Sucos Saudáveis

Saiba Diferenciar os Tipos de Sucos e Escolher o Mais Saudável

Por Alan Costa, em 17/01/2017 (atualizado em 18/11/2019)

Saiba Diferenciar os Tipos de Sucos e Escolher o Mais Saudável pois os Sucos são opções nutritivas e saborosas para afastar o risco de diversas doenças. Além disso, os Sucos feitos de maneira natural, são saudáveis e indicados para nutrir e hidratar o corpo.

Isso porque, sejam feito apenas com frutas ou combinando diversos vegetais, os Sucos são capazes de dar aquela força extra de nutrientes que o organismo precisa. A dieta equilibrada, juntamente com a ingestão de Sucos frescos, torna-se mais atrativa e nutritiva. Os Sucos auxiliam na eliminação de toxinas, contêm baixa caloria e trazem energia e relaxamento ao corpo. Então confira agora nossas dicas e Saiba Diferenciar os Tipos de Sucos e Escolher o Mais Saudável:

Benefícios dos Sucos: A grande vantagem dos Sucos é que eles garantem todo o aporte de minerais e Vitaminas encontradas nos alimentos utilizados para o seu preparo. Ou seja, é possível blindar o organismo contra problemas cardíacos, evitar o inchaço, fortalecer a imunidade, favorecer o funcionamento do intestino, entre tantos outros benefícios.

Além disso, os sabores são os mais variados, uma vez que é possível utilizar frutas, legumes, verduras, sementes, grãos, farinhas e vários outros ingredientes. Dessa forma, evitar a mesmice é uma tarefa simples e saborosa.

Sucos de Caixinha: Trata-se de um néctar, ou seja, ele apresenta pouca quantidade de fruta (cerca de 20%). Para complementar a composição, são adicionados outros ingredientes, como água, corantes, conservantes, alguns aditivos químicos e bastante açúcar. No mercado, existem diversas opções de sabores de Sucos de caixinha para quem deseja fugir dos refrigerantes e acredita que seja uma opção mais Saudável, mas na verdade não são!

Segundo uma pesquisa realizada em São Paulo pelo Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec), esses Sucos contêm altos índices de açúcares, corantes e aromatizantes. A amostra foi composta por 12 bebidas à base de fruta comercializadas em caixinha e garrafinhas de plástico.

Sucos de Saquinho: Os refrescos em pó ou de pacotinhos se tornaram populares no mundo todo, no mínimo, há uns 20 anos. Essa evolução foi bem mais comum nas cidades, visto que, o estilo de vida urbano é bem mais adepto aos alimentos práticos, rápidos e, de preferência, que deem menos trabalho para preparar.

Embora existam opções que não precisem ser adoçadas, elas já levam consigo grande porção de açúcar. Em ambos os tipos, é possível encontrar o sódio em elevadas taxas, o que prejudica a saúde.

Sucos Concentrados: Os Sucos concentrados Possui elementos artificiais em sua composição devendo ser consumido com moderação. Os Sucos concentrados também podem ser consumidos de vez em quando, principalmente naqueles dias de correria. Mas sempre verifique os ingredientes nas embalagens, existem marcas que possuem uma quantidade de aditivos bem menor do que outras.

Sucos Integrais: levando-se em conta a praticidade, é uma boa opção para o consumidor. Sem conservantes e açúcar, pode ser ingerido na hora. Os Sucos integrais são Sucos de frutas puros, sem adição de açúcares, e na sua concentração natural, como se a fruta tivesse sido “espremida” e engarrafada. Mas poucos sabem, que a maioria das bebidas de frutas que tomamos possuem pouca ou quase nenhuma fruta, a exemplo dos néctares e refrescos.

Sucos Naturais: Os Sucos naturais além de serem muito gostosos são uma excelente fonte de Vitaminas são ótimos para nossa saúde promovendo maravilhas em nosso organismo. Só lembrando que Sucos só não são remédios, mas são alimentos muito nutritivos oferecem uma grande fonte de energia, sais minerais, fibras e vitaminas, mantendo assim o corpo muito Saudável. Os nutrientes e vitaminas das frutas são conservados ( desde que consumidos logo após o preparo). O ideal é adoçar com a própria fruta, evitando a adição de açúcar.

Sair da versão mobile