Doenças

Zigomicose – O que é, Sintomas e Tratamentos!

Por Alan Costa, em 19/06/2017 (atualizado em 07/11/2019)
Zugomicose-1

Zigomicose – O que é, Sintomas e Tratamentos desta doença que muitos desconhecem. A Zigomicose, também chamada de mucormicose, é uma infecção fúngica rara, que tem como agente etiológico fungos da classe dos zigomicetos, ordem Mucorales e Entomophthorales. Dentro desta última, encontram-se os fungos das famílias Entomophthoraceae e Basidiobolaceae que apresentam importância médica (entomoftoromicose por Canidiabolus coronatus e C. incongruus; basidiobolomicose por Basidiobolus ranarum).

Normalmente estes fungos habitam o solo e folhas secas encontradas no chão, sendo que a infecção resulta da inalação dos esporos associadas ao pó, com subseqüente implantação desses agentes na mucosa nasal. É sabido que in vitro, este fungo é capaz de sintetizar diversas enzimas, como elastases, esterases, colagenases e lipases.

Causas da Zigomicose: A Zigomicose é uma infecção provocada pelos bolores Mucorales.

  • A infecção é causada pela inalação de esporos produzidos pelo bolor.
  • A infecção causa dor, febre e, às vezes, tosse, podendo destruir estruturas no rosto.
  • Os médicos fazem o diagnóstico da infecção através da identificação do fungo nas amostras de tecido infectado.

A maioria das pessoas recebe altas doses de anfotericina B por via intravenosa, e a cirurgia é feita para remover tecido infectado e morto. A Zigomicose é provocada pela inalação de esporos produzidos pelos bolores Mucorales. Esses bolores são comuns no ambiente e incluem muitos bolores de pão comuns. As pessoas provavelmente respiram sempre os esporos desses bolores. No entanto, a maioria desses bolores não causa infecção.

Essa infecção afeta mais comumente o nariz, os seios paranasais, os olhos e o cérebro, uma forma chamada Zigomicose rinocerebral. Essa infecção grave e potencialmente fatal afeta, no geral, pessoas cujo sistema imunológico está enfraquecido por uma doença, como desnutrição ou diabetes descontrolada. Outro local onde a infecção é comum é no pulmão. Raramente ocorrem infecções na pele e no sistema digestivo.

Sintomas da Zigomicose: Os sintomas da Zigomicose incluem dor, febre e uma infecção da cavidade ocular (celulite orbitária) com uma protrusão do olho infectado (proptose). A drenagem do pus é realizada pelo nariz. O céu da boca (palato), os ossos faciais que rodeiam a cavidade ocular, os seios paranasais ou a divisão entre as fossas nasais (septos) podem ser destruídos pela infecção. A infecção no cérebro pode provocar convulsões, paralisia parcial e coma.

  • A Zigomicose nos pulmões causa febre, tosse e, por vezes, dificuldade respiratória.
  • O fungo tende a invadir artérias. Como resultado, coágulos sanguíneos se formam e o tecido morre. O fungo cresce descontroladamente no tecido morto, que fica preto. A área ao redor pode sangrar.

Tratamentos da Zigomicose: A maioria das pessoas com Zigomicose é tratada com altas doses de anfotericina B por via intravenosa. Pessoas com diabetes descontrolado recebem insulina para baixar os níveis de açúcar no sangue.

O tecido infectado e especialmente o tecido morto devem ser removidos através de uma cirurgia. O diagnóstico precoce e o tratamento desta infecção são importantes para evitar a morte ou extensa cirurgia, o que muitas vezes causa deformação.

Nota: A Zigomicose é muito séria. Mesmo quando grande parte dos tecidos infectados e mortos é removida e medicamentos antifúngicos são usados adequadamente, muitas pessoas com esta infecção morrem.

Sair da versão mobile