Dicas de Saúde

7 sintomas de gravidez que as mulheres não devem ignorar!

Por Alan Costa, em 15/01/2018 (atualizado em 07/02/2024)
sintomas de gravidez que as mulheres nao devem ignorar

Os sintomas de gravidez que as mulheres não devem ignorar, quando uma mulher engravida, o corpo dela começa a passar por diferentes mudanças. Essas mudanças são importantes para se adaptar ao bebê que está se desenvolvendo e assim aparecem.

Em média, uma gravidez dura entre 40 a 42 semanas. As mulheres que recebem um diagnóstico precoce e cuidados pré-natal são mais propensas a experimentar uma gravidez saudável e dar à luz um bebê saudável.

sintomas de gravidez que as mulheres não devem ignorar

Já as mulheres que são sexualmente ativas com seus parceiros devem considerar formas de controle de natalidade se não estiverem interessadas em engravidar. Entretanto, vale lembrar que alguns métodos de prevenção da gravidez funcionam melhor para algumas mulheres do que para outras.

Sintomas de gravidez que as mulheres não devem ignorar:

1.Enjoo:

O enjoo é um dos sintomas de gravidez mais normais durante o primeiro trimestre de gravidez. As mulheres costumam apresentar-lo logo no inicio da segunda semana após a fecundação. Entretanto, a intensidade pode variar de mulher para mulher, apesar de ser raro não apresentar esse sintoma.

2. Mamas sensíveis e maiores:

As mamas sensíveis e maiores são outros sintomas de gravidez. Isso porque esses sintomas também costumar vir bem no começo da gravidez, e pode passar despercebido pelas mulheres que não conhecem bem o seu corpo.

3. Atraso na menstruação:

Um dos principais sintomas de gravidez, com certeza é da menstruação atrasada. Isso porque a menstruação é algo regular e quando atrasa, as mulheres costumam desconfiar logo de uma possível gravidez. Então, caso esteja “sofrendo” com a menstruação atrasada e tenha feito relações sexuais antes da menstruação, você tem uma grande chance de estar grávida.

4. Sangramentos leves:

As mulheres também costumam relatar um pequeno sangramento no começo da gestação, normalmente atribuído ao momento em que o embrião é implantado na parede do útero, já que a fecundação sempre ocorre nas trompas, mais próxima ao ovário. Esse é um dos sintomas de gravidez mais comuns.

5. Crescimento da barriga:

Obviamente a barriga só fica visível da metade para o final da gravidez, porém, existem mulheres que são tão sintonizadas com seu corpo que podem notar um pequeno crescimento da barriga, como se elas estivessem engordando. Entretanto, esse também é um dos sintomas de gravidez que as mulheres não devem ignorar.

6. Prisão de ventre:

O intestino é muito afetado pela gravidez: a progesterona diminui o trânsito intestinal, ou seja, o bolo alimentar demora muito mais tempo para fazer todo o percurso até ser excretado com as fezes. Ou seja, depurar se torna algo muito mais demorado, o que inclusive aumenta o inchaço da barriga. Esse é um dos principais sintomas de gravidez e você não deve ignorar.

7. Maior salivação:

Uma mulher grávida tem uma produção aumentada de todas as secreções do corpo: corrimentos, suor, saliva e lágrimas! Isso pode acontecer com grande frequência, talvez um dos sintomas de gravidez mais comuns, hoje em dia.

Outros sintomas de gravidez:

Leia com atenção!

É muito importante lembrar que os sintomas de gravidez não são iguais para todas as mulheres. Tudo é dependente da sensibilidade de cada uma delas. O momento aparecem são muitos variáveis. Existem até mulheres que já estão grávidas de três meses a quatro e não percebem, enquanto outras já têm na semana seguinte à fecundação.

Sair da versão mobile