Dicas de Saúde

Zofran – para que serve, como usar e malefícios!

Por Alan Costa, em 06/03/2019 (atualizado em 07/11/2020)
zofran

zofran é usado sozinho ou com outros medicamentos para prevenir náuseas e vômitos causados pelo tratamento medicamentoso contra o câncer. Também é usado para prevenir e tratar náuseas e vômitos após a cirurgia. Funciona bloqueando uma das substâncias naturais do corpo (serotonina) que causa vômitos.

zofran

Como usar zofran?

Para evitar a náusea da quimioterapia, tome por via oral geralmente dentro de 30 minutos antes do início do tratamento. Evitar a náusea do tratamento com radiação, tome este medicamento por via oral, 1 a 2 horas antes do início do tratamento. Para evitar náuseas após a cirurgia, tome pela boca 1 hora antes do início da cirurgia. Zofran pode ser tomado com ou sem alimentos. No entanto, o seu médico pode recomendar não comer antes de quimioterapia, radiação ou cirurgia e pele.

Caso esteja usando zofran em forma líquida, use uma colher especial ou um dispositivo para medir sua dose prescrita. Não use uma colher doméstica porque você pode não conseguir a dose correta. Tome outras doses conforme indicado pelo seu médico.

Zofran pode ser tomado até 3 vezes por dia durante 1 a 2 dias após o término da quimioterapia ou tratamento com radiação. Caso esteja tomando zofran em um cronograma prescrito, tome regularmente para conseguir extrair um maior benefício. Para ajudá-lo a lembrar, tome às mesmas horas todos os dias.

Dosagem:

A dosagem é baseada em seu problema médico e resposta à terapia. A dosagem para crianças também pode ser baseada em idade e peso. A dose máxima habitual em doentes com problemas hepáticos graves é de 8 miligramas em 24 horas. Tome zofran exatamente como indicado. Não tome mais medicamentos ou tome mais vezes do que o prescrito. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Informe o seu médico caso o problema não melhore ou se piorar.

Efeitos colaterais:

Dor de cabeça, tontura, sonolência, cansaço ou constipação podem ocorrer. Caso esses efeitos persistam ou piorem, notifique seu médico imediatamente. Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício é maior do que o risco de efeitos colaterais.

Muitas pessoas que usam zofran não têm efeitos colaterais graves. Informe imediatamente à seu médico caso ocorra algum destes efeitos secundários pouco frequentes mas graves: dor de estômago, espasmo muscular, rigidez e alterações na visão. Procure ajuda médica imediatamente caso ocorra algum destes efeitos secundários raros, mas muito graves: dor no peito, batimentos cardíacos lentos ou irregulares, tonturas graves e desmaios.

Pode aumentar a serotonina e raramente causa um problema muito séria chamada síndrome de serotonina/toxicidade. O risco aumenta caso também esteja tomando outros medicamentos que aumentam a serotonina, então informe à seu médico ou farmacêutico sobre todos os medicamentos que esteja tomando.

Procure ajuda médica imediatamente caso desenvolva alguns dos seguintes sintomas: batimento cardíaco acelerado, alucinações, perda de coordenação, tontura grave, náusea, vômito, diarreia intensas, contração dos músculos, febre inexplicável e agitação incomuns.

Uma reação alérgica muito grave é improvável, mas pare de tomar e procure atendimento médico imediato caso ocorra. Além disso, os sintomas de uma reação alérgica grave incluem: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar. Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções:

Antes de tomar zofran, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico; ou a outros bloqueadores de serotonina (por exemplo, granisetron); ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas.

Além disso, fale com o seu farmacêutico para mais detalhes. Antes de usar este medicamento, informe à seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: batimentos cardíacos irregulares, doenças do fígado, problemas intestinais e de estomago (por exemplo, cirurgia abdominal recente, íleo, inchaço ).

O zofran pode causar um problema que afeta o ritmo cardíaco (prolongamento do intervalo QT). O prolongamento do intervalo QT raramente pode causar batimentos cardíacos rápidos ou irregulares (raramente fatais) e outros sintomas (como tonturas graves e desmaios) que necessitam de atenção médica imediatamente.

O risco de prolongamento do intervalo QT pode aumentar caso tenha certos problemas médicos ou estiver tomando outros medicamentos que possam causar prolongamento do intervalo QT. Antes de utilizar, informe à seu médico ou farmacêutico de todos os medicamentos que estiver tomando e se tiver algum dos seguintes problemas: certos problemas cardíacos e antecedentes familiares de determinados problemas cardíacos.

Interações:

Muitos remédios além do zofran podem afetar o ritmo cardíaco (prolongamento do intervalo QT), incluindo dofetilide, pimozide, procainamida, amiodarona, quinidina, sotalol, antibióticos macrolídeos (como a eritromicina), entre outros.

Portanto, antes de usar o ondansetron, relate todos os medicamentos que esteja usando no momento ao seu médico ou farmacêutico. O risco de síndrome de serotonina e toxicidade aumenta caso esteja tomando outros medicamentos que aumentam a serotonina.

O risco de síndrome serotoninérgica/toxicidade pode ser mais provável quando inicia ou aumenta a dose desses medicamentos. Além disso, bula não contém todas as interações possíveis. Portanto, antes de usar este produto, informe à seu médico ou farmacêutico de todos os produtos usados. Mantenha uma lista de todos os seus medicamentos com você e compartilhe a lista com seu médico e farmacêutico.

Overdose:

Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência.

Notas:

Não compartilhe zofran com outras pessoas. Além disso, laboratório e/ou exames médicos (como EKG) devem ser realizados periodicamente para monitorar seu progresso ou verificar os efeitos colaterais. Consulte o seu médico para mais detalhes.

Dose perdida:

Tente tomar cada dose no horário agendado. Caso perca uma dose do zofran, tome assim que lembrar, a menos que seja perto da hora da próxima dose. Nesse caso, pule a dose perdida e retome o seu esquema de dosagem habitual. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Armazenamento:

Os comprimidos podem ser armazenados na geladeira ou em temperatura ambiente entre 2-30 graus C. Armazene a forma líquida à temperatura ambiente entre 15-30 graus C. Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não guarde no banheiro.

Além disso, mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação. Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Sair da versão mobile