Biblioteca de nutrientes

Aminoácidos – o que é, fontes e benefícios

Por Alan Costa, em 08/08/2018 (atualizado em 07/02/2024)
benefícios dos aminoacidos

Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Você pode não ser um atleta treinando para as próximas Olimpíadas. Nenhum dos dois poderia competir com o seu campeonato nacional de fisiculturismo entre suas prioridades.

Mas você ainda precisa de aminoácidos. Eles melhoram seu humor, concentração, saúde física, sono e vários outros fenômenos fisiológicos. Que é o que vamos discutir neste post. Continue lendo.

O  que são aminoácidos? O que eles fazem?

Simplificando, estes são compostos orgânicos que se combinam para formar proteínas. Quando a proteína que você toma é quebrada pelo corpo, os aminoácidos são deixados para trás. O corpo então usa eles para produzir proteínas e ajudar o corpo a reparar tecidos, crescer e realizar várias outras funções corporais.

Benefícios dos aminoácidos para saúde:

1. Combatem a inflamação:

Estudos mostraram que os aminoácidos administrados por via oral apresentam atividade anti-inflamatória. E há outro estudo que fala sobre como os eles de cadeia ramificada (BCAA), que incluem valina, leucina e isoleucina, também podem ajudar a combater a inflamação.

2. Impulsionar o crescimento muscular:

A arginina é um aminoácido que, segundo estudos, estimula a massa e a força do corpo magro. BCAAs são os principais blocos de construção dos músculos – eles ajudam no crescimento e reparação do tecido muscular. A arginina melhora o fluxo sanguíneo para os músculos. A glutamina aumenta a retenção de água nos músculos e sinaliza o crescimento celular.

benefícios dos aminoácidos

3. Reduzir fadiga:

Um estudo sueco mostra que a ingestão de BCAAs pode reduzir o esforço físico e a fadiga mental e até melhorar o desempenho cognitivo pós-exercício.

Os aminoácidos também ajudam a melhorar o sono, e isso pode ajudar a reduzir a fadiga na manhã seguinte. Outro estudo mostra como ele triptofano pode ajudar a aliviar a fadiga causada por diferentes níveis de estresse. Então, se você quiser reduzir a fadiga e melhorar seus níveis de resistência, eles podem ser uma aposta segura.

4. Promover a perda de peso:

Pesquisas mostram que os aminoácidos podem aumentar a perda de gordura. Eles podem melhorar a síntese muscular e levar à perda de gordura saudável como consequência. Os BCAAs também demonstraram suprimir o apetite, e isso também pode contribuir para a perda de peso. Isso também pode significar um risco reduzido de obesidade.

 

5. Aumentar os níveis de imunidade:

A suplementação dietética de aminoácidos tem demonstrado melhorar o estado de imunidade e prevenir doenças infecciosas.

Entre esses a glutamina parece ter a vantagem. É reconhecido como um potente nutriente imunológico, pois pode melhorar a função imunológica em grande medida. Existem vários estudos que apoiam a importância dele na nutrição clínica.

De acordo com outro relatório da imprensa da Universidade de Cambridge, o metabolismo é uma grande promessa no aumento da função imunológica. Mais importante, eles também podem elevar seus níveis de energia e acelerar a cicatrização de feridas.

6. Melhoram a saúde cognitiva:

O aminoácido tirosina foi encontrado para ter efeitos benéficos sobre o desempenho cognitivo – mais ainda durante a exposição a altos níveis de estresse. E o triptofano foi encontrado para melhorar a função cerebral.

A pesquisa também nos diz que os suplementos contendo aminoácidos podem reduzir os sintomas de depressão e ansiedade à medida que são convertidos em neurotransmissores que estimulam o humor.

7. Pode retardar o envelhecimento:

A suplementação de aminoácidos pode desempenhar um papel na prevenção (e tratamento) da sarcopenia, que é a perda de tecido muscular devido ao envelhecimento. A arginina e a carnitina ajudam a reparar o DNA danificado e promovem a firmeza da pele.

benefícios do aminoácido

8. Promover o crescimento do cabelo:

Seu cabelo é feito de aminoácidos, e é por isso que faz sentido acreditar que eles podem promover o crescimento do cabelo. Embora eles não sejam uma poção de milagre, eles certamente encorajam o crescimento do cabelo mais forte e mais grosso.

Os aminoácidos particularmente benéficos para o crescimento capilar incluem arginina, lisina, cisteína e metionina. Eles funcionam produzindo queratina, a proteína mais importante para o cabelo. Eles também criam células vermelhas do sangue, que fornecem mais oxigênio para os folículos pilosos e promovem o crescimento do cabelo.

 

Fontes alimentares de aminoácidos:

A seguir estão os principais grupos de alimentos que contêm mais aminoácidos:

1. Proteínas animais:

Estas também são chamadas de proteínas completas. Eles incluem carne bovina, carne de porco, frango, peru e ovos. Até mesmo produtos lácteos como leite, queijo e iogurte contêm aminoácidos. Mas certifique-se de escolher carnes magras (com pouca gordura ou sem gordura).

2. Frutos do mar:

Estes incluem peixes como salmão, alabote e atum. Eles também contêm ácidos graxos ômega-3 que têm grandes benefícios.

3. Nozes, legumes e sementes:

Estas são proteínas incompletas, pois nenhum alimento específico contém todos os aminoácidos essenciais (ao contrário das proteínas animais). Mas consumir uma combinação de nozes, legumes e sementes pode ajudar. Alguns destes alimentos incluem soja, lentilhas, grão de bico, feijão, feijão preto, amêndoas e nozes.

5. Grãos integrais:

Quinoa é um alimento neste grupo que contém todos os aminoácidos essenciais e é, portanto, uma proteína completa. Outros alimentos incluem pão de trigo integral, macarrão integral e arroz de grão longo.

Inclua esses alimentos em sua dieta regular e você está pronto para ir. Você também pode incluir proteína de soro de leite (caso faça exercícios físicos) depois de consultar seu médico, nutricionista ou instrutor.

 

Sair da versão mobile