Remédios Caseiros

5 remédios caseiros para tratar mononucleose!

Por Alan Costa, em 31/05/2018 (atualizado em 27/11/2020)

Os remédios caseiros para tratar mononucleose funcionam, pois, a mononucleose, comumente conhecida como doença do beijo. Febre mono ou glandular, é uma condição infecciosa causada pelo vírus Epstein-Barr. Este vírus pertence à família do herpes e atinge linfócitos e células epiteliais.

Geralmente presente na saliva e no muco, o vírus se espalha principalmente por beijos, espirros e tosse, ou compartilhando utensílios ou canudos. O vírus não é transmitido por qualquer tipo de contato casual.

A doença é vista mais comumente em adolescentes e adultos jovens em seus primeiros 20 anos e tratar mononucleose. A maioria dos adultos mais velhos já está imune ao vírus por causa da exposição quando crianças.

Sinais e sintomas comuns de mononucleose são fadiga, dor de garganta, febre, nódulos linfáticos inchados no pescoço e nas axilas, amígdalas inchadas, dor de cabeça e erupção cutânea. A doença também pode levar a complicações como aumento do baço, problemas no fígado, como hepatite e icterícia, anemia e amígdalas inchadas que podem dificultar a respiração.

Não há tratamento adequado para esta doença infecciosa, pois os antibióticos não funcionam contra infecções virais como o mono. Geralmente cicatriza sozinho dentro de 2 a 4 semanas. No entanto, uma vez que você se infectar com o vírus, ele permanecerá em seu corpo pelo resto de sua vida, mesmo que os sintomas não estejam ativos.

O foco principal do tratamento é abordar os sintomas associados à infecção e aumentar a imunidade. Certas mudanças de estilo de vida e remédios caseiros podem ser úteis.

1. Usando Óleo De Coco:

O óleo de coco tem ácidos graxos de cadeia média que o tornam um agente antiviral altamente eficaz. É eficaz contra mono e gripe, bem como benéfico para aqueles que têm sarampo, herpes, hepatite C e AIDS.

  • O ácido láurico e os outros ácidos graxos de cadeia média no óleo de coco são rapidamente absorvidos pelo organismo e usados ​​para formar a monolaurina, um monoéster que possui poderosa atividade antiviral e antibacteriana. Além disso, a variedade de vitaminas e outros nutrientes no óleo ajuda a restaurar a função imunológica e melhorar a saúde geral.
  • Para tratar a infecção, tome uma dose diária de óleo de coco extra-virgem por via oral. Dependendo do seu nível de tolerância, você pode tomar 1 a 3 colheres de sopa por dia até que a infecção desapareça. Para evitar infecções, você pode usar este óleo na sua culinária diária para tratar mononucleose.

2. Tomando Vitamina C :

Uma vitamina solúvel em água, a vitamina C é um componente importante de um regime de tratamento mono. Suporta o sistema imunológico e ajuda a reduzir a duração da doença.

Um estudo de 2014 publicado no Medical Science Monitor relata que altas doses de terapia intravenosa de vitamina C têm um efeito positivo na duração das infecções virais de Epstein-Barr, incluindo a mononucleose, e reduzem os níveis de anticorpos virais e tratar mononucleose.

  • Bem, uma infusão intravenosa não é a única maneira de aumentar seu nível de vitamina C. Uma dieta rica em vitamina C pode ajudar muito.
  • Coma alimentos ricos em vitamina C, como pimentões, couve, brócolis, morangos, limões, toranjas, kiwis, abacaxis, amoras, tomates, espinafre, acelga e laranjas.
    Você também pode tomar um suplemento de vitamina C, depois de consultar o seu médico sobre a melhor dose para você.

3. Vinagre de Maçã:

Outro tratamento eficaz é o vinagre de maçã. Sendo rico em propriedades antivirais, ajuda a matar o vírus responsável por esta infecção.

Além disso, o vinagre de maçã é rico em vitaminas e minerais que estimulam o sistema imunológico , o que ajuda a acelerar a recuperação.

  • Misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã cru e não filtrado em uma xícara de água morna. Adicione um pouco de mel cru e mexa bem. Beba duas vezes ao dia para ajudar a combater a infecção.
  • Além disso, misture 1 a 3 colheres de chá de vinagre de maçã em 1 xícara de água morna. Faça gargarejos com esta solução várias vezes ao dia, conforme necessário, para aliviar a dor de garganta.

4. Descasando Bem:

Uma das melhores maneiras de tratar mononucleose é descansar bastante. Esta doença pode acabar com você completamente e fazer você se sentir exausto, mesmo se você estiver dormindo adequadamente à noite.

Não force o seu corpo através da fadiga viral para trabalhar, pois isso pode deixá-lo mais fraco e atrasar a recuperação. Além disso, descanse bastante e durma até que a fadiga diminua e sua energia retorne.

Sempre que se sentir cansado, ouça o seu corpo e dê-lhe a oportunidade de curar. É melhor evitar esportes, exercícios e outras atividades físicas por um mês após o início da infecção. Além disso, mover-se muito aumenta o risco de romper o baço, se este ficar aumentado.

5. Gargarejo de Água Salgada:

A dor de garganta é um dos sintomas mais comuns da mono. Um gargarejo de água salgada é o melhor remédio para isso. Além disso, a água morna salgada terá um efeito calmante na garganta e reduz os desconfortos em grande medida.

  • Adicione ½ colher de chá de sal a 1 xícara de água morna para pele.
  • Além disso, mexa bem para dissolver o sal.
  • Gargareje com esta solução por alguns segundos e depois solte-a.
  • Além disso, faça isso em intervalos regulares para aliviar a dor de garganta.
Sair da versão mobile