Diabetes

5 tipos de insulina e para o que servem!

Por Alan Costa, em 21/04/2020 (atualizado em 04/05/2020)
tipos de insulina

Os tipos de insulina e para o que servem e qual é melhor para sua diabetes, alem disso, converse com seu médico antes de iniciar ou interromper qualquer medicamento.

O seu médico irá ajudá-lo a descobrir que tipo de insulina é necessária para ajudar a controlar o açúcar no sangue.

tipos de insulina e para o que servem

Parar ou iniciar a insulina sem falar com um médico pode ser prejudicial ao seu corpo e à sua saúde.

Diabetes pode ser um diagnóstico complicado para lidar. Esta doença impede que o corpo responda adequadamente à insulina, e isso pode resultar em um colapso anormal de carboidratos e açúcares.

Depois de comer, as pessoas com diabetes costumam ter um aumento no açúcar no sangue, o que pode causar vários sintomas, incluindo aumento da sede, fadiga, dores de cabeça, dor de estômago, falta de ar e náusea.

Para combater isso, as pessoas com diabetes costumam usar insulina. Isso indica que as células musculares, gordas e hepáticas absorvem os açúcares da corrente sanguínea para serem usadas como energia.

Cada pessoa é diferente, então existem cinco tipos de insulina no mercado para melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes.

O tipo de que você precisa é baseado no seu estilo de vida, idade, objetivos de açúcar no sangue e como você responde à insulina.

Por exemplo, um tipo de pessoa pode responder à insulina de ação rápida, mas outro não. Eles podem precisar de insulina de ação curta, em vez disso.

A melhor maneira de controlar a glicose no sangue é saber o que existe e trabalhar com seu médico.

O uso incorreto de insulina pode ser perigoso, portanto, siga as instruções do seu médico para obter melhores resultados. Comunicar eficazmente é a única maneira de obter controle total do açúcar no sangue.

Tipos de insulina e para o que servem:

1. Insulina de Ação Rápida:

Como o nome sugere, a insulina de ação rápida é rápida. Foi desenvolvido para imitar a insulina que é criada quando você come uma refeição.

Insulina de ação rápida

A insulina de ação rápida é absorvida na corrente sanguínea em questão de minutos, em vez de horas, como outros tipos de insulina.

Quando usar insulina de ação rápida:

Uma pessoa usaria insulina de ação rápida ao mesmo tempo que uma refeição, para que o corpo possa se beneficiar do medicamento.

Cada marca de medicamento afetará o corpo de maneira diferente, mas deve começar a funcionar dentro de 10 a 30 minutos. A duração geralmente dura até cinco horas – novamente, dependendo da marca.

Quem se beneficiaria da insulina de ação rápida?

A insulina de ação rápida é um tipo de insulina em bolus, o que significa que ajuda a criar insulina extra que o pâncreas deve produzir quando comemos.

A insulina de ação rápida é ideal para quem precisa de um pouco de ajuda extra para controlar o açúcar no sangue, além da insulina de ação prolongada.

Marcas de insulina de ação rápida:

Alguns exemplos de insulina de ação rápida incluem Lispro (Humalog), Aspart (Novolog) e Glulisine (Apidra).

Lispro começa a trabalhar dentro de 15 a 30 minutos e dura de 3 a 5 horas. O Aspart trabalha dentro de 10 a 20 minutos e tem uma duração de 3 a 5 horas. Finalmente, a glulisina tem um início de 20 a 30 minutos e afeta o corpo por 1 a 2,5 horas.

2. Insulina de ação curta:

A insulina de ação curta é semelhante à insulina de ação rápida, mas tem uma diferença. Enquanto você ainda toma insulina de ação curta antes de uma refeição, normalmente a usa dentro de 30 a 60 minutos antes da refeição.

insulina de ação curta

Este medicamento foi projetado para cobrir a elevação da glicose no sangue por comer por um período mais longo.

Quando usar insulina de ação curta:

Como mencionado anteriormente, você usa insulina de ação curta meia hora a uma hora antes de uma refeição.

O benefício do uso de insulina de ação curta é que ela permanece no corpo um pouco mais do que a insulina de ação rápida. Isso ocorre porque você a toma antes de uma refeição e funciona um pouco mais devagar.

Quem se beneficiaria da insulina de ação curta?

A insulina de ação curta tem alguns benefícios que carecem de insulina de ação rápida. Primeiro, você não precisa usá-lo em cada refeição.

Você pode tomá-lo no café da manhã e jantar e ter um bom controle ao longo do dia, porque dura tanto tempo.

No entanto, é importante que uma pessoa verifique seu açúcar no sangue para garantir que esteja funcionando corretamente.

Marcas de insulina de ação curta:

Existem duas principais marcas de insulina de ação curta. O primeiro é o Regular (R) ou o Novolin. Você leva meia hora a uma hora antes de comer e dura cinco a oito horas.

A outra marca é Velosulin. Este tipo de insulina é usado em uma bomba de insulina. Você leva meia hora a uma hora antes de comer e dura duas a três horas.

3. Insulina de ação intermediária:

A insulina de ação intermediária é um tipo de insulina combinada com insulina de ação curta ou de ação rápida.

Ele foi projetado para durar de 12 a 24 horas; portanto, ele precisa ser usado uma ou duas vezes por dia, dependendo da pessoa.

insulina de ação intermediária

Como resultado esse tipo de insulina cobre a elevação da glicose quando as insulinas de ação rápida param de funcionar.

Quando usar insulina de ação intermediária:

A insulina de ação intermediária deve ser tomada uma hora antes de comer. Dito isto, ele não atinge o desempenho máximo até cerca de quatro horas.

Todos esses horários variam entre os pacientes, e seu médico pode ajudar a determinar quando é o melhor momento para usar esse tipo de insulina.

Quem se beneficiaria da insulina de ação intermediária?

A insulina de ação intermediária é projetada para ajudar a controlar o açúcar no sangue durante a noite, em jejum e durante as refeições.

Também as mulheres grávidas costumam receitar esse tipo de insulina para ajudar a controlar a glicose. A insulina de ação intermediária é uma cobertura básica que não é usada em relação às refeições.

Marcas de insulina de ação intermediária:

Existe apenas um tipo de insulina de ação intermediária, embora tenha dois nomes diferentes. Humulin N e Novolin N são o mesmo medicamento e são referidos como NPH. A NPH tem início de uma a duas horas e dura 18 a 24 horas.

4. Insulina de ação prolongada:

A insulina de ação prolongada cobre as necessidades de insulina de uma pessoa por um dia inteiro.

Esse tipo de insulina é frequentemente usado em conjunto com insulina de ação rápida ou de ação curta para cobrir picos de glicose no sangue causados ​​pela ingestão de uma refeição.

Quando usar insulina de ação prolongada:

A insulina de ação prolongada não é usada em relação ao horário das refeições. Geralmente é tomado uma vez por dia, geralmente à noite, e tem início de meia hora a duas horas.

Cada marca afeta o corpo de maneira diferente e começa a controlar a glicose em um momento diferente.

Quem se beneficiaria com a insulina de ação prolongada?

A insulina de ação prolongada é necessária para quem precisa de controle contínuo o dia todo. Qualquer pessoa que precise de ajuda para controlar o açúcar no sangue ao longo do dia deve conversar com seu médico sobre insulina de ação prolongada para ver se isso é adequado para eles.

Porque esse tipo de insulina não foi projetado para ser usado com uma bomba, pois é usado apenas uma vez a cada 24 horas.

Marcas de insulina de ação prolongada:

Também existem três marcas diferentes de insulina de ação prolongada no mercado: insulina glargina (Basaglar, Lantus e Toujeo), insulina detemir (Levemir) e insulina degludec (Tresiba). Glargine trabalha dentro de uma hora a uma hora e meia e trabalha por 20-24 horas.

Como resultado detemir trabalha dentro de uma hora a duas horas e dura até 24 horas. Finalmente, o Degludec tem um início de 30 a 90 minutos e pode trabalhar até 42 horas.

5. Insulina Pré-Misturada:

A insulina pré-misturada é única porque possui dois tipos diferentes de insulina combinados em um frasco.

Mais combina tipicamente insulina de ação curta com insulina de ação intermediária. Isso foi projetado para reduzir o número de injeções por dia.

Quando usar insulina pré-misturada:

A insulina pré-misturada é complicada. Quando você usa sua insulina pré-misturada, depende de qual marca você possui.

Normalmente, as pessoas o usam antes das refeições por causa da insulina de ação curta no medicamento.

Portanto o seu médico deve ajudá-lo a determinar o melhor momento para usar a insulina pré-misturada.

Quem se beneficiaria da insulina pré-misturada?

Mais qualquer pessoa que pretenda reduzir o número de injeções que utiliza regularmente deve usar insulina pré-misturada.

Porque aqueles com horários regulares acham que a insulina pré-misturada é a melhor escolha para eles.

Marcas de insulina pré-misturada:

Também existem vários tipos diferentes de insulina pré-misturada. Cada produto é tomado de forma diferente, pois fornece diferentes níveis de insulina.

Portanto alguns nomes de marcas incluem Humulin 70/30, Novolin 70/30, Humulin 50/50 e Humalog mix 75/25.

Sair da versão mobile