Dicas de Saúde

Vitamina D3: o que é, para que serve, benefícios e alimentos ricos

Por Alan Costa, em 05/09/2022 (atualizado em 06/09/2022)
beneficios da vitamina d3

A vitamina D3, ou solar, afeta literalmente todos os órgãos humanos, protege a glândula tireoide e fortalece o sistema imunológico.

Vitamina D3: o que é, para que serve, benefícios e alimentos ricos

Além disso, participa na reprodução celular e na síntese de muitos hormônios.

A vitamina D ( ergocalciferol- D2, colecalciferol- D3, alfacalcidol) é uma vitamina solúvel em gordura que ajuda o corpo a absorver cálcio e fósforo.

Ter a quantidade certa de vitamina D , cálcio e fósforo é importante para construir e manter ossos fortes.

A vitamina D3 é usada para tratar e prevenir doenças ósseas (como raquitismo , osteomalácia ).

A vitamina D é produzida pelo corpo quando a pele é exposta ao sol. Protetor solar , roupas de proteção, exposição limitada ao sol, pele escura, e a idade pode impedir a obtenção de vitamina D suficiente do sol.

A vitamina D com cálcio é usada para tratar ou prevenir a perda óssea ( osteoporose ).

A vitamina D também é usada com outros medicamentos para tratar baixos níveis de cálcio ou fosfato causados ​​por certos distúrbios (como hipoparatireoidismo , pseudo- hipoparatireoidismo , hipofosfatemia familiar ).

Pode ser usado na doença renal para manter os níveis de cálcio normais e permitir o crescimento normal dos ossos.

Gotas de vitamina D (ou outros suplementos ) são dadas para mamários lactentes -fed porque o leite materno geralmente tem níveis baixos de vitamina D.

O que faz o sistema imunológico?

O que faz o sistema imunológico?

A imunidade humana é a capacidade do corpo de se proteger de fatores externos prejudiciais como vírus, bactérias e fenômenos físicos nocivos.

Nosso corpo está adaptado para remover tudo o que é desnecessário e “alienígena”. Além disso, este é o princípio do trabalho, por exemplo, da mucosa do trato respiratório.

Várias partículas potencialmente perigosas e nocivas, como poeira, bactérias, etc., são removidas do corpo com o muco.

Além disso, ao mesmo tempo, o sistema imunológico humano funciona para que as partículas “estranhas” sejam destruídas e não as células do seu próprio corpo.

O que é a vitamina D3?

A vitamina D3 é um nutriente lipossolúvel que pode ser sintetizado pela ação do sol na pele ou tomado por via oral como aditivo.

Além disso, é um dos suplementos diários mais populares e possui vários benefícios para a saúde como:

O D3 também é chamado de “vitamina solar”, pois é formado na pele devido à exposição à radiação ultravioleta.

Para isso, crianças e adultos devem ficar ao sol por cerca de 15 a 30 minutos várias vezes por semana.

Para que serve a vitamina D3?

A vitamina D3 ou colecalciferol, é usado em humanos. Ele é responsável pela absorção de cálcio e fósforo e sua distribuição adequada no corpo. Além disso, forma um sistema inerte e imunológico.

Afeta o metabolismo. Portanto, assim que o verão chegar, uma pessoa começa a perder peso.

Ele se move melhor, seu humor melhora. Muito D3 é encontrado em peixes oleosos e óleo de peixe, não é em vão que é dado a crianças pequenas.

Por que usar vitamina D3?

Existem duas formas principais de suplementação de vitamina D:

Vitamina D3 (colecalciferol) – que, como mencionado acima, é formada naturalmente na pele quando exposta à luz solar.

Está presente em níveis significativos em certos peixes e ovos, e também é comercialmente feita a partir de lanolina lavada de lã de carneiro.

Vitamina D2 (ergocalciferol) – Esta forma é sintetizada pelas plantas (comercialmente feitas a partir de fungos irradiados) e não é naturalmente produzida pelo corpo humano.

Estudos iniciais realizados há várias décadas sobre a eficácia das duas formas mostraram pouca diferença entre os dois ao abordar a ocorrência de raquitismo em crianças.

Mas estudos mais recentes revelam evidências convincentes de por que a vitamina D3 é superior para suplementação:

Por que usar vitamina D3?

A vitamina D3 é aproximadamente três vezes mais potente que a vitamina D2, e também se liga aos receptores de proteína em seu corpo com muito mais eficácia.

Isso ajuda a manter os níveis no sistema circulatório e a aumentar mais efetivamente as concentrações no nível sanguíneo para uma saúde ideal.

A vitamina D3 é mais biodisponível, o que significa que é mais rápida e efetivamente convertida e absorvida pelo seu corpo. Algumas fontes dizem que é até 500% mais rápido que a vitamina D2.

A vitamina D2 também tem uma vida útil mais curta (ou seja, no momento em que você a obtém, pode não ser tão potente quanto o dia em que foi engarrafada) e tem uma maior probabilidade de impurezas.

Por estas razões, escolhemos a vitamina D3 para os nossos produtos e suplementos.

O que é um nível saudável de vitamina D3?

A dose de manutenção diária recomendada é de 400 UI por dia (ou 10 mcg). Conforme descrito na orientação do NICE (Instituto Nacional de Saúde e Atendimento).

A orientação foi desenvolvida para garantir que tenha um nível satisfatório de vitamina D3.

Ao longo do ano, a fim de proteger a saúde dos ossos musculoesqueléticos.

Se recomenda que os bebês até a idade de um ano precisem de 8,5 a 10mcg de vitamina D3 por dia. A partir de um ano de idade, isso vai até 10mcg por dia para crianças.

A adequação nutricional baseia-se na medição do metabólito 25-hidroxivitamina D.

Os principais especialistas recomendam que as concentrações de 25-hidroxivitamina D. Sejam pelo menos 75-80 nmol / L (30-32 ng / mL).

O que é um nível saudável de vitamina D3?

Quais são os benefícios da vitamina D3 para imunidade?

O colecalciferol é responsável pela troca de cálcio e fósforo no organismo e impedindo o desenvolvimento de raquitismo.

Além disso, fortalece e desenvolve os ossos e o esqueleto das crianças. E regula o tônus muscular, a função miocárdica e coagulação sanguínea.

Os médicos recomenda essa vitamina às mulheres durante a menopausa para a prevenir a osteoporose e a “suavizar” distúrbios hormonais.

Além disso, na gravidez, é responsável por formar o esqueleto ósseo.

A vitamina D3 também é prescrita para tratar tetania hipocalcêmica, osteomalácia, doenças ósseas e espasmofilia.

Além disso, o ergocalciferol (vitamina D2), desempenha funções parecidas no corpo.

Não é sintetizado sob a radiação ultravioleta, mas entra no corpo junto com os vegetais. No entanto, o D2 não é muito absorvido no organismo.

Qual deve ser a ingestão diária de vitamina D3?

A dosagem suficiente de vitamina D3 para um bebê de até um ano é de 500 UI.

Além disso, se as crianças forem prematuras ou tiverem patologias ósseas, quantidade diária poderá ser duplicada ou triplicada.

Crianças de 1 ano até a idade adulta, e adultos, são aconselhados a consumir aproximadamente 600 UI.

O mesmo para mulheres grávidas. Além disso, idosos a partir de 71 anos precisam de pelo menos 800 UI por dia.

Onde posso encontrar vitamina D3?

As fontes alimentares  são:

Uma boa dose pode ser obtida do sol. Além disso, o colecalciferol possui sua própria provitamina (7-desidrocolesterol), formada na pele sob a influência do sol.

Quando aquecido, ele se transforma em vitamina D3 e entra no sangue e no fígado.

Além disso, o clima sombrio reduz a formação de provitamina em mais da metade (60%).

Benefícios da vitamina D3

Benefícios da vitamina D3

A vitamina D3 pode ter um impacto em até 2.000 genes diferentes dentro do corpo, e tem um papel direto em muito mais aspectos da saúde do que muitos podem perceber.

Os receptores dessa vitamina são encontrados em quase todas as células e, assim que D se liga a um receptor, ativa ou desativa os genes, provocando mudanças no nível celular.

Estudos concluídos nas últimas duas décadas comprovaram que esse processo desativa genes causadores de câncer, ativa genes imuno protetores e até informa às células quais vitaminas e minerais devem ser absorvidas. Isso tudo tem um grande efeito em muitos processos corporais importantes, incluindo:

1. Saúde óssea:

Ossos fortes são resultado de uma boa ingestão de vitamina D3 porque ajuda a regular e controlar a capacidade do corpo de absorver fósforo e cálcio dois compostos que fornecem densidade e força ao sistema esquelético e aos dentes.

Benefícios da vitamina D3

2. Controle de insulina:

A vitamina D3 estimula o pâncreas e desencadeia o processo de produção de insulina.

Esta é a chave para gerenciar os níveis de açúcar no sangue com mais eficácia e pode ajudar os diabéticos a controlar melhor a doença.

3. Baixar a pressão arterial:

Um estudo descobriu que aqueles com pressão alta experimentaram uma queda nos números quando os níveis dessa vitamina foram aumentados.

D3 reduz ativamente a concentração de renina, uma enzima secretada pelo rim que afeta os vasos sanguíneos.

4. Possível prevenção do câncer:

Algumas evidências corroboram a ideia de que o aumento da vitamina D3 pode ajudar a retardar a progressão dos tumores de próstata, enquanto outros relatos prometem que a combinação do nutriente com mais fibras pode reduzir o risco de desenvolver pólipos que poderiam levar ao câncer de cólon.

Outra combinação útil é essa vitamina e o cálcio: um estudo de quatro anos descobriu que, quando as mulheres na pós-menopausa faziam suplementação com ambas, a probabilidade de desenvolver câncer diminuía em 60%.

A vitamina D3 também tem sido frequentemente estudada por sua aparente relação com o câncer de mama: em um estudo com 166 mulheres em tratamento, quase 70% tinham baixos níveis dessa vitamina, o que levou muitos cientistas a teorizarem que poderia haver uma ligação.

alimentos ricos em vitamina d3

5. Saúde do coração:

A função cardíaca também pode ser afetada pela presença de vitamina D3. Em dois estudos, baixos níveis dessa vitamina foram correlacionados com um aumento da probabilidade de um ataque cardíaco.

Embora não haja uma razão clara para isso. Alguns pesquisadores acreditam que a vitamina atua como um “tranquilizante do coração”.

Melhorando a resistência cardiovascular e impedindo que as células do músculo cardíaco cresçam muito. Isso, por sua vez, impede o espessamento das paredes dos ventrículos.

O que pode bloquear o fluxo sanguíneo e causar um ataque cardíaco.

6. Humor:

Um dos benefícios mais significativos para a vitamina D3 é o seu impacto no humor. Muitas pessoas sofrem de desordem afetiva sazonal e geralmente se sentem mais felizes.

Quando o sol está brilhando por causa da síntese da vitamina. Que acontece com a exposição direta aos raios UVB.

O aumento dos níveis dessa vitamina não é apenas estimulante. Mas, pode efetivamente ajudar a reduzir os sintomas da depressão clínica.

Outros tratamentos também podem ser necessários, mas primeiro é essencial garantir a absorção adequada da vitamina.

Deficiência de vitamina D3

Historicamente, a perda de vitamina D3 tem sido associada ao raquitismo. Uma doença causada por baixos níveis dessa vitamina que comumente afeta crianças.

As crianças com raquitismo e os adultos que tiveram raquitismo quando crianças têm pernas em forma de arco.

No entanto, embora adultos com deficiência de vitamina D3 não desenvolvam a doença do raquitismo.

Seus ossos podem começar a ficar mais macios uma condição conhecida como osteomalácia. Pessoas com problemas digestivos como doença celíaca.

Problemas no fígado ou doença de Crohn são mais propensos a ter baixos níveis dessa vitamina.

A luz solar é uma fonte natural de vitamina D3. E as pessoas que raramente ou nunca saem (por exemplo, em lares de idosos ou em pacientes hospitalizados acamados) têm maior probabilidade de apresentar deficiências.

Deficiência de vitamina D3

Além disso, quanto mais escura a sua pele, mais luz solar é necessária para manter a vitamina D3 em níveis saudáveis.

Isso ocorre porque a melanina extra encontrada na pele mais escura retarda a absorção da vitamina D3.

Alguns estudos sugerem que a hora do dia em que você recebe a luz solar afeta o quanto seu corpo absorve a vitamina.

Embora muitos especialistas aconselhem as pessoas a evitar a luz do sol entre as 10h e as 14h ou 15h para ajudar a proteger a pele contra o câncer, os dados mostram que o corpo absorve melhor a vitamina D3 durante esse período.

Diferença entre a vitamina D2 e ​​a vitamina D3

Existem duas formas de vitamina D: A vitamina D2, E  D3, que são comumente encontradas nos alimentos.

Essa vitamina é produzida naturalmente pelo corpo quando a pele é exposta ao sol.

Embora haja algum debate, a maioria dos especialistas atualmente acredita que a melhor forma de suplemento de vitamina D a tomar é a vitamina D3.

Acredita-se que D3 é mais natural e mais fácil para o corpo absorver. Além disso, o corpo não permite que uma concentração tão grande de D3 circule na corrente sanguínea quanto D2, por isso é considerado mais seguro.

Diferença entre a vitamina D2 e ​​a vitamina D3

Malefícios da vitamina D3

Em geral, os efeitos colaterais da ingestão de vitamina D3 tendem a ser raros. Os efeitos colaterais graves dessa vitamina incluem, mas não estão limitados a:

  • Reações alérgicas como erupção cutânea ou comichão;
  • Inchaço da face, garganta e língua;
  • Tontura severa;
  • Problemas respiratórios;
  • Alterações no ritmo cardíaco, incluindo batimento cardíaco irregular ou acelerado.

Efeitos colaterais raros. Mas, embora isso não aconteça com muita frequência, a vitamina D3 pode causar:

Sair da versão mobile