Óleos Medicinais

Tudo Sobre o Óleo de Coco Refinado

Por Alan Costa, em 10/06/2016 (atualizado em 31/10/2019)

O Óleo de Coco Refinado é a forma mais utilizada de Óleo de Coco em todo o mundo, se não o mais puro ou o melhor. Ele também é conhecido pelo nome de Óleo de Coco RBD, que significa refinado, descorado e desodorizado.

Na verdade, o óleo que é expelido diretamente de copra e não está apto para o consumo, uma vez que pode conter partículas de poeira, restos de insetos, desova, micróbios, esporos de fungos e muitas outras substâncias que podem ser prejudiciais para a saúde. Você pode se perguntar como essas substâncias estranhas entram no Óleo de Coco. Se você já viu os grãos de coco são secos em copra, assim você iria entender.

Em quase todos os casos, os grãos são cortados e espalhados aberto ao sol forte para secar, com a sua carne de frente para o sol. Eles são mantidos assim durante dias, semanas ou até meses até que elas sequem como desejado. Eles nem sequer são cobertas com redes. Talvez agora você pode imaginar o que acontece nesse tempo. Poeira e todas as outras substâncias não comestíveis possíveis poderiam cair neles a qualquer momento.

Além disso, todos esses insetos curiosos, pássaros, roedores e outros animais fazem visitas regulares para ver, ou melhor, degustar. Mais uma vez, na ausência suficiente luz do sol forte ou em tempo nublado, há uma abundância de possibilidades para o crescimento de fungos nos grãos, que não são jogados fora, nem limpas antes que o óleo seja extraído. Basicamente, para nossa própria segurança, nós somos deixados sem escolha. Para entender esse processo de extração e limpeza um pouco mais claramente, nós investigamos em que um pouco mais profundo nas secções seguintes.

Extração: Não há nenhuma técnica especial envolvida na extração do Óleo de Coco Refinado. Na verdade, não é o Óleo de Coco Refinado quando é expelido. Ele é expulso da copra usando máquina acionada bagaço, assim como qualquer outro óleo.

Refino, Branqueamento e Desodorização: O óleo em bruto é primeiro repetidamente filtrado para se obter um óleo filtrado limpo. O óleo também é branqueada no processo, este processo é feito usando filtração argilas calcárias. Em seguida, é aquecida a uma temperatura muito elevada, o que serve um propósito duplo. Ele desodoriza o óleo, além de matar os germes ou esporos de fungos dentro dele. Em seguida, o hidróxido de sódio (Na (OH) 2) é adicionado a ele e que é ainda filtrado para remover as gorduras. Finalmente, em alguns casos, é hidrogenado para se assegurar que não há ácidos gordos insaturados são deixados no óleo, o que alonga consideravelmente a vida de prateleira.

Diferença do Óleo de Coco Puro: O Óleo de Coco Refinado é diferente de óleo de coco puro em muitos aspectos. Em primeiro lugar, você não vai encontrar o cheiro típico de coco ou sabor de coco no óleo, ao contrário do óleo de coco puro. Esta desodorização é deliberada, porque apesar de preferência de algumas pessoas para o aroma de coco em seu óleo de cozinha, existem apenas como muitos que não o fazem.

Sendo refinada, é certamente mais higiênico do que o óleo de coco bruto, mas não benéfico do ponto de vista da saúde. É deixado quase sem proteínas ou minerais devido a esta transformação. No entanto, a sua vida de prateleira é mais longa que os óleo de coco bruto ou puro.

Preços: É certamente um pouco mais caro do que o óleo de coco bruto (de refino, branqueamento e outros encargos de processamento aumentam o custo base). No entanto, é mais barato do que o mesmo óleo bruto quando se trata com uma etiqueta de “óleo de coco puro”. Mais uma vez, é muito mais barato do que suas outras irmãs, como o óleo de coco orgânico e Óleo de Coco Virgem.

Disponibilidade: O Óleo de Coco Refinado é a forma mais facilmente disponível. Portanto mais vendido e mais consumido. Na verdade, quase todo o óleo de coco que vem embalado em garrafas, saquetas e maiores pacotes no mercado é óleo de coco refinado.

Sair da versão mobile