Bulas e Remédios

Varfarina – o que é, para que serve, como tomar e contra indicações!

Por Alan Costa, em 07/08/2018 (atualizado em 07/02/2024)
varfarina

A varfarina sódica (substância ativa) é um anticoagulante que age na inibição dos fatores de coagulação dependentes da vitamina K.

O objetivo da terapia com anticoagulante é reduzir a capacidade de coagulação do sangue, de modo a evitar a trombose e, ao mesmo tempo, evitar a ocorrência de sangramento espontâneo.

A varfarina é rápida e completamente absorvida após a administração oral. Seu início de ação anticoagulante, no entanto, só se verifica 24 a 72 horas após a administração oral, e seu efeito anticoagulante máximo pode ocorrer em 72 a 96 horas. A duração da ação de uma única dose de Varfarina Sódica (substância ativa) é de 2 a 5 dias.

Varfarina

A varfarina é um anticoagulante (sangue mais fino). A varfarina reduz a formação de coágulos sanguíneos. A varfarina é utilizada para tratar ou prevenir coágulos sanguíneos nas veias ou artérias, o que pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral , ataque cardíaco ou outras doenças graves. A varfarina também pode ser usada para fins não listados neste guia de medicação.

Informação importante sobre varfarina:

Você não deve tomar varfarina se estiver propenso a sangrar por causa de uma condição médica, se tiver uma cirurgia próxima, ou se precisar de uma punção lombar ou peridural. Não tome varfarina se não puder levá-la a tempo todos os dias.

A varfarina aumenta o risco de hemorragia grave ou fatal, especialmente se tiver certas condições médicas, se tiver 65 anos ou mais, se tiver tido um acidente vascular cerebral ou se tiver sangrado o estômago ou os intestinos. Procure ajuda de emergência se tiver algum sangramento que não pare.

Contate imediatamente o seu médico se tiver outros sinais de hemorragia, tais como: inchaço, dor, sensação de fraqueza ou tonturas, nódoas negras, hemorragias nasais, hemorragias nasais, menstruação intensa ou hemorragia vaginal anormal, sangue na urina, fezes sanguinolentas ou com efeito de alcatrão. , tossindo sangue ou vômito que se parece com grãos de café.

Muitos outros medicamentos podem aumentar o risco de sangramento quando usado com varfarina. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você usou recentemente. Evite fazer qualquer alteração em sua dieta sem primeiro falar com seu médico. Alguns alimentos podem tornar a varfarina menos eficaz.

varfarina sodica

Precauções antes de tomar:

Você não deve tomar varfarina se você é alérgico a ela, ou se:

  • Você tem pressão sanguínea muito alta;
  • Você recentemente teve ou fará uma cirurgia em seu cérebro, coluna ou olho;
  • Você é submetido a uma punção lombar ou raquianestesia (epidural);
  • Você não pode tomar varfarina a tempo todos os dias.

Você também não deve tomar este medicamento se você está propenso a sangramento por causa de uma condição médica, tais como:

  • Um distúrbio de células sanguíneas (como glóbulos vermelhos baixos ou plaquetas baixas);
  • Úlceras ou sangramento no estômago, intestinos, pulmões ou trato urinário;
  • Um aneurisma ou sangramento no cérebro;
  • Uma infecção do revestimento do seu coração.

Não tome varfarina se estiver grávida, a menos que o seu médico lhe diga para o fazer. A varfarina pode causar defeitos congênitos, mas a prevenção de coágulos sanguíneos pode superar quaisquer riscos para o bebê. Se você não está grávida, use controle de natalidade eficaz para evitar a gravidez enquanto estiver a tomar varfarina e pelo menos 1 mês após a sua última dose. Informe o seu médico imediatamente se engravidar.

A varfarina pode fazer você sangrar mais facilmente, especialmente se você já teve:

  • Hipertensão arterial ou doença cardíaca grave;
  • Doença renal;
  • Câncer ou baixa contagem de células sanguíneas;
  • Um acidente ou cirurgia;
  • Sangramento em seu estômago ou intestinos;
  • Derrame;
  • Se você tem 65 anos ou mais.

Para garantir que a varfarina é segura para você, informe o seu médico se você já teve:

  • Diabetes;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Doença hepática, doença renal (ou se você estiver em diálise);
  • Uma deficiência hereditária de coagulação;
  • Plaquetas sanguíneas baixas após receberem heparina.

Não se sabe se a varfarina passa para o leite materno. Preste atenção aos sinais de hematomas ou sangramento no bebê se você tomar este medicamento enquanto estiver amamentando um bebê.

varfarina sodica

Como devo tomar varfarina?

Tome Varfarina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose. Não tome varfarina em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o seu médico lhe diz.

Tome Varfarina na mesma hora todos os dias, com ou sem comida. Nunca tome uma dose dupla. A varfarina pode tornar mais fácil para você sangrar. Procure ajuda de emergência se tiver algum sangramento que não pare.

Você precisará de testes frequentes de INR ou tempo de protrombina (para medir o tempo de coagulação do sangue e determinar a dose de varfarina). Você deve permanecer sob os cuidados de um médico enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você receber Varfarina em um hospital, ligue ou visite seu médico 3 a 7 dias depois de sair do hospital. Seu INR precisará ser testado nesse momento. Não perca nenhum compromisso de acompanhamento.

Informe o seu médico se estiver com diarreia, febre, arrepios ou sintomas de gripe, ou se o seu peso corporal mudar. Você pode precisar parar de tomar varfarina de 5 a 7 dias antes de fazer qualquer cirurgia, tratamento odontológico ou procedimento médico. Ligue para o seu médico para instruções.

Use uma etiqueta de alerta médica ou leve uma carteira de identidade dizendo que você toma Varfarina. Qualquer prestador de cuidados médicos que o trate deve saber que está a tomar este medicamento. Armazene à temperatura ambiente longe do calor, umidade e luz.

O que acontece se eu perder uma dose?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.

O que devo evitar enquanto tomar?

Evite atividades que possam aumentar o risco de sangramento ou lesão. Tome cuidado especial para evitar sangramento ao raspar ou escovar os dentes. Você ainda pode sangrar mais facilmente por vários dias depois de parar de tomar varfarina.

Evite fazer qualquer alteração em sua dieta sem primeiro falar com seu médico. Alimentos ricos em vitamina K (fígado, vegetais de folhas verdes ou óleos vegetais) podem tornar a varfarina menos eficaz. Se esses alimentos fizerem parte de sua dieta, consuma uma quantidade consistente semanalmente.

Suco de toranja, suco de cranberry, suco de noni e suco de romã podem interagir com a varfarina e levar a efeitos colaterais indesejados. Evite o uso desses produtos de suco enquanto estiver tomando este medicamento. Evite beber álcool.

Pergunte ao seu médico antes de usar qualquer medicamento para dor, artrite, febre ou inchaço. Isso inclui aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve), celecoxibe (Celebrex), diclofenaco, indometacina, meloxicam e outros. Estes medicamentos podem afetar a coagulação do sangue e também podem aumentar o risco de sangramento no estômago.

varfarina o que e

Efeitos colaterais de varfarina:

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à varfarina : urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. A varfarina aumenta o risco de hemorragia, que pode ser grave ou ameaçar a vida. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum sinal de sangramento, como:

  • Dor de cabeça repentina, sentindo-se muito fraco ou tonto;
  • Inchaço, dor, hematomas incomuns;
  • Sangramento nas gengivas, hemorragias nasais;
  • Sangramento de feridas ou injeções de agulha que não parem;
  • Períodos menstruais intensos ou sangramento vaginal anormal;
  • Sangue em sua urina, sangue ou fezes escuras;
  • Tossir sangue ou vômito que se assemelha a borra de café.

Os coágulos formados pela varfarina podem bloquear o fluxo sanguíneo normal, o que poderia levar à morte do tecido ou à amputação da parte do corpo afetada. Obtenha ajuda médica imediatamente se você tiver:

  • Dor, inchaço, sensação de calor ou frio, alterações na pele ou descoloração em qualquer parte do corpo;
  • Dor súbita e grave na perna ou no pé, úlcera nos pés, dedos roxos ou dedos.
  • O sangramento é o efeito colateral mais comum da varfarina.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Informação de dosagem de varfarina

A duração do tratamento é indeterminado e a dose adulta usual de varfarina para a prevenção do tromboembolismo na fibrilação atrial é:

  • Dose inicial: 2 a 5 mg por via oral uma vez ao dia
  • Dose de manutenção: 2 a 10 mg por via oral uma vez ao dia
  • INR alvo: 2,5 (variação de 2 a 3)

Comentários:

  • Para pacientes com fibrilação atrial (FA) e válvulas cardíacas protéticas, o INR alvo pode ser aumentado dependendo do tipo de válvula, posição da válvula e fatores do paciente.
  • A dose inicial é influenciada pela idade, raça, peso corporal, gênero, medicações concomitantes, comorbidades, variação genética e possivelmente outros fatores.
  • Dosagem e administração devem ser individualizadas de acordo com o INR do paciente e a condição a ser tratada.

Uso: Profilaxia e tratamento de complicações tromboembólicas associadas à FA.

varfarina usos

A duração do tratamento é indeterminado e a dose Adulta Usual de Varfarina Para Profilaxia de Derrame Tromboembólico é:

  • Dose inicial: 2 a 5 mg por via oral uma vez ao dia
  • Dose de manutenção: 2 a 10 mg por via oral uma vez ao dia
  • INR alvo: 2,5 (variação de 2 a 3)

Comentários:

  • Para pacientes com fibrilação atrial (FA) e válvulas cardíacas protéticas, o INR alvo pode ser aumentado dependendo do tipo de válvula, posição da válvula e fatores do paciente.
  • A dose inicial é influenciada pela idade, raça, peso corporal, gênero, medicações concomitantes, comorbidades, variação genética e possivelmente outros fatores.
  • Dosagem e administração devem ser individualizadas de acordo com o INR do paciente e a condição a ser tratada.

Uso: Profilaxia e tratamento de complicações tromboembólicas associadas à FA.

Dose adulta usual de varfarina para infarto do miocárdio:

  • Dose inicial: 2 a 5 mg por via oral uma vez ao dia
  • Dose de manutenção: 2 a 10 mg por via oral uma vez ao dia
  • INR: 2 a 3

Duração do tratamento: Pelo menos 3 meses após o infarto do miocárdio

Comentários:

  • Dose inicial é influenciada pela idade, raça, peso corporal, sexo, medicações concomitantes, comorbidades, variação genética e possivelmente outros fatores.
  • Dosagem e administração devem ser individualizadas de acordo com o INR do paciente e a condição a ser tratada.

Utilização: Redução do risco de morte, infarto do miocárdio recorrente (EM) e eventos tromboembólicos, como derrame ou embolização sistêmica após infarto do miocárdio.

Dose adulta usual de varfarina para infarto do miocárdio – profilaxia:

  • Dose inicial: 2 a 5 mg por via oral uma vez ao dia
  • Dose de manutenção: 2 a 10 mg por via oral uma vez ao dia
  • INR: 2 a 3

Duração do tratamento: Pelo menos 3 meses após o infarto do miocárdio

Comentários:

  • Dose inicial é influenciada pela idade, raça, peso corporal, sexo, medicações concomitantes, comorbidades, variação genética e possivelmente outros fatores.
  • Dosagem e administração devem ser individualizadas de acordo com o INR do paciente e a condição a ser tratada.

Utilização: Redução do risco de morte, infarto do miocárdio recorrente (EM) e eventos tromboembólicos, como derrame ou embolização sistêmica após infarto do miocárdio.

o que e varfarina

Que outras drogas afetarão a varfarina?

Muitos medicamentos (incluindo alguns remédios vendidos sem receita médica e produtos fitoterápicos) podem afetar o INR e aumentar o risco de sangramento se você os tomar com varfarina. Nem todas as interações medicamentosas possíveis estão listadas neste guia de medicação. É muito importante perguntar ao seu médico e farmacêutico antes de começar ou deixar de usar qualquer outro medicamento, especialmente:

  • Outros medicamentos para prevenir coágulos sanguíneos;
  • Um antibiico ou medicamento antifúngico;
  • Suplementos que contenham vitamina K; ou
  • Produtos fitoterápicos (botânicos) – coenzima Q10, cranberry, echinacea, alho, ginkgo biloba, ginseng, goldenseal ou erva de São João.

Esta lista não está completa e muitas outras drogas podem interagir com a varfarina. Isso inclui medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Dê uma lista de todos os seus medicamentos para qualquer profissional de saúde que o trate.

Outras informações:

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use varfarina apenas para a indicação prescrita. Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.

Sair da versão mobile