Doenças

Quinta Doença – O que é, Causas e Sintomas!

Por Alan Costa, em 28/06/2017 (atualizado em 09/11/2019)
Quinta Doença

Quinta Doença – O que é, Causas e Sintomas que não devemos ignorar. Alem disso, quinta doença é uma doença viral causada pelo parvovírus B19 é também conhecida como eritema infeccioso e bateu doença bochecha. A doença clínica foi descrita na década de 1880 e foi nomeado quinta doença por causa de sua “quinto” posição na classificação numérica das doenças da infância associada com erupções (exantemas).

Outras doenças numeradas incluído sarampo, escarlatina, e rubéola e estes não se renomeado até a era molecular, quando se tornou possível isolar os vírus e as bactérias. Quinta doença era o número cinco de seis doenças nomeados. É uma infecção muito comum, e quase 50% dos adultos foram infectados com o vírus, mas não me lembro de tê-lo, porque muitas vezes não causa sintomas.

Sintomas: A maioria das pessoas com eritema infeccioso não têm sintomas. Entretanto, os primeiros sinais de eritema infeccioso em crianças podem incluir:

Vários dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, pode aparecer uma mancha avermelhada em ambas as faces da criança. Eventualmente, ela pode se estender para os braços, tronco, coxas e nádegas. A coloração das manchas é rosada ou avermelhada e com um ligeiro relevo.

A erupção pode ir e vir por até três semanas, tornando-se mais visível quando uma criança é exposta a temperaturas extremas ou passa o tempo no sol. Perto do final da doença também pode haver coceira.

Esta erupção pode durar de cinco dias a uma semana e, ocasionalmente, vai e vem por até três semanas. Os outros sintomas são geralmente desaparece quando a erupção aparece, e pacientes com a erupção geralmente não são contagiosas. Infelizmente, como acontece com muitas outras doenças virais, as características e prazos das diferentes fases da doença nem sempre são previsíveis.

Enquanto a doença não é grave em crianças, em torno de 5% das crianças e em torno de 50% dos adultos com doença de quinta pode ter dores articulares e dores. Esta artrite ou artropatia é mais comum em mulheres do que homens e geralmente é temporário, dia duradouras para semana, mas pode se tornar um problema a longo prazo para o mês.

As pessoas com artrite de quinta doença geralmente têm rigidez de manhã, com vermelhidão e inchaço das articulações mesmos em ambos os lados do corpo (um “simétrico” artrite). As articulações mais comumente envolvidos são os joelhos, dedos, e pulsos.

Quais são as complicações graves: Raramente, pacientes desenvolvem aplasia eritrocitária. Isto é, quando a medula óssea pára a formação de um número normal de células vermelhas do sangue.

Esta complicação é rara e normalmente transitória, mas pode ser fatal. Os pacientes que são imunocomprometidos (tendo um sistema imunitário que foi prejudicada por doença ou tratamento) estão em alto risco desta complicação.

As mulheres grávidas (que ainda não tenham tido a doença) devem evitar o contato com os pacientes que têm a doença quinto. O vírus da doença de quinta pode infectar o feto antes do nascimento.

E, enquanto quaisquer defeitos de nascimento foram relatados em consequência da quinta doença, em 2%-10% de mulheres grávidas infectadas, pode causar anemia grave ou até mesmo a morte do feto referido como hidropisia fetal.

Qual é o tratamento: O tratamento é apenas de suporte. Fluidos, acetaminofeno (Tylenol), e descanso são importantes. Os antibióticos não são úteis no tratamento da quinta doença uma vez que é uma doença viral. Em pessoas com artrite persistente, medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno (Advil) ou naproxeno (Aleve) pode ser usado.

Sair da versão mobile