perigoso.

Efeito Rebote:

dietas isocalóricas e monótonas produzido no corpo uma constante sensação de falta de energia e forçar o seu metabolismo por um tempo.

Levando a reter reservas como nós voltar à normalidade relativa e os quilos perdidos recuperar e até mesmo ganhar um pouco mais, além de sofrer deficiências que podem levar a doenças.

Comida em Pedaços:

É mais aconselhável mastigar e moer a comida do que tomá-la na forma de purê, já que os alimentos que são mastigados proporcionam uma maior sensação de saciedade e ajudam a se sentir completo e controlar o apetite.

Não há estudos científicos sobre esta dieta.

Sair da versão mobile