Doenças

Tetraplegia – O que é, Causas e Tratamentos!

Por Alan Costa, em 24/06/2017 (atualizado em 09/04/2020)
Tetraplegia - O que é, Causas e Tratamentos

Tetraplegia – O que é, Causas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Tetraplegia ocorre quando as vias motoras e sensitivas são interrompidas. As tetraplegias são sempre sinal de uma doença grave do cérebro ou da medula espinhal cervical.

Tetraplegia – O que é, Causas e Tratamentos

Elas podem ocorrer em razão de hemorragias cerebrais, insuficiência vertebrobasilar (acidente vascular isquêmico por insuficiência da irrigação sanguínea no território da artéria basilar), esclerose lateral amiotrófica avançada, lesões traumáticas da medula espinhal cervical ou compressões por causas extrínsecas à medula.

 

Por um acidente ou outro motivo qualquer, no nível da coluna cervical, entre a primeira e a sétima vértebras cervicais ou em virtude de algumas doenças neurológicas. O Nível mais grave de Tetraplegia é quando se trata de lesão encefálica com comprometimento dos quatro membros. Essa interrupção dos estímulos nervosos pode ser completa ou incompleta, levando, assim, a diferentes repercussões e sintomas ou podendo, inclusive, causar a morte.

As tetraplegias levam à perda de controle motor e sensibilidade dos membros superiores e inferiores e do tronco, podendo afetar de maneira significativa a musculatura respiratória. Após uma lesão medular completa, os membros afetados deixam de receber qualquer tipo de estímulo. A pessoa acometida perde também, na maioria dos casos, o controle das suas necessidades fisiológicas.

Causas da Tetraplegia: A Tetraplegia é um sintoma entre os tantos de doenças neurológicas muito graves que compreendem lesões do cérebro ou da medula espinhal, tais como:

Hemorragias Cerebrais: Ocorre Tetraplegia quando a ruptura de uma artéria cerebral em seguida a traumatismos, a distúrbios da coagulação ou então a alterações vasculares congênitas ou adquiridas, em que se verifica hemorragia no tronco encefálico; é causado também pela invasão de líquido cefalorraquidiano dentro das meninges, alcançando a medula.

Insuficiência Vértebra-Basilar É um ataque isquêmico com manifestação aguda derivante de uma insuficiência da irrigação sanguínea improvisa no território da artéria basilar. A sintomatologia é caracterizada por vertigens rotatórias, distúrbios do campo visual, cefaleia, quedas inesperadas e repentinas e a Tetraplegia (nos casos mais graves);

Esclerose Lateral Amiotrófica: Provoca atrofia progressiva e paralisias dos músculos esqueléticos. Na fase avançada a paralisia afeta todos os quatro membros, propagando-se em seguida também aos músculos do pescoço e da língua;

Lesões da Medula Espinhal: Os traumatismos de qualquer natureza que compreendam uma secção parcial ou total da medula espinhal no trato compreendido entre a primeira e a sétima vértebras cervicais podem ter como consequência, se não são mortais, uma Tetraplegia.

Sintomas da Tetraplegia: Sem sombra de dúvidas o sintoma mais notável da Tetraplegia é a paralisia dos membros superiores e inferiores. Há uma imensa gradação na perda desses movimentos, indo desde a perda de forças, até uma imobilidade completa dos membros, quase sempre levando à incontinência urinária, fecal e à impotência, obrigando os pacientes ao uso de dispositivos especiais.

A musculatura respiratórias também pode ser mais ou menos afetada, ocasionando dificuldades respiratórias. Com isso, os músculos do paciente se atrofiam visivelmente. Quase sempre a lucidez, a fala e a inteligência ficam preservadas.

Tratamentos da Tetraplegia: A Tetraplegia é frequentemente uma consequência irreversível de patologias neurológicas ou neurocirúrgicas graves. O doente Tetraplégico que sobrevive torna-se uma pessoa desprovida de autossuficiência que terá necessidade de assistência contínua durante toda a vida.

Assim, necessita da intervenção de outras pessoas não só para lhe assegurar uma certa mobilidade, mas também para realizar os atos cotidianos necessários à sobrevivência, como comer ou praticar a higiene pessoal, ou vários tipos de auxílios muito complexos, como por exemplo:

  • Cadeiras de rodas especiais que se podem comandar com o queixo (controle mentoniano);
  • Aparelhos verticais eletro-hidráulicos para assegurar a posição ereta;
  • Respiração assistida.

Nota: A Tetraplegia se trata de lesão medular alta(comprometimento dos quatro membros) Quadriplegia se trata de lesão encefálica(comprometimento dos quatro membros) Plegias (mesmo que paralisia ou perda total) Paresias (perda parcial).

Sair da versão mobile