Doenças

Quemose – O que é, Causas e Tratamentos

Por Alan Costa, em 21/06/2017 (atualizado em 07/02/2024)
Quemose

Quemose – O que é, Causas e Tratamentos que muitos ainda não sabem. Além disso, a Quemose é o inchaço da conjuntiva, tecido que cobre a parte interna das pálpebras e a superfície branca do olho. Quando a Quemose ocorre, o olho pode parecer que está com líquido dentro e pode, inclusive, haver dificuldade em fechá-lo.

Muitas vezes o inchaço pode se parecer com uma bolha na parte externa do globo ocular, o que geralmente assusta o paciente e os seus acompanhantes, motivando a procura de um especialista.

Com frequência da Quemose, a área do olho incha tanto que a pessoa não consegue fechar os olhos corretamente.

Bastante relacionada a outras alergias e infecções no olho, a Quemose pode ser decorrência de uma cirurgia ou porque a região é esfregada com força. Outras causas da Quemose podem ser um angioedema, uma infecção bacteriana ou uma reação alérgica a alguma substância.

Causas da Quemose: As causas mais comuns da Quemose são:

  • Angioedema: A angioedema se caracteriza também como um inchaço parecido com a urticária, mas sucede por baixo da pele, já a urticária, mais conhecida Quemose como vergão, é um inchaço na superfície da pele e o angioedema pode ocorrer sem a presença da urticária;
  • Reações alérgicas;
  • Infecção Bacteriana: Inflamação ou infecção da membrana que cobre as pálpebras (conjuntiva).
  • Infecção Viral: conjuntivite.
  • Alimentação: Já se sabe que uma grande quantidade de alimentos podem provocar serias reações alérgicas como: Leite, ovos, peixe, mariscos, amendoim, nozes, etc, variando conforme cada organismo e sua natureza.
  • Medicamentos: Qualquer medicação pode ser fator que cause uma angioedema: Analgésicos, medicamentos para pressão arterial, que são os mais frequentes.
  • Alergias: Substâncias comuns do dia a dia podem desencadear uma alergia como por exemplo: pólen de flor, pelos de animais, picadas de insetos, produtos químicos (detergentes), látex, etc.

Tratamento da Quemose: A qualquer sinal ou sintoma desconhecido é sempre indicado procurar o parecer de um profissional clínico para realmente conhecer as causas e sintomas de uma possível Quemose. Somente ele possui o conhecimento par detectar os verdadeiros sinais e avaliar o quadro e tratar da Quemose.

Mas existem alguns medicamentos como anti- histamínicos que dispensam a prescrição médica para o uso no alívio dos sintomas de inchaço dor coceira da Quemose. Compressas com água fria muitas vezes aliviam bem os sintomas causados pela Quemose. Porém nunca se auto medique sem a certeza de que o remédio é inofensivo por mais natural e popular que seja.

Prevenção da Quemose: Pelo fato da ocorrência da Quemose ter diversas causas e origens, não se pode prescrever um conduta preventiva isolada, sem a apuração detalhada de cada caso, porém cuidados com a higiene podem evitar a sua instalação, como:

  • lavar sempre as mãos depois de ter contato com agentes microbianos: (transportes públicos, ambientes públicos).
  • procurar manter sempre limpos ambientes de convívio principalmente se houver contato com animais para evitar contato exagerado com pó, pelos de animais e outros fatores que desencadeiam alergias.

Obs: Olhos vermelhos e dolorosos também são um sinal de a algum problema esteja ocorrendo ou seja a um processo de Quemose em ação.

Sair da versão mobile