Uncategorized

Violeta genciana: o que é, indicações e como usar!

Por Alan Costa, em 01/06/2018 (atualizado em 25/11/2020)
como usar a violeta genciana

A violeta genciana é a substância ativa de um medicamento antifúngico normalmente utilizado no tratamento da candidíase. De uso tópico, ela atua também como antisséptico, sendo benéfico para impedir que a doença acabe se complicando em decorrência de proliferação de bactérias e fungos

violeta genciana

O medicamento é facilmente absorvido, melhorando de forma rápida sintomas como coceira, vermelhidão e ardor, comuns na doença. Além disso, avioleta genciana carrega propriedades benéficas à saúde.

Além dos fungos da candidíase, ajuda a tratar as infecções nos mamilos causados pelo mesmo fungo e provocada durante a amamentação. Essa infecção causa ardor, odor e desconforto nos seios, além de vermelhidão na pele, brilho e alisamento.

Indicações da violeta genciana?

Embora poucas pessoas saibam disso, a planta possui uma série de indicações para a saúde das pessoas, sendo tida como um dos tratamentos naturais disponíveis para proporcionar a cura ou alívio de muitas doenças.

1. Alivia a febre:

A violeta genciana pode ajudar quem sofre de algum estado febril, favorecendo que abaixe a temperatura corporal. Você pode até mesmo regular a pressão arterial, e até mesmo tratar os sintomas de fraqueza muscular. É benéfico para tonificar o sistema nervoso central e em geral todo o organismo. Com a ajuda de um profissional, pode ajudar pessoas com um sistema imunitário deprimido.

2. Combate o hipotireoidismo:

Possui propriedades antibióticas para tratar todo o tipo de feridas externas. É recomendado para tratar dos casos de gota e artrite e também para estimular a glândula tireóide, em casos de hipotireoidismo.

indicações da violeta genciana

3. Melhora a saúde da pele:

A violeta genciana também faz com que apareçam infecções nos mamilos quando a mãe está amamentando, gerando uma forte dor e ardência no peito e dores que podem chegar a atingir a axila ou até mesmo de costas.

Costuma causar vermelhidão na pele ou também um certo brilho e alisamento de pele do mamilo. Se você usa o violeta genciana a noite na zona afetada, você verá como, em poucos dias, notas melhoria.

4. Combate a candidíase:

A violeta genciana é muito eficaz para combater a Candida Albicans, um fungo que causa infecções na pele e nas mucosas, provocando manchas brancas na pele ou aftas, e até mesmo erupções na zona da fralda.

5. Melhora a saúde capilar:

Se você quer ter um cabelo com um tom arroxeado e quer usar esse produto para tal finalidade então é preciso que você saiba como pintar o cabelo com violeta genciana. Antes de sair pintando o cabelo inteiro, entretanto, faça uma mecha na nuca para garantir que o resultado fique como você espera.

Se você não tiver um cabelo previamente descolorido então você vai precisá-lo deixar em uma tonalidade mais clara. Como a violeta genciana não é um produto que cause alterações físicas no cabelo, ele não vai ser capaz de mudar a cor estruturalmente. Em vez disso, ele vai apenas criar uma “capa” colorida nos fios.

Por isso, quanto mais claro os fios estiverem, melhor. Você pode fazer uma descoloração prévia ou então apenas clarear alguns tons. Se seus fios forem muito escuros, o máximo que você conseguirá é uma tonalidade levemente arroxeada.

Como usar a violeta genciana?

1. hidratação com violeta genciana:

Ingredientes:

– 3 colheres de máscara capilar (cor branca );
– 2 gotas de violeta genciana;
– Luvas;

Modo de preparo:

  • Reúna a máscara de capilar branca com a violeta genciana e misture até alcançar uma cor homogênea.

Aplicação:

  • Antes de começar, coloque as luvas para que você não corra o risco de manchar as mãos.
  • Depois, aplique nos cabelos limpos e úmidos, massageando-os.
  • Deixe agir por pelo menos dois minutos.
  • Na sequência, enxague bastante com água, até sair todo o creme dos fios.
  • Repita esta receita até perceber que o cabelo alcançou o tom desejado.

2. Shampoo com violeta genciana:

Ingredientes:

– 1 frasco de xampu de 350 ml (branco);
– 10 gotas de violeta genciana;

Modo de preparo:

  1. Reúna todos os ingredientes em um recipiente de plástico e misture bem.
  2. Em seguida, devolva o conteúdo da mistura para o frasco original do xampu.

Aplicação:

  • Você pode usar o produto como usaria um shampoo comum.
  • Não esqueça de agitar o frasco sempre antes de usar.
  • Além de tirar o tom amarelado, essa solução ajuda a impedir que o cabelo volte a ficar amarelado com o passar do tempo.
como usar a violeta genciana

3. Condicionador com violeta genciana:

Ingredientes:

– 1 frasco de condicionador 350ml (branco);
– 10 gotas de violeta genciana;

Modo de preparo:

  1. Coloque os dois ingredientes em um recipiente de plástico e misture bem.
  2. Após juntar os dois você pode devolver tudo para o frasco original do condicionador.

Aplicação:

  • Utilize da mesma forma como você faz com o condicionador, normalmente após usar o shampoo.
  • Agite o frasco antes de usar. O condicionador também atua na retirada do amarelado e na manutenção do cabelo com a cor mais bonita, sem os tons amarelos opacos.

Efeitos colaterais e contra-indicações da violeta genciana:

  • O uso prolongado de Aplicação: pode levar à ocorrência de alguns efeitos colaterais como coceira intensa, irritação da pele, presença de úlcera e manchas permanentes na pele.
  • O uso é contra-indicado para mulheres em fase de lactação ou que possuem gravidez de risco, pessoas com lesões ulcerativas e pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
Sair da versão mobile