Nutrição

15 benefícios da taioba para saúde (receita e como identificar)

Por Alan Costa, em 01/08/2018 (atualizado em 02/04/2024)

A taioba é popularmente conhecida como um alimento natural da floresta e como planta medicinal, funcionando principalmente como cicatrizante. É uma gênero nativa da Mata Atlântica, mas não é endêmica, oriundo de florestas tropicais da América do Sul, é encontrada também em países da Ásia e África, inclusive existem relatos de cultivos milenares na China e no antigo Egito.

Hoje estudos mostram propriedades de auxílio na redução do risco de doenças cardiovasculares e no tratamento de úlceras, além de ser 100% comestível. Suas folhas podem ser ingeridas refogadas como couve ou espinafre e seus rizomas (raízes) lembram o inhame e são servidos cozidos, fritos, assados e etc.

taioba e seus beneficios

O que é a Taioba:

A taioba é uma planta tropical que pode ser considerada uma verdura, pois ela é comestível e o modo de preparação é similar ao de outros vegetais, como a couve, por exemplo. Ela é formada de muitos nutrientes e minerais, sendo uma excelente colaboradora para os cuidados com a saúde, particularmente por causa da enorme quantia de vitamina A presente em sua composição.

A taioba é oriunda da América Central, porém já era cultivada há milhares de anos na China e no Egito. Suas folhas aparenta com as folhas da couve, porém um pouco mais largas e mais vistosas. Além disso, ela também é popularmente conhecida como: orelha-de-elefante, macabo, mangarás, mangará-mirim, mangareto, mangarito, taiá e yutia.

Quais são os benefícios da taioba?

beneficios da taioba

benefícios da taioba

A seguir veja os principais benefícios da taioba para saúde são:

1. Agir como antioxidante

As folhas da taioba são ricas em vitamina C, um maravilhoso antioxidante que age no corpo humano fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças como gripes, resfriados, câncer e aterosclerose.

2. Evitar a anemia

A taioba é farta em ferro, mineral essencial para o deslocamento de oxigênio no sangue e que, quando está em escassez no organismo, causa anemia. Assim, tomar um copo de suco com uma folha por dia ajuda a evitar e combater anemias.

Além disso, ela também é farta em vitaminas do complexo B, que agem aumentando a produção de energia no corpo humano e evitando o cansaço que normalmente acompanha a anemia.

3. Evitar a osteoporose

Por ser farta em cálcio e fósforo, a taioba é uma excelente fonte de nutrientes para mantes os ossos fortes, prevenindo problemas como osteoporose, que surge principalmente em idosos e em mulheres após a menopausa.

Além disso, estes minerais também são importante para manter a saúde dos dentes e para se ter uma boa contração muscular, favorecendo a força e ajudando o bom funcionamento do coração.

4. Melhorar o fluxo intestinal

Por ser uma folha farta em fibras, ele auxilia a aumentar o bolo fecal e agilizar o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre. Para elevar esse efeito, uma boa orientação é preparar um suco com uma folha de taioba, uma laranja, duas ameixas secas e limão.

5. Rica em nutrientes

A taioba é uma verdura rica em nutrientes essenciais para a saúde, como vitaminas A, C, E e K, além de minerais como cálcio, ferro e potássio.

6. Fortalece o sistema imunológico

Devido ao seu alto teor de vitamina C, a taioba ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo infecções e doenças.

7. Melhora a saúde dos ossos

O cálcio presente na taioba contribui para a saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

8. Auxilia na digestão

A taioba é rica em fibras, o que ajuda a melhorar a digestão e prevenir problemas como prisão de ventre.

9. Reduz o risco de doenças crônicas

Os antioxidantes presentes na taioba ajudam a reduzir o estresse oxidativo no organismo, prevenindo doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas.

10. Promove a saúde da pele

O alto teor de vitamina A na taioba ajuda a promover a saúde da pele, prevenindo problemas como acne e rugas.

11. Regula a pressão arterial

O potássio presente na taioba ajuda a regular a pressão arterial, prevenindo doenças cardiovasculares.

12. Melhora a saúde dos olhos

A vitamina A presente na taioba é essencial para a saúde dos olhos, prevenindo problemas como a degeneração macular.

13. Energia para o corpo

A taioba é uma boa fonte de ferro, que ajuda a transportar oxigênio no corpo e contribui para a energia e vitalidade.

14. Desintoxica o organismo

O alto teor de fibras na taioba ajuda a desintoxicar o organismo, eliminando toxinas e resíduos prejudiciais à saúde.

15. Ajuda na perda de peso

As fibras presentes na taioba promovem a saciedade, ajudando a controlar o apetite e contribuindo para a perda de peso.

Como identificar a taioba?

Intitulam os nativos que não pode consumi-la crua visto que, “azeda” a boca! Na verdade a taioba possui estruturas que, na falta de cozimento podem causar irritações quando ingerida. Estas estruturas são destruídas com o cozimento ou até mesmo refogado.

Batizadas pelos nativos como taioba-brava, estas espécies tóxicas e não comestíveis podem ser achadas de diferentes formas. Algumas podem ser idênticas à verdadeira, diferenciando apenas através de pecíolo (talo) roxo.

Outra forma típica de uma taioba-falsa pode ser a posição do talo em comparação com a extremidade de união das folhas e também na falta de uma linha circundante na folha, comum nas taiobas-verdadeiras.

Tais espécies falsas são muitas vezes plantas habituais de ambientes alagados, degradados e achadas com mais facilidade em ambientes antropizados. O mais importante é saber reconhecer a taioba verdadeira pelo talo bem no encontro entre as folhas, sua coloração destaca em verde e uma linha circundante na folha, assim podemos garantir ser uma não-tóxica.

Por isso a indicação é, na dúvida, não ingira e questione à quem conhece! Agora é com você, aproveite o que a floresta pode nos proporcionar Diminua o consumo de agrotóxicos, Prefira uma alimentação saudável, sustentável e nativa. Denominamos isso de identidade alimentar, a taioba tem a nossa identidade, é brasileira e nativa da Mata Atlântica.

Como consumir a taioba

A taioba pode ser acrescentada em saladas refogadas, sucos verdes, recheios de pizzas, crepes e bolinhos, e pode ser incluída em sopas e vitaminas para trazer um maior valor nutritivo pra refeição. Além disso, ela tem um sabor similar com o do espinafre, porém é mais leve e mais fácil de encaixar em diversas receitas, mesmo para crianças e adultos que não costumam gostar de vegetais.

Receita usando a taioba:

Saber usar a taioba como alimento, assim como outros produtos nativos, faz manter tradições e fortalece a identidade alimentar, caminho para uma alimentação saudável e sustentável. Ela é ainda esquecida na mesa do brasileiro.

Muitos não conhecem, outros conhecem, mas jamais comeram e outros poucos conhecem, comeram, mas ainda não sabem sobre suas propriedades nutritivas e medicinais. Farta em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2vitamina C e sais minerais como ferro, potássio, manganês, fósforo e cálcio, ela é ainda energética e evita a anemia!

Com infinitas propriedades benéficas ao nosso corpo, precisamos conhecer mais esta herbácea nativa, tanto no preparo de alimento como em seu cultivo e colheita, seguindo um caminho ecológico e sustentável no uso da floresta atlântica.

Pirão de taioba com farinha de mandioca:

Ingredientes:

– 3 folhas de taioba cozidas, escorridas e picadas;
– 2 dentes de alho picados;
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 1 pimenta dedo de moça vermelha, sem sementes, picada;
– 2 xícaras (chá) de água fervente;
– 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca;
– Sal á gosto.

Modo de preparo:

  1. Tire a nervura central das folhas  e cozinhe em água salgada.
  2. Após 10 minutos, ou quando as folhas estiverem macias, escorra toda a água.
  3. Pique as folhas cozidas e reserve.
  4. Em uma panela, doure o alho no azeite, junte a pimenta picada e a água fervente.
  5. Em seguida a crescente a taioba e espere ferver.
  6. Junte, aos poucos, a farinha de mandioca, mexendo sempre.
  7. Deixe engrossar, prove o tempero e corrija o sal se necessário.
  8. O tempero é bastante pessoal, use a criatividade e saboreie a floresta!
Bibliografia

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24266602/

Sair da versão mobile