Doenças

Torcicolo – O que é, Causas e Tratamentos!

Por Osmar da Costa Junior, em 23/05/2017 (atualizado em 11/11/2019)

Torcicolo – O que é, Causas e Tratamentos. que são bastantes eficazes. Além disso, o Torcicolo é uma contração involuntária dos músculos do pescoço provocada por má postura ao dormir ou ao utilizar o computador, por exemplo, causando dor no lado do pescoço e dificuldade para mexer a cabeça. Então, saiba sobre o Torcicolo– O que é, Causas e Tratamentos:

O que é Torcicolo: É uma torção do pescoço na qual a cabeça fica inclinada para um lado, enquanto o queixo fica virado para o outro. Além disso, torcicolo é uma das categorias mais vastas de incômodos que ostenta flexão, extensão ou torção dos músculos do pescoço para adiante da sua postura normal. O pescoço tende a entortar para um lado, resultando na inclinação da cabeça.

Principais Sintomas: Os principais sinais e sintomas incluem:

  • Limitação dos movimentos de cabeça
  • Dor de cabeça
  • Tremor da cabeça
  • Dor no pescoço
  • Ombro mais alto de um lado do corpo
  • Rigidez dos músculos do pescoço
  • Inchaço dos músculos do pescoço.

Causas: As causas não são exatamente conhecidas pelos médicos. Contudo, sabe-se que este problema se dá frequentemente após um traumatismo na coluna cervical ou nos músculos do pescoço e após contusões na coluna ou pescoço.

Da mesma forma, um Torcicolo pode também estar associado a outras condições médicas, a exemplo de infecções na área da cabeça ou do pescoço e doenças como disquinésias tardias, tumores do pescoço, infecções do sistema nervoso e hipertireoidismo.

Tratamentos: O tratamento principal para o Torcicolo é apontado para o relaxamento dos músculos do pescoço, que envolvem medicamentos, dispositivos físicos, toxina botulínica, fisioterapia, exercícios de alongamento, e cirurgia. Para a maioria dos pacientes, o Torcicolo se resolve em alguns dias e semanas.

Algumas pessoas podem reproduzir constantes problemas no pescoço por meses ou anos. Caso o paciente relate espasmos nos músculos do pescoço, poderá ser encaminhado para um neurologista ou um cirurgião.

Sair da versão mobile